NOVAS CONTRIBUIÇÕES DO LaboMídia/UFSC À PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA)

Com essa nova coletânea, pretendemos manter aquela mesma compreensão, à medida que nossas novas contribuições ao campo acadêmico da Educação Física oferecem uma visão concentrada da pesquisa que faz o LaboMídia, no esforço de construção teórico-metodológica daquilo que vimos chamando de Mídia-Educação (Física). Mas, desde já, deixamos explícito que com essa expressão não temos a pretensão de sugerir um conceito ou novo campo de conhecimento. Trata-se meramente da forma pela qual expressamos nossas tentativas de aproximação/apropriação/ressignificação do conceito de Mídia Educação, reconhecendo neste um suporte adequado para a tematização da mídia e das novas tecnologias de informação comunicação (TICs) no campo de estudo e intervenção da Educação Física.

PIRES, Giovani de Lorenzi; BIANCHI, Paula (Orgs.). Novas contribuições do LaboMídia/UFSC à pesquisa em Mídia-educação (física). Florianópolis: Tribos da Ilha, 2012. (ISBN: 978-85-62946-22-6)

Acesse o livro! 

 

 

PROJETO ORLA: Estrutura, equipamento e usosda Orla na Praia de Atalaia em Aracaju/SE

 A presente obra constitui-se numa análise inicial da pesquisa “PROJETO ORLA: análise dos espaços e equipamentos de esporte e lazer da praia de Atalaia em Aracaju/SE e de suas formas de uso/ocupação”, desenvolvida entre 2010 e 2011 por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ligados ao Grupo de Pesquisa “LaboMídia – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva” (Núcleo UFS) e demais colaboradores. O desenvolvimento do estudo contou com apoio financeiro da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, obtido através da seleção por chamada pública no edital 01/2009 da Rede Cedes.

MENDES, Diego S.; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; MEZZAROBA, Cristiano (orgs.). Projeto Orla: estrutura, equipamentos e usos da orla na praia de Atalaia em Aracaju/SE.São Cristóvão: Editora UFS, 2012. (ISBN: 978-85-7822-233-8)

Acesse o livro!




O BRASIL NA COPA, A COPA NO BRASIL

A cada quatro anos, o Brasil se descobre mais patriota e orgulhoso da sua brasilidade, vestindo-se de verde e amarelo para torcer pela Seleção Brasileira de Futebol. São momentos importantes para reafirmar nossa identidade nacional. Como afirma Bitencourt1, “é na seleção brasileira de futebol que nosso pensamento sobre nós mesmos é levado ao extremo. É esse o espaço no qual nossa identidade vai ser debatida, inventada e construída. A seleção é a representação de nossas representações sobre nós mesmos”. Neste sentido, a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil, será para os brasileiros um evento ainda mais especial.

PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). O Brasil na Copa, a Copa no Brasil : registros de agendamento para 2014 na cobertura da midiática da Copa da África do Sul /  – Florianópolis : Tribo da Ilha, 2011. ISBN: 978-85-62946-10-3

 

 Acesse o livro!

 

 

Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC

De grande valor sentimental para nós, labomidianos, desejamos que esta coletânea seja recebida como o primeiro balanço da produção acadêmica do LaboMídia e, ao mesmo tempo, sirva como uma espécie de prestação de contas à sociedade, que é procedida por um grupo de pesquisadores com passagem pela pós-graduação em uma universidade pública brasileira. Pretendemos que sua pu blicação possa servir de motivação a professores e pesquisadores de Educação Física para que reconheçam a mídia como uma importante interlocutora na sociedade contemporânea para os temas da nossa área e estabeleçam com ela um diálogo qualificado, esclarecido e emancipatório.

PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

Florianópolis/SC; Aracaju/SE, novembro de 2009. / Os Organizadores

Acesse o livro! 

 

 

Os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e o Discurso Midiático-Esportivo: observação e análise da cobertura na mídia nacional 

Do relatório da pesquisa coletiva “Os Jogos Pan-Americanos RIO/2007 e o discurso midiático-esportivo: observação e análise da cobertura na mídia nacional” originaram-se os artigos-capítulos que compõem esta publicação. A investigação foi composta de quatro subprojetos e envolveu os pesquisadores do Grupo Observatório da Mídia Esportiva/UFSC, contando com apoio financeiro da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer/Ministério do Esporte, obtido através do Edital-2008 da Rede CEDES. O objeto de observação foi a cobertura jornalística do Pan Rio/2007, sob quatro diferentes enfoques.

PIRES, Giovani De Lorenzi (org.) et al. “Observando” o Pan Rio/2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009. (ISBN 9788562946004)

 

 

 Acesse o livro!

 


Observatório da Mídia Esportiva: acompanhamento e análise da cobertura jornalística do esporte recreativo e do lazer na mídia catarinense.


A investigação que deu origem a este livro intitulava-se “Observatório da Mídia Esportiva: acompanhamento e análise da cobertura jornalística do esporte recreativo e do lazer na mídia catarinense” e foi desenvolvida pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva/UFSC. Foi uma  pesquisa que combinou análise da mídia (impressa e televisiva) e observação participante, tendo como foco a etapa final dos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC/2007. O estudo obteve apoio financeiro do Ministério do Esporte, através do edital de chamada pública da Rede CEDES/ Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer n. 01/2007.

PIRES, Giovani De Lorenzi (org.) et al. Observatório da Mídia Esportiva: a cobertura jornalística dos jogos abertos de Santa Catarina. Florianópolis: Nova Letra, 2008.

Acesse o livro!