Observatório da Mídia Esportiva

Observatório da Mídia Esportiva

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

01 - CAPA DO LIVRO 01 - CAPA DO LIVRO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 01/11/2012
Tamanho: 3.7 MB
Downloads: 1268

02 - SUMÁRIO 02 - SUMÁRIO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 01/11/2012
Tamanho: 65.93 kB
Downloads: 1195

03 - PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO 03 - PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 98.94 kB
Downloads: 1235

PREFÁCIO

BITENCOURT, Luciano. Prefácio. In: PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). Observatório da Mídia Esportiva: a cobertura jornalística dos jogos abertos de Santa Catarina. Florianópolis: Nova Letra, 2008.

RESUMO

Considere-se que os pontos de vista expostos neste discurso preliminar estão fundamentados primeiro na experiência profissional em jornalismo esportivo; depois, na de observador e crítico do processo de produção discursiva sobre o esporte. Como jornalista, acaba-se desenvolvendo uma escrita contundente, uma narrativa de “verdades” quase nunca aberta a contra-pontos. Um vício, deve-se reconhecer, alimentado pelo poder das palavras sobre os acontecimentos cotidianos. No papel de observador e crítico, há um distanciamento do campo de atividades, sempre dinâmico em suas relações e funcionalidades. Uma posição de desconforto, na medida em que fragiliza quaisquer argumentos sobre o objeto de pesquisa. Abrir o trabalho que se descortina agora é, para quem está nessa condição, um desafio instigante.

 

------------------------------------------------------------------------------------------

 

APRESENTAÇÃO

PIRES, Giovani de Lorenzi. Apresentação. In: PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). Observatório da Mídia Esportiva: a cobertura jornalística dos jogos abertos de Santa Catarina. Florianópolis: Nova Letra, 2008.

RESUMO

A presente publicação é uma versão adaptada do relatório da pesquisa “Observatório da mídia esportiva: acompanhamento e análise da cobertura jornalística do esporte e do lazer na mídia catarinense”, desenvolvida entre 2007 e 2008 pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva/UFSC, com apoio financeiro da Rede CEDES, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, obtido por seleção em chamada pública/edital daquela Secretaria. A pesquisa teve como foco a cobertura jornalística da etapa final da 47ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jaraguá do Sul, novembro de 2007) realizada por parte de veículos de mídia do Estado.

04 - INTRODUÇÃO 04 - INTRODUÇÃO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 110.33 kB
Downloads: 1265

PIRES, Giovani de Lorenzi. Introdução: o tema de pesquisa, seu contexto e problematizações. In: PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). Observatório da Mídia Esportiva: a cobertura jornalística dos jogos abertos de Santa Catarina. Florianópolis: Nova Letra, 2008.

RESUMO

Cresce e se consolida no meio acadêmico a convicção de que a sociedade contemporânea é, sobretudo, uma sociedade mediatizada, isto é, suas representações coletivamente compartilhadas são constituídas sob influência explícita e cada maior dos meios de comunicação de massa. Essa compreensão é também reconhecida no campo político-social, âmbito onde acontece a mediação das relações entre diferentes interesses sociais, econômicos e ideológicos, presentes na sociedade.

05 - CAPÍTULO 1: PROPOSIÇÕES SOBRE A IMPRENSA E O JORNALISMO ESPORTIVO EM SANTA CATARINA 05 - CAPÍTULO 1: PROPOSIÇÕES SOBRE A IMPRENSA E O JORNALISMO ESPORTIVO EM SANTA CATARINA

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 116.97 kB
Downloads: 1350

MESSA, Fábio; AZEVEDO, Victor; MEZZAROBA, Cristiano. Proposições sobre a imprensa e o jornalismo esportivo em Santa Catarina. PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). Observatório da Mídia Esportiva: a cobertura jornalística dos jogos abertos de Santa Catarina. Florianópolis: Nova Letra, 2008.

RESUMO

Para visualizarmos sinteticamente a trajetória da imprensa e os rumos do jornalismo esportivo no estado de Santa Catarina, convém entendermos o surgimento da mídia impressa em suas diferentes regiões, principalmente no norte do Estado. Depois vamos enfatizar a transformação do rádio como o meio por excelência para as primeiras narrativas sobre o esporte, na região de Blumenau. E por fim, abordaremos o advento da televisão já na região da capital.