Pesquisa em educação física e mídia

Pesquisa em educação física e mídia

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

14 - BRINCANDO NA ESCOLA: O IMAGINÁRIO MIDIÁTICO NA CULTURA DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS 14 - BRINCANDO NA ESCOLA: O IMAGINÁRIO MIDIÁTICO NA CULTURA DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 839.5 kB
Downloads: 1668

MUNARIM, Iracema; GIRARDELLO, Gilka. Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

As mídias têm estabelecido uma nova forma de ver e interpretar as situações cotidianas, modificando até mesmo o próprio conceito de infância, que tem sido revisto em termos contemporâneos. Definições diferentes, confusas ou alarmantes, são encontradas nas mais diversas classificações existentes na literatura ou no senso comum. Além disso, tem se tornado comum a discussão sobre o acesso às mídias eletrônicas por parte das crianças, que ora apontam estes meios como benéficos ora como maléficos ao seu desenvolvimento. Polêmicas e dualismos à parte, o fato é que os meios de comunicação eletrônicos fazem parte do dia-a-dia da maioria das crianças em contextos urbanos, isto não pode mais ser negado.

13 - REPRESENTAÇÕES DO ESPORTE-MÍDIA NA CULTURA LÚDICA DAS CRIANÇAS 13 - REPRESENTAÇÕES DO ESPORTE-MÍDIA NA CULTURA LÚDICA DAS CRIANÇAS

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 806.07 kB
Downloads: 1670

LISBÔA, Mariana Mendonça. Representações do esporte-da-mídia na cultura lúdica de crianças. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

A atual vida cotidiana na esteira da globalização econômica/mundialização da cultura (PIRES, 2005), passa por um processo em que os meios de comunicação de massa e as novas tecnologias se tornaram elementos constituintes importantes para compreensão da realidade e transformações que se colocam na dinâmica social. Nesse sentido, principalmente a televisão, configura-se como um importante e poderoso meio de produção e veiculação de informações que vem se “naturalizando” como um membro efetivo das famílias brasileiras. Mesmo não sendo mais uma novidade, por existir há mais de cinqüenta anos, as proporções e a onipresença que este veículo adquiriu na nossa sociedade fizeram com que obtivesse importante espaço na organização e compreensão do mundo a nossa volta, estabelecendo a agenda de discussão e interação social de muitas famílias.

12 - O ESPORTE NA MÍDIA DURANTE A COPA DO MUNDO/2006 SOB OS OLHARES DE JOVENS ESCOLARES: SÍNTESES CONCLUSIVAS DE UM ESTUDO DE RECEPÇÃO 12 - O ESPORTE NA MÍDIA DURANTE A COPA DO MUNDO/2006 SOB OS OLHARES DE JOVENS ESCOLARES: SÍNTESES CONCLUSIVAS DE UM ESTUDO DE RECEPÇÃO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 682.95 kB
Downloads: 1362

ANTUNES, Scheila Espíndola. O esporte na mídia durante a Copa do Mundo/2006 sob os olhares de jovens escolares: sínteses conclusivas de um estudo de recepção. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Neste artigo serão expostas algumas reflexões conclusivas do estudo desenvolvido junto ao curso de Mestrado em Educação Física e ao Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva do CDS/UFSC, sob orientação do Prof.º Dr. Giovani De Lorenzi Pires.

 

11 - EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E INVERSÃO: ESTRUTURA E ANTI- ESTRUTURA. A ILLUSIO E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS 11 - EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E INVERSÃO: ESTRUTURA E ANTI- ESTRUTURA. A ILLUSIO E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 748.06 kB
Downloads: 2013

BITENCOURT, Fernando Gonçalves; RIAL, Carmen Silvia; REIS, Maria José. Educação Física, Esporte e Inversão: estrutura e anti-estrutura. A illusio e suas possibilidades pedagógicas. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Este trabalho é resultante de minha dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar as representações sobre esportes dos alunos de uma escola profissionalizante. Apoiado nas concepções teórico-metodológicas da Antropologia Interpretativa proposta por Geertz (1989), mergulhei no universo escolar, entendido como espaço geográfico e social (Bourdieu, 1997), na tentativa de caracterizar os alunos que buscavam, dentro de suas condições de possibilidades, realizar seus projetos (Velho, 1987; 1994).

10 - MODA/INDUMENTÁRIA EM CULTURAS JUVENIS: SÍMBOLOS DE COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DE IDENTIDADES CORPORAIS PROVISÓRIAS EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO 10 - MODA/INDUMENTÁRIA EM CULTURAS JUVENIS: SÍMBOLOS DE COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DE IDENTIDADES CORPORAIS PROVISÓRIAS EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 601.45 kB
Downloads: 1583

COSTA, Antonio Galdino. Moda/idumentária em culturas juvenis: símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens do ensino médio. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

A temática de que trata este estudo surgiu da inquietação em tentar compreender um pouco mais o cotidiano das culturas juvenis para além do tempo/espaço da sala de aula. A pesquisa se desenvolveu na perspectiva de saber como se constituem os grupos, com as suas respectivas identidades, como os alunos se integram (ou não) a esses grupos, a partir de suas identidades corporais provisórias, e quais símbolos comunicacionais contribuem para esse processo.