Os Jogos Pan-Americanos Rio 2007

Date modified: 01/11/2012

03 - SUMÁRIO, PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO 03 - SUMÁRIO, PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

KUNZ, Elenor. ESPORTE E MÍDIA: seus significados em tempos de grandes eventos. In: PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). “Observando” o Pan Rio/2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009.

Os eventos esportivos no mundo inteiro são, atualmente, cada vez mais frequentes, mais abrangentes e mais divulgados. Isso, principalmente, porque eles foram descobertos pela mídia como uma enorme possibilidade de gerar publicidade e lucro. Por isso, especialmente a mídia eletrônica é hoje responsável por levar milhares de pessoas mundo afora em contato diário com o esporte. A poltrona da sala de televisão nos lares atuais transformou-se em uma espécie de palco de grande importância nas modernas sociedades de informação. Em nosso País, é mais do que evidente a influência que a mídia esportiva exerce não apenas sobre indivíduos de forma isolada mais sobre todo o contexto social. É pela mídia que o esporte atualmente adquire significados econômicos, sociais e culturais, que correspondem, nas sociedades pós-industriais, a uma fonte central de identificação e sentido para cidadãos consumidores acríticos e de formação cultural cada vez menor. A influência da mídia esportiva sobre não apenas o cidadão comum é tão grande que pode também influenciar necessidades e objetivos humanos assim como sobre toda a sua dinâmica de vida sócio-cultural.

-----------------------------------------------------------------------------

APRESENTAÇÃO

PIRES, Giovani de Lorenzi. Apresentação. In: PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). “Observando” o Pan Rio/2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009.

Este livro é constituído por artigos/capítulos que foram produzidos tendo como referência uma pesquisa realizada pelo Grupo Observatório da Mídia Esportiva/UFSC, cujo projeto original teve como título: Os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e o Discurso Midiático-Esportivo: observação e análise da cobertura na mídia nacional. A pesquisa foi financiada pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer, do Ministério do Esporte, por sido selecionada em chamada pública, através do edital/2008 da Rede CEDES.

04 - INTRODUÇÃO 04 - INTRODUÇÃO

Date modified: 08/11/2012

LABOMÍDIA/UFSC. Introdução: a temática e sua relevância. In: PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). “Observando” o Pan Rio/2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009.

A realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em julho de 2007, mais do que o maior evento esportivo das Américas, constituiu-se naquilo que se pode classificar como um espetáculo midiático-esportivo, com ampla cobertura da imprensa brasileira. Antes mesmo do início das competições, a mídia já pautava sua realização através de diferentes matérias e enfoques, visando criar expectativas e garantir antecipadamente a audiência, numa planejada ação de agendamento (MEZZAROBA, 2008).

05 - CAPÍTULO 1: JOGOS PAN-AMERICANOS RIO/2007: os “locais” na mídia regional. 05 - CAPÍTULO 1: JOGOS PAN-AMERICANOS RIO/2007: os “locais” na mídia regional.

Date modified: 08/11/2012

MEZZAROBA, Cristiano, et al. Jogos Pan-Americanos Rio/2007: os locais na mídia regional. Descrição e análise da cobertura em jornais das cinco regiões brasileiras. In: PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). “Observando” o Pan Rio/2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009.

Estudar e compreender o que dizem, como dizem e o real sentido daquilo que veiculam os discursos midiáticos sobre as diferentes manifestações da cultura esportiva não é tarefa fácil. Exige dos estudiosos da mídia distanciamento dos meios e poder de interpretação e análise crítica, características essas, às vezes, difícil de serem alcançadas, devido estarmos todos, pesquisadores ou não, imersos (em diferentes níveis de imersão, porém imersos) na sociedade midiática, na qual os meios de comunicação de massa detêm a centralidade e homogeneização da informação. No entanto, algumas medidas de mudança precisam ser construídas a fim de que possamos assumir uma postura compreensiva e crítica diante do discurso produzido pelas mídias.