Pesquisa em educação física e mídia

Pesquisa em educação física e mídia

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

19 - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC 19 - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 1.53 MB
Downloads: 2386

BIANCHI, Paula. Relato de experiência em mídia-educação (física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

A presença, bem como implicações das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas escolas de educação básica brasileiras tem despertado a curiosidade para o modo como vêm se constituindo os processos de apropriação das TICs no interior das instituições escolares, bem como a sua integração à prática pedagógica dos professores pois se por um lado é possível observar orientação e investimentos dos órgãos federais, estaduais e municipais quanto a inserção das TICs à educação, por outro lado percebe-se a falta de estratégias políticas e de espaços na formação inicial e continuada quando se trata de propostas educativas qualificadas e críticas na perspectiva das TICs, que apresentem interesse em preparar os professores para educar com, nas e paras as TICs.

18 - REPRESENTAÇÕES DA CULTURA ESPORTIVA E DA MÍDIA EM MOÇAMBIQUE NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 18 - REPRESENTAÇÕES DA CULTURA ESPORTIVA E DA MÍDIA EM MOÇAMBIQUE NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 1.15 MB
Downloads: 1428

TONETTI, Cláudio da Silva. Representações da cultura esportiva e da mídia em Moçambique na perspectiva do desenvolvimento humano. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

O interesse que move esta pesquisa é resultante das indagações originadas do envolvimento do autor com o trabalho na mídia esportiva, que abriu a possibilidade para a reflexão mais aprofundada sobre quais as representações da cultura esportiva estariam relacionadas ao desenvolvimento humano e qual atribuição a mídia poderia ter nesta inter-relação em Moçambique, de modo a contribuir para a definição de estratégias de intervenção sob a forma de políticas públicas que, pautadas pela realidade da cultura esportiva em Moçambique, fossem implementadas por entidades nacionais e estrangeiras.

17 - REPRESENTAÇÕES DE CORPO E MOVIMENTO NO CIBERESPAÇO: notas de um estudo etnográfico no jogo Second Life 17 - REPRESENTAÇÕES DE CORPO E MOVIMENTO NO CIBERESPAÇO: notas de um estudo etnográfico no jogo Second Life

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 1.24 MB
Downloads: 1563

PEREIRA, Rogério Santos; SILVA, Maurício Roberto. Representações de corpo e movimento no ciberespaço: notas de um estudo etnográfico no jogo Second Life. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

“Que relação o virtual pode ter com a Educação Física (EF) e o os Estudos do Lazer?” Este artigo, recorte da dissertação de mestrado intitulada “Avatares no Second Life: corpo e movimento na constituição da noção de pessoa on-line” (PEREIRA, 2009), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, não busca delimitar tal relação, mas sim desestabilizá-la, fazer dela um problema que atrai uma busca. Afinal, ao desconsiderar as experiências agrupadas sob a efígie do “virtual” como pertinentes à EF, e, em especial, aos Estudos do Lazer, é para o mundo vivido das pessoas que se está a dar as costas.

16 - LUZ, CÂMERA, PESQUISA-AÇÃO: AS MÍDIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA 16 - LUZ, CÂMERA, PESQUISA-AÇÃO: AS MÍDIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 1.12 MB
Downloads: 2602

MENDES, Diego de Sousa. Luz, câmera, pesquisa-ação: as mídias nas aulas de Educação Física em uma escola pública. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

A partir de 2006, tendo constatado o interesse de professores da rede municipal de educação de Florianópolis-SC pelo tema das mídias na Educação Física escolar, foi realizado um estudo com a pretensão de propiciar análises e reflexões acerca da formação contínua dos professores de Educação Física para o tema da Mídia-Educação (FANTIN, 2006), bem como fomentar a realização de experiências escolar concretas com uso de tecnologias midiáticas na disciplina em questão.

15 - O PROCESSO DE AGENDAMENTO ESPORTIVO E OS JOGOS PAN- AMERICANOS RIO/2007 NA VISÃO DE ESCOLARES: um estudo de recepção midiática e (possíveis) repercussões para a educação física escolar 15 - O PROCESSO DE AGENDAMENTO ESPORTIVO E OS JOGOS PAN- AMERICANOS RIO/2007 NA VISÃO DE ESCOLARES: um estudo de recepção midiática e (possíveis) repercussões para a educação física escolar

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 1.23 MB
Downloads: 1386

MEZZAROBA, Cristiano. O processo de agendamento esportivo e os Jogos Pan-Americanos Rio/2007 na visão de escolares: um estudo de recepção midiática e (possíveis) repercussões para a Educação Física escolar. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Mais recentemente, alguns autores, seguindo a tendência de uma Educação Física (EF) mais crítica/reflexiva, passaram a considerar a importância da mídia no processo educativo/formativo dos indivíduos. Além disso, também se destaca, nos últimos anos, algumas importantes aproximações que vêm sendo feitas entre a EF e as Ciências Humanas e Sociais com o objetivo de permitir uma melhor compreensão daquele que é um dos fenômenos mais marcantes da nossa sociedade: o fenômeno esportivo.