Pesquisa em educação física e mídia

Pesquisa em educação física e mídia

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Ascendente ]

18 - REPRESENTAÇÕES DA CULTURA ESPORTIVA E DA MÍDIA EM MOÇAMBIQUE NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 18 - REPRESENTAÇÕES DA CULTURA ESPORTIVA E DA MÍDIA EM MOÇAMBIQUE NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 1.15 MB
Downloads: 2031

TONETTI, Cláudio da Silva. Representações da cultura esportiva e da mídia em Moçambique na perspectiva do desenvolvimento humano. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

O interesse que move esta pesquisa é resultante das indagações originadas do envolvimento do autor com o trabalho na mídia esportiva, que abriu a possibilidade para a reflexão mais aprofundada sobre quais as representações da cultura esportiva estariam relacionadas ao desenvolvimento humano e qual atribuição a mídia poderia ter nesta inter-relação em Moçambique, de modo a contribuir para a definição de estratégias de intervenção sob a forma de políticas públicas que, pautadas pela realidade da cultura esportiva em Moçambique, fossem implementadas por entidades nacionais e estrangeiras.

02 - FICHA TÉCNICA 02 - FICHA TÉCNICA

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 01/11/2012
Tamanho: 883.22 kB
Downloads: 1966

03 - SUMÁRIO 03 - SUMÁRIO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 01/11/2012
Tamanho: 143.31 kB
Downloads: 1964

15 - O PROCESSO DE AGENDAMENTO ESPORTIVO E OS JOGOS PAN- AMERICANOS RIO/2007 NA VISÃO DE ESCOLARES: um estudo de recepção midiática e (possíveis) repercussões para a educação física escolar 15 - O PROCESSO DE AGENDAMENTO ESPORTIVO E OS JOGOS PAN- AMERICANOS RIO/2007 NA VISÃO DE ESCOLARES: um estudo de recepção midiática e (possíveis) repercussões para a educação física escolar

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 1.23 MB
Downloads: 1902

MEZZAROBA, Cristiano. O processo de agendamento esportivo e os Jogos Pan-Americanos Rio/2007 na visão de escolares: um estudo de recepção midiática e (possíveis) repercussões para a Educação Física escolar. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Mais recentemente, alguns autores, seguindo a tendência de uma Educação Física (EF) mais crítica/reflexiva, passaram a considerar a importância da mídia no processo educativo/formativo dos indivíduos. Além disso, também se destaca, nos últimos anos, algumas importantes aproximações que vêm sendo feitas entre a EF e as Ciências Humanas e Sociais com o objetivo de permitir uma melhor compreensão daquele que é um dos fenômenos mais marcantes da nossa sociedade: o fenômeno esportivo.

08 - FUTEBOL, JORNALISMO ESPORTIVO E MARKETING EM ARACAJU/SE: RECORTES HISTÓRICOS DE UM “CASAMENTO FELIZ” 08 - FUTEBOL, JORNALISMO ESPORTIVO E MARKETING EM ARACAJU/SE: RECORTES HISTÓRICOS DE UM “CASAMENTO FELIZ”

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 561.22 kB
Downloads: 1873

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas. Futebol, jornalismo esportivo e marketing em Aracaju/SE: recortes históricos de um casamento feliz. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Consideramos que as articulações feitas neste artigo têm o propósito de sustentar que a criação da Associação Desportiva Confiança (ADC) apresenta-se enquanto uma “trama” que envolve o poder econômico (materializado pela fábrica de tecido), o poder simbólico (a paixão que representou e representa no imaginário de seus torcedores ou não), o poder político (principalmente na figura do dono da fábrica e do Clube) e, principalmente, a idéia de marketing esportivo. No estudo, encontram-se evidências das primeiras aproximações entre o esporte e a mídia, ou seja, a criação da Associação dos Cronistas Esportivos de Sergipe (ACES), com fins específicos de promover o futebol no Estado e fora dele. Neste sentido, destaca-se seu papel em organizar e promover o espetáculo esportivo, estimular torcedores e jogadores, etc., constituindo-se numa “força simbólica” com dimensões políticas e econômicas no tocante à dinâmica do futebol no Estado.