Pesquisa em educação física e mídia

Pesquisa em educação física e mídia

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

12 - O ESPORTE NA MÍDIA DURANTE A COPA DO MUNDO/2006 SOB OS OLHARES DE JOVENS ESCOLARES: SÍNTESES CONCLUSIVAS DE UM ESTUDO DE RECEPÇÃO 12 - O ESPORTE NA MÍDIA DURANTE A COPA DO MUNDO/2006 SOB OS OLHARES DE JOVENS ESCOLARES: SÍNTESES CONCLUSIVAS DE UM ESTUDO DE RECEPÇÃO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 682.95 kB
Downloads: 853

ANTUNES, Scheila Espíndola. O esporte na mídia durante a Copa do Mundo/2006 sob os olhares de jovens escolares: sínteses conclusivas de um estudo de recepção. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Neste artigo serão expostas algumas reflexões conclusivas do estudo desenvolvido junto ao curso de Mestrado em Educação Física e ao Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva do CDS/UFSC, sob orientação do Prof.º Dr. Giovani De Lorenzi Pires.

 

10 - MODA/INDUMENTÁRIA EM CULTURAS JUVENIS: SÍMBOLOS DE COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DE IDENTIDADES CORPORAIS PROVISÓRIAS EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO 10 - MODA/INDUMENTÁRIA EM CULTURAS JUVENIS: SÍMBOLOS DE COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DE IDENTIDADES CORPORAIS PROVISÓRIAS EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 601.45 kB
Downloads: 924

COSTA, Antonio Galdino. Moda/idumentária em culturas juvenis: símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens do ensino médio. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

A temática de que trata este estudo surgiu da inquietação em tentar compreender um pouco mais o cotidiano das culturas juvenis para além do tempo/espaço da sala de aula. A pesquisa se desenvolveu na perspectiva de saber como se constituem os grupos, com as suas respectivas identidades, como os alunos se integram (ou não) a esses grupos, a partir de suas identidades corporais provisórias, e quais símbolos comunicacionais contribuem para esse processo.

09 - LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS 09 - LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 627.61 kB
Downloads: 949

HACK, Cássia. Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Estudos sobre a juventude são mais ou menos recentes nas ciências sociais brasileiras, ao menos os que se dedicam a abordar o tema para além de questões etárias, ou que tratem a juventude de forma não-homogênea. Grande parte dos estudos realizados até então expressavam interesse em aspectos desenvolvimentista e/ou maturacional, de corte biologicista ou psicologizante. O reconhecimento de que outras características devem ser levadas em conta nas pesquisas sobre jovens implicou que fatores como classe social, gênero e etnia passassem a ser vistos como integrantes do imenso e complexo cipoal sociocultural que compõe o significado de “ser jovem” na sociedade contemporânea.

06 - SOBRE OS AUTORES 06 - SOBRE OS AUTORES

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 01/11/2012
Tamanho: 320.59 kB
Downloads: 963

13 - REPRESENTAÇÕES DO ESPORTE-MÍDIA NA CULTURA LÚDICA DAS CRIANÇAS 13 - REPRESENTAÇÕES DO ESPORTE-MÍDIA NA CULTURA LÚDICA DAS CRIANÇAS

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 806.07 kB
Downloads: 991

LISBÔA, Mariana Mendonça. Representações do esporte-da-mídia na cultura lúdica de crianças. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

A atual vida cotidiana na esteira da globalização econômica/mundialização da cultura (PIRES, 2005), passa por um processo em que os meios de comunicação de massa e as novas tecnologias se tornaram elementos constituintes importantes para compreensão da realidade e transformações que se colocam na dinâmica social. Nesse sentido, principalmente a televisão, configura-se como um importante e poderoso meio de produção e veiculação de informações que vem se “naturalizando” como um membro efetivo das famílias brasileiras. Mesmo não sendo mais uma novidade, por existir há mais de cinqüenta anos, as proporções e a onipresença que este veículo adquiriu na nossa sociedade fizeram com que obtivesse importante espaço na organização e compreensão do mundo a nossa volta, estabelecendo a agenda de discussão e interação social de muitas famílias.