Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

01 - Capa do Livro 01 - Capa do Livro

Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 2.35 MB
Downloads: 2
The document is being edited/updated by a User and is unavailable at this moment.

07 - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA 07 - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 335.86 kB
Downloads: 39

DORENSKI, Sérgio; LEIRO, Augusto Cesar Rios. Comunicação e Educação Física: movimentos concêntricos no diálogo entre as áreas e seus reflexos na e para a escola. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 57-69, 2016.

RESUMO

Esta pesquisa apresenta elementos significativos que ratificam a importância de relacionar a Educação Física e a Mídia na formação dos alunos da educação básica em nosso país, principalmente, na escola pública na qual as experiências neste campo ainda são raras.

06 - EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E TECNOLOGIAS DIGITAIS 06 - EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 216.93 kB
Downloads: 41

MUNARIM, Iracema; PEREIRA, Rogério Santos; GIRARDELLO, Gilka. Educação, Território e Tecnologias Digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália). In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 43-56, 2016.

RESUMO

Este artigo busca discutir a apropriação pedagógica de tecnologias digitais nas escolas das Ilhas Egadi, no sul da Itália, visitadas em 2012 durante o nosso período de estágio sanduíche no exterior (CAPES/PDSE)3. Ao pesquisarmos a inserção das tecnologias digitais nas escolas do campo no Brasil, encontramos nas escolas isoladas italianas um contexto que nos permitiu refletir sobre as dificuldades que enfrentamos em nosso país e conhecer caminhos de intervenção pedagógica que reforçam o papel social e político da escola nas comunidades. Essa aproximação entre dois cenários distintos e geograficamente distantes teve como inspiração o depoimento de uma professora italiana que narrou suas experiências pedagógicas com o uso de tecnologias em um evento acadêmico que versava sobre o uso de dispositivos digitais móveis no campo da aprendizagem. A vontade de conhecer melhor seu trabalho nos levou ao arquipélago Egadi, formado por três ilhas que pertencem à região da Sicília, sul da Itália: Favignana, Marettimo e Levanzo.

09 - CULTURA E TECNOLOGIAS 09 - CULTURA E TECNOLOGIAS

Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 808.16 kB
Downloads: 42

BRUGGEMANN, Ângelo Luiz; BITENCOURT, Fernando Gonçalves; PIRES, Giovani De Lorenzi. Cultura e Tecnologias: netnografia com jovens futebolistas brasileiros na Europa. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 85-97, 2016.

RESUMO

A população brasileira tem sido reconhecida ao longo dos anos por algumas características identitárias representativas em todo o seu território nacional como: as comidas e bebidas típicas, os estilos musicais, as religiões afro-brasileiras, a capoeira, o carisma e, claro, o seu estilo de jogar futebol (GUEDES, 2011). E nos últimos anos a grande inserção e interação nas redes sociais também tem sido uma marca do povo brasileiro.

 

14 - SE-MOVIMENTAR: PERCEPÇÃO, SAÚDE E MOVIMENTO NA ESCOLA 14 - SE-MOVIMENTAR: PERCEPÇÃO, SAÚDE E MOVIMENTO NA ESCOLA

Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 240.36 kB
Downloads: 44

CARDOSO, Carlos Luiz. Se-Movimentar: percepção, saúde e movimento na escola. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 160-172, 2016.

RESUMO

Era observando o cosmos que os primeiros filósofos lançavam perguntas e, consequentemente, suas respostas têm sido temas filosóficos até hoje. Dessa ideia inicial, tanto o cosmos quanto o ser humano vêm sendo motivos de questionamentos: Como começou o universo no qual vivemos hoje? De onde veio e como o homem mora nesse planeta? O mundo sempre existiu antes de tudo? Portanto, os estudos sobre o ser humano ganham um campo denominado antropologia, que, juntamente com as novatas áreas científicas como psicologia e sociologia, forma um campo de investigação com maior amplitude nos dias atuais, mas parece não ter ainda as respostas para a imensidão daquelas primeiras questões gregas e também das que emergem nessa época.