Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

06 - EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E TECNOLOGIAS DIGITAIS 06 - EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 216.93 kB
Downloads: 41

MUNARIM, Iracema; PEREIRA, Rogério Santos; GIRARDELLO, Gilka. Educação, Território e Tecnologias Digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália). In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 43-56, 2016.

RESUMO

Este artigo busca discutir a apropriação pedagógica de tecnologias digitais nas escolas das Ilhas Egadi, no sul da Itália, visitadas em 2012 durante o nosso período de estágio sanduíche no exterior (CAPES/PDSE)3. Ao pesquisarmos a inserção das tecnologias digitais nas escolas do campo no Brasil, encontramos nas escolas isoladas italianas um contexto que nos permitiu refletir sobre as dificuldades que enfrentamos em nosso país e conhecer caminhos de intervenção pedagógica que reforçam o papel social e político da escola nas comunidades. Essa aproximação entre dois cenários distintos e geograficamente distantes teve como inspiração o depoimento de uma professora italiana que narrou suas experiências pedagógicas com o uso de tecnologias em um evento acadêmico que versava sobre o uso de dispositivos digitais móveis no campo da aprendizagem. A vontade de conhecer melhor seu trabalho nos levou ao arquipélago Egadi, formado por três ilhas que pertencem à região da Sicília, sul da Itália: Favignana, Marettimo e Levanzo.

07 - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA 07 - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 335.86 kB
Downloads: 40

DORENSKI, Sérgio; LEIRO, Augusto Cesar Rios. Comunicação e Educação Física: movimentos concêntricos no diálogo entre as áreas e seus reflexos na e para a escola. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 57-69, 2016.

RESUMO

Esta pesquisa apresenta elementos significativos que ratificam a importância de relacionar a Educação Física e a Mídia na formação dos alunos da educação básica em nosso país, principalmente, na escola pública na qual as experiências neste campo ainda são raras.

08 - A SINGULARIDADE NA MULTIPLICIDADE 08 - A SINGULARIDADE NA MULTIPLICIDADE

Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 26/08/2016
Tamanho: 234.12 kB
Downloads: 49

MIRANDA, Lyana Thédiga de; FANTIN, Monica. A singularidade na multiplicidade: crianças e tecnologias móveis na escola no contexto da cultura digital. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 70-84, 2016.

RESUMO

Muitas são as possibilidades de refletir sobre a relação entre educação e comunicação na escola ou fora dela. Parte da complexidade que envolve esse entorno pode ser discutida a partir do conceito de ecossistema comunicativo proposto por Martín-Barbero.

 

09 - CULTURA E TECNOLOGIAS 09 - CULTURA E TECNOLOGIAS

Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 808.16 kB
Downloads: 42

BRUGGEMANN, Ângelo Luiz; BITENCOURT, Fernando Gonçalves; PIRES, Giovani De Lorenzi. Cultura e Tecnologias: netnografia com jovens futebolistas brasileiros na Europa. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 85-97, 2016.

RESUMO

A população brasileira tem sido reconhecida ao longo dos anos por algumas características identitárias representativas em todo o seu território nacional como: as comidas e bebidas típicas, os estilos musicais, as religiões afro-brasileiras, a capoeira, o carisma e, claro, o seu estilo de jogar futebol (GUEDES, 2011). E nos últimos anos a grande inserção e interação nas redes sociais também tem sido uma marca do povo brasileiro.

 

10 - EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA ESCOLAR 10 - EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA ESCOLAR

Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 229.13 kB
Downloads: 46

BIANCHINI, Leandro; PIRES, Giovani De Lorenzi. Educação Física, Currículo, Formação e Cultura Escolar: percepções de professores acerca de suas formações permanentes. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 98-119, 2016.

RESUMO

Nesse artigo buscamos compreender as possíveis influências que a cultura escolar vem causando nas práticas pedagógicas de professores de Educação Física que são egressos de um curso onde teve um currículo com características críticas e, portanto, se enquadrando numa concepção mais renovada e crítica de Educação Física. Tendo uma formação comum e estando hoje atuando em realidades distintas, consideramos que tais professores possam nos trazer indícios de quanto esta formação inicial está refletindo em suas práticas e quanto eles estão sendo influenciados pela formação permanente presente em suas respectivas culturas escolares. Temos alguns questionamentos que permeiam esse estudo, são eles: Os professores estão buscando desenvolver novas perspectivas nas suas aulas de Educação Física? Qual a visão de mundo de tais professores? Quais são suas opções pedagógicas diante das diversas situações que ocorrem em suas aulas? E, por fim, qual o impacto que a cultura escolar vem causando na identidade docente em relação ao impacto da formação inicial?