Detalhes de 08 - FUTEBOL, JORNALISMO ESPORTIVO E MARKETING EM ARACAJU/SE: RECORTES HISTÓRICOS DE UM “CASAMENTO FELIZ”

PropertyValue
Nome:08 - FUTEBOL, JORNALISMO ESPORTIVO E MARKETING EM ARACAJU/SE: RECORTES HISTÓRICOS DE UM “CASAMENTO FELIZ”
Descrição:

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas. Futebol, jornalismo esportivo e marketing em Aracaju/SE: recortes históricos de um casamento feliz. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Consideramos que as articulações feitas neste artigo têm o propósito de sustentar que a criação da Associação Desportiva Confiança (ADC) apresenta-se enquanto uma “trama” que envolve o poder econômico (materializado pela fábrica de tecido), o poder simbólico (a paixão que representou e representa no imaginário de seus torcedores ou não), o poder político (principalmente na figura do dono da fábrica e do Clube) e, principalmente, a idéia de marketing esportivo. No estudo, encontram-se evidências das primeiras aproximações entre o esporte e a mídia, ou seja, a criação da Associação dos Cronistas Esportivos de Sergipe (ACES), com fins específicos de promover o futebol no Estado e fora dele. Neste sentido, destaca-se seu papel em organizar e promover o espetáculo esportivo, estimular torcedores e jogadores, etc., constituindo-se numa “força simbólica” com dimensões políticas e econômicas no tocante à dinâmica do futebol no Estado.

Nome do arquivo:LIVROLABO1_cap2Dorenski.pdf
Tamanho: 561.22 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 01/11/2012 16:13
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:1837 Acessos
Atualizado em: 08/11/2012 16:15
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: