Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2015.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA):

hot!
Adicionado em: 25/06/2015
Date modified: 25/06/2015
Tamanho: 298.17 kB
Downloads: 671

LEIRO, Augusto Cesar Rios; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas. Pesquisa em Mídia-Educação (Física): desafios formativos. Caderno de Formação RBCE, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 14-25, 2014.

RESUMO

O texto em tela apresenta uma rica e relevante experiência acadêmica, desenvolvida na ambiência escolar que tematizou a mídia nas aulas de Educação Física. A perspectiva qualitativa e a pesquisa-formação constituíram-se nas referências teóricas substantivas. Observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com jovens de uma escola pública, no interior de Sergipe, foram os procedimentos metodológicos. O período de março de 2012 a março de 2013 constituiu-se no tempo dedicado à produção midiática dos/com os sujeitos de diálogo. A experiência investigativa, notadamente a criação de um jornal e de vídeos, proporcionou aos voluntários da pesquisa uma tomada de consciência acerca da possibilidade de protagonizar o fazer midiático, bem como uma re‡exão esclarecida e autônoma sobre o entrecruzamento de educação e mídia.

LINHAS DE FUGA DA EDUCAÇÃO FÍSICA LINHAS DE FUGA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

hot!
Adicionado em: 25/06/2015
Date modified: 25/06/2015
Tamanho: 1.51 MB
Downloads: 973

OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de. Linhas de fuga da Educação Física, um olhar fragmentado de Os Incompreendidos de François Truffaut. Caderno de Formação RBCE, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 53-67, 2014.

RESUMO

O texto trata das possibilidades de uso do cinema/imagens, tendo como principal argumento um fragmento do filme Os Incompreendidos de François Truffaut. Objetiva com isso problematizar as aulas de Educação Física. Por fim, desse procedimento ao campo de atuação escolar são possíveis outros enredamentos na narrativa cotidiana, que institua um contraponto na narrativa fílmica e na possibilidade de outras serem imaginadas nas práticas pedagógicas de professores/as de Educação Física.

TICs, mídia-educação e formação de professores: o que anunciam e fazem (?) novas universidades federais da região sul do Brasil TICs, mídia-educação e formação de professores: o que anunciam e fazem (?) novas universidades federais da região sul do Brasil

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 210.91 kB
Downloads: 512

BIANCHI, Paula. TICs, mídia-educação e formação de professores: o que anunciam e fazem (?) novas universidades federais da região sul do BrasiRevista Tempos e Espaços em Educação, v.8, n.17, set./dez. 2015.

O avanço tecnológico, o aumento da circulação de informações e do acesso às TICs e as diferentes maneiras de interação com as ferramentas tecnológicas interferem nos modos de construção, apropriação e compartilhamento do conhecimento e geram novas demandas ao campo da educação. O texto é um recorte de uma tese de doutorado que investiga, através de estudos de caso, a inserção curricular das TICs na formação de professores de três universidades recém-criadas na região Sul do Brasil. Aqui, são apresentadas as experiências curriculares no âmbito das TICs observadas nos cursos de Pedagogia/UFFS, Ciências da Natureza/UNILA e Educação Física/Unipampa. A metodologia qualitativa utilizada envolveu análise documental, entrevistas e observações diretas para a produção de dados. A pesquisa mostrou que são poucas as experiências envolvendo as TICs, sobretudo na perspectiva crítica e produtiva/expressiva da mídia-educação.

Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na UNIPAMPA Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na UNIPAMPA

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 341.56 kB
Downloads: 907

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na UNIPAMPA. Movimento,  v. 21, n. 4, out./dez. 2015

O texto é um recorte de uma tese de doutorado que investiga, através de estudos de caso, a inserção curricular das TICs na formação de professores de três universidades recém-criadas na Região Sul do Brasil. Aqui, são descritas e analisadas as experiências mídia-educativas observadas no curso de Educação Física/Unipampa. A análise das propostas relacionadas às TICs foi baseada nas três dimensões da mídia-educação: instrumental, crítica e expressivo-produtiva. A metodologia qualitativa empregada envolveu análise documental, entrevistas e observações diretas para a produção de dados. A pesquisa mostrou um uso limitado das TICs no currículo estudado, com ênfase na abordagem disciplinar.

O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: notas sobre o agendamento midiático da Copa de 2014 no Blog do Juca O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: notas sobre o agendamento midiático da Copa de 2014 no Blog do Juca

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 196.35 kB
Downloads: 528

CRUZ Junior, Gilson, FERMINO, Antonio Luis, PIRES, G. L. O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: notas sobre o agendamento midiático da Copa de 2014 no Blog do Juca. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v.37, n.3, p.251 - 257, 2015

Este artigo discute sobre o agendamento midiático-esportivo da Copa 2014. Tem como base a cobertura jornalística da Copa 2010 feita pelo Blog do Juca. Em termos metodológicos, usa a análise de conteúdo e a análise crítica do discurso e define como base empírica as postagens e os comentários do blog. Por fim, sintetiza as principais recorrências observadas e destaca alguns dos desafios apresentados no horizonte da problemática.