
NOVAS CONTRIBUIÇÕES DO LaboMídia/UFSC
NOVAS CONTRIBUIÇÕES DO LaboMídia/UFSC
Documentos
11 - LEGADOS DO PAN RIO/2007: uma análise do discurso midiático.
Adicionado em: | 01/11/2012 |
Date modified: | 08/11/2012 |
Tamanho: | 735.41 kB |
Downloads: | 1833 |
POFFO, Bianca Natália. Legados do Pan Rio/2007: uma análise do discurso midiático. In: PIRES, Giovani de Lorenzi; BIANCHI, Paula (Orgs.); Novas contribuições do LaboMídia/UFSC à pesquisa em Mídia-Educação (Física). Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012.
RESUMO
A realização da XV edição dos Jogos Pan-Americanos, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre 13 e 29 de julho de 2007, contou com a participação de 5.662 atletas de 42 países do continente americano, disputando 35 modalidades esportivas. Este que é considerado um megaevento de âmbito continental obteve foco e grande cobertura dos meios de comunicação, capaz de gerar informações, muito rapidamente, o que acaba satisfazendo a curiosidade dos telespectadores. Isso tornou, por vezes, estas informações carentes de análises críticas e reflexivas perante o evento, que se apontava questionável em alguns quesitos dentre os quais pode-se citar, sobretudo, o alto investimento econômico, relacionado aos custos-benefícios que deveriam ser considerados.
12 - TEMATIZANDO O DISCURSO MIDIÁTICO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades.
Adicionado em: | 01/11/2012 |
Date modified: | 08/11/2012 |
Tamanho: | 707.27 kB |
Downloads: | 2164 |
SILVA, Angélica Caetano. Tematizando o discurso midiático sobre saúde na Educação Física escolar: possibilidades... In: PIRES, Giovani de Lorenzi; BIANCHI, Paula (Orgs.); Novas contribuições do LaboMídia/UFSC à pesquisa em Mídia-Educação (Física). Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012.
RESUMO
Historicamente, a Educação Física foi reconhecida na Escola como um espaço destinado à realização de atividades físicas. Os fundamentos que nortearam a Educação Física no século passado baseavam-se prioritariamente no pensamento médico higienista, estruturando-se principalmente nos conhecimentos biológicos. Mesmo no período histórico em que os esportes tornaram-se exclusivamente sinônimo de aula de Educação Física, a saúde continuou caminhando lado a lado da premissa esportiva.
13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): o estágio supervisionado como experiência docente na cultura escolar.
Adicionado em: | 01/11/2012 |
Date modified: | 08/11/2012 |
Tamanho: | 738.33 kB |
Downloads: | 2791 |
QUARANTA, André Marsiglia. Formação de professores de Educação Física na modalidade educação a distância (EAD): o estágio supervisionado como experiência docente na cultura escolar. In: PIRES, Giovani de Lorenzi; BIANCHI, Paula (Orgs.); Novas contribuições do LaboMídia/UFSC à pesquisa em Mídia-Educação (Física). Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012.
RESUMO
O tema deste recorte de pesquisa parece relevante por tratar de um aparente paradoxo: como cursos de licenciatura em Educação Física, campo que possui sua especificidade nas práticas corporais, podem ser realizados na modalidade educacional a distância, que tem seus processos de mediação do conhecimento e competências a partir das tecnologias digitais?
14 - UMA PROPOSTA DE ROTEIRO PARA A ANÁLISE PEDAGÓGICA DOS JOGOS ELETRÔNICOS.
Adicionado em: | 01/11/2012 |
Date modified: | 08/11/2012 |
Tamanho: | 674.82 kB |
Downloads: | 2292 |
AZEVEDO, Victor de Abreu. Uma proposta de roteiro para a análise pedagógica dos jogos eletrônicos. In: PIRES, Giovani de Lorenzi; BIANCHI, Paula (Orgs.); Novas contribuições do LaboMídia/UFSC à pesquisa em Mídia-Educação (Física). Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012.
RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver um roteiro para a análise pedagógica dos jogos eletrônicos (JEs). O roteiro resultante deste trabalho tem como proposta servir tanto como uma ferramenta de apoio aos professores interessados em inserir os JEs em suas aulas, como contribuir em futuras pesquisas acerca destes jogos.
15 - RECONSTRUINDO A IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: a “era pós-Dunga” na mídia.
Adicionado em: | 01/11/2012 |
Date modified: | 08/11/2012 |
Tamanho: | 896.41 kB |
Downloads: | 2469 |
MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga. Reconstruindo a imagem/identidade da seleção brasileira de futebol: a “era pós-Dunga” na mídia. In: PIRES, Giovani de Lorenzi; BIANCHI, Paula (Orgs.); Novas contribuições do LaboMídia/UFSC à pesquisa em Mídia-Educação (Física). Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012.
RESUMO
Sediar grandes eventos esportivos entrou, de fato, na pauta social do país. A realização dos Jogos Pan-americanos de 2007 e a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 20162 vem gerando a presença constante de tais eventos na agenda da grande mídia brasileira pelas mais diversas razões, entre outras, as motivações mercadológicas.