Detalhes de 03 - PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO

PropertyValue
Nome:03 - PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO
Descrição:

PREFÁCIO

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Mídia, Esporte e constituição dos sujeitos. In: MEZZAROBA, Cristiano et al (Org.). As Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2012 na mídia sergipana: investigando estratégias de agendamento e a mobilização da dialética global-local. São Cristóvão: Editora UFS, 2014.

RESUMO

Na sociedade do espetacular integrado, como definia Guy Debord, o mundo é uma grande teia de relações sociais mediadas por imagens. Tais imagens, em imensa medida veiculadas pelas amplas e plurais redes midiáticas, têm moldado representações exigindo, da parte de intelectuais comprometidos com a formação humana, uma intervenção crítica e mediadora dos textos e hipertextos imagéticos em circulação. Inicio este prefácio com trecho da música de Cristóvão Bastos e Aldir Blanc, imortalizada na voz de Nana Caymmi, para agradecer imensamente o convite do Grupo de Pesquisa Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia/UFS), personalizado no Prof. Cristiano Mezzaroba, mas sobretudo para provocar o leitor: é o tempo que passa ou nós que passamos por ele? Entendo que é a dimensão humana que está posta nas reflexões em tela nesta obra. Por conseguinte, convidasse o leitor a pensar o nosso “está sendo” e o nosso “passar” no mundo. Por seu turno, o convite do LaboMídia/UFS me impulsiona, pela lida cotidiana com a História, a refletir não só a obra, mas a constituição dos sujeitos que a elaboraram e como os vejo “passar”, “estar” e “projetar” o mundo ante meus olhos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APRESENTAÇÃO

MEZZAROBA, Cristiano et al. Apresentação. In: MEZZAROBA, Cristiano et al (Org.). As Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2012 na mídia sergipana: investigando estratégias de agendamento e a mobilização da dialética global-local. São Cristóvão: Editora UFS, 2014.

RESUMO

Caro leitor, esta obra é a materialização de uma pesquisa coletiva empreendida por professores, acadêmicos e pesquisadores vinculados ao LaboMídia – Laboratório de Mídia e Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Portanto, enaltece o trabalho coletivo que se mistura na obra desde a primeira versão da capa que representava e representa nosso olhar sobre o objeto – em que nosso LaboAmigo Rodrigo Ferrari (UFSC) havia trabalhado com as cores dos Jogos Olímpicos 2012 (magenta e amarelo) para que " casse explícito que os círculos faziam referência aos anéis olímpicos, desorganizados em diferentes proporções que representavam as desigualdades esportivas, sociais, econômicas, entre outras.

Nome do arquivo:livromidiasergipe_03prefacio_apresentacao.pdf
Tamanho: 134.62 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 02/07/2014 13:37
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:676 Acessos
Atualizado em: 02/07/2014 13:48
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: