Detalhes de 07 - CAPÍTULO 3: JORNALISMO DE OPINIÃO: o Pan Rio 2007 na Visão de Colunistas da Mídia Impressa Brasileira

PropertyValue
Nome:07 - CAPÍTULO 3: JORNALISMO DE OPINIÃO: o Pan Rio 2007 na Visão de Colunistas da Mídia Impressa Brasileira
Descrição:

PIRES, Giovani de Lorenzi, et al. Jornalismo de opinião: o Pan Rio 2007 na visão de colunistas da mídia impressa brasileira. In: PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). “Observando” o Pan Rio/2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009.

RESUMO

A instantaneidade da informação, a partir do advento dos meios eletrônicos de comunicação, levou o jornal impresso a uma encruzilhada, exigindo dele novas alternativas sob pena de tornar-se econômica e socialmente inviável. Uma das saídas foi a de implementar um jornalismo mais breve, em formato tablóide e de forte apelo popular, normalmente com enfoque sensacionalista, especialmente calcado na editoria de polícia. Outra ação estratégica foi o desenvolvimento de versões on line dos jornais, com a antecipação das notícias que constarão da versão impressa; essa opção levou ao surgimento dos blogs, como espaços que agendam a leitura do jornal. Uma terceira situação, que pode ser considerada um complemento da anterior, é o investimento na principal e histórica característica do jornalismo impresso, que é formar a opinião dos formadores de opinião, ou seja, focar em um público mais seleto e num leitor mais seletivo, que não deseja apenas informações breves, mas, sobretudo, elementos de análise para formar sua própria opinião.

Nome do arquivo:LIVROPAN_6_Pan_colunistas.pdf
Tamanho: 1.23 MB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 01/11/2012 16:04
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:1487 Acessos
Atualizado em: 08/11/2012 16:52
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: