Pesquisa em educação física e mídia

Pesquisa em educação física e mídia

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

13 - REPRESENTAÇÕES DO ESPORTE-MÍDIA NA CULTURA LÚDICA DAS CRIANÇAS 13 - REPRESENTAÇÕES DO ESPORTE-MÍDIA NA CULTURA LÚDICA DAS CRIANÇAS

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 806.07 kB
Downloads: 1670

LISBÔA, Mariana Mendonça. Representações do esporte-da-mídia na cultura lúdica de crianças. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

A atual vida cotidiana na esteira da globalização econômica/mundialização da cultura (PIRES, 2005), passa por um processo em que os meios de comunicação de massa e as novas tecnologias se tornaram elementos constituintes importantes para compreensão da realidade e transformações que se colocam na dinâmica social. Nesse sentido, principalmente a televisão, configura-se como um importante e poderoso meio de produção e veiculação de informações que vem se “naturalizando” como um membro efetivo das famílias brasileiras. Mesmo não sendo mais uma novidade, por existir há mais de cinqüenta anos, as proporções e a onipresença que este veículo adquiriu na nossa sociedade fizeram com que obtivesse importante espaço na organização e compreensão do mundo a nossa volta, estabelecendo a agenda de discussão e interação social de muitas famílias.

09 - LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS 09 - LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 627.61 kB
Downloads: 1702

HACK, Cássia. Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Estudos sobre a juventude são mais ou menos recentes nas ciências sociais brasileiras, ao menos os que se dedicam a abordar o tema para além de questões etárias, ou que tratem a juventude de forma não-homogênea. Grande parte dos estudos realizados até então expressavam interesse em aspectos desenvolvimentista e/ou maturacional, de corte biologicista ou psicologizante. O reconhecimento de que outras características devem ser levadas em conta nas pesquisas sobre jovens implicou que fatores como classe social, gênero e etnia passassem a ser vistos como integrantes do imenso e complexo cipoal sociocultural que compõe o significado de “ser jovem” na sociedade contemporânea.

04 - PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO 04 - PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 222.89 kB
Downloads: 1808

PREFÁCIO

BETTI, Mauro. Prefácio. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Já ouvi muita gente falar bonito sobre o compromisso da universidade pública na democratização e socialização do conhecimento. Mas raras vezes vi a prática ser coerente com as palavras proferidas... O trabalho do LaboMídia/CDS/UFSC, capitaneado pelo Giovani De Lorenzi Pires, é exemplar nesse sentido: pode propagandear tal compromisso político da universidade, porque o tornou uma prática cotidiana. E afirmo isso com conhecimento de causa, pois convivi com o grupo de estudantes e docentes do LaboMídia durante quase um ano, por ocasião da minha estada em Florianópolis para realização de um estágio de pós-doutorado no Centro de Desportos.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

 

APRESENTAÇÃO

PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski. Apresentação. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

A onipresença dos meios de comunicação de massa na sociedade contemporânea e a crescente incorporação das tecnologias digitais de informação/comunicação à cultura cotidiana fazem com que, nos diversos campos do conhecimento, abram-se novas perspectivas de estudos, focando conteúdos e processos do discurso midiático, e também interpelando sobre como os receptores, isto é, todos nós, tratamos essas informações e o que fazemos com elas.

08 - FUTEBOL, JORNALISMO ESPORTIVO E MARKETING EM ARACAJU/SE: RECORTES HISTÓRICOS DE UM “CASAMENTO FELIZ” 08 - FUTEBOL, JORNALISMO ESPORTIVO E MARKETING EM ARACAJU/SE: RECORTES HISTÓRICOS DE UM “CASAMENTO FELIZ”

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 561.22 kB
Downloads: 1836

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas. Futebol, jornalismo esportivo e marketing em Aracaju/SE: recortes históricos de um casamento feliz. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Consideramos que as articulações feitas neste artigo têm o propósito de sustentar que a criação da Associação Desportiva Confiança (ADC) apresenta-se enquanto uma “trama” que envolve o poder econômico (materializado pela fábrica de tecido), o poder simbólico (a paixão que representou e representa no imaginário de seus torcedores ou não), o poder político (principalmente na figura do dono da fábrica e do Clube) e, principalmente, a idéia de marketing esportivo. No estudo, encontram-se evidências das primeiras aproximações entre o esporte e a mídia, ou seja, a criação da Associação dos Cronistas Esportivos de Sergipe (ACES), com fins específicos de promover o futebol no Estado e fora dele. Neste sentido, destaca-se seu papel em organizar e promover o espetáculo esportivo, estimular torcedores e jogadores, etc., constituindo-se numa “força simbólica” com dimensões políticas e econômicas no tocante à dinâmica do futebol no Estado.

01 - CAPA DO LIVRO 01 - CAPA DO LIVRO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 01/11/2012
Tamanho: 452.42 kB
Downloads: 1837