Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2015.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Ascendente ]

LINHAS DE FUGA DA EDUCAÇÃO FÍSICA LINHAS DE FUGA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

hot!
Adicionado em: 25/06/2015
Date modified: 25/06/2015
Tamanho: 1.51 MB
Downloads: 1029

OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de. Linhas de fuga da Educação Física, um olhar fragmentado de Os Incompreendidos de François Truffaut. Caderno de Formação RBCE, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 53-67, 2014.

RESUMO

O texto trata das possibilidades de uso do cinema/imagens, tendo como principal argumento um fragmento do filme Os Incompreendidos de François Truffaut. Objetiva com isso problematizar as aulas de Educação Física. Por fim, desse procedimento ao campo de atuação escolar são possíveis outros enredamentos na narrativa cotidiana, que institua um contraponto na narrativa fílmica e na possibilidade de outras serem imaginadas nas práticas pedagógicas de professores/as de Educação Física.

A singularidade na multiplicidade: crianças e tecnologias móveis na escola no contexto da cultura digital A singularidade na multiplicidade: crianças e tecnologias móveis na escola no contexto da cultura digital

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 527.34 kB
Downloads: 996

MIRANDA, Lyana Thédiga; FANTIN, Monica. A singularidade na multiplicidade: crianças e tecnologias móveis na escola no contexto da cultura digital. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.8, n.17, set./dez. 2015.

 

O texto discute a relação entre crianças e tecnologias móveis na escola com objetivo de analisar as múltiplas linguagens e multissensorialidades envolvidas no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da mídia-educação. No contexto de uma investigação sobre o Projeto Um Computador por Aluno (ProUCA) em uma escola pública, desenvolveu-se uma pesquisa com crianças, de cunho qualitativo com abordagem metodológica participativa e nuances etnográficas. Tendo como pressuposto os contextos de interação entre educação, comunicação e tecnologias móveis, o artigo discute o modelo um-a-um em diálogo com a noção de ecossistema comunicativo e reflete sobre as possibilidades de uso e apropriação da tecnologia a partir de uma experiência didática desenvolvida com crianças na escola. Por fim, destaca-se a necessidade de pensar as mediações educativas contemporâneas na perspectiva das multiliteracies e de novas metodologias de ensino-aprendizagem.

Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na UNIPAMPA Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na UNIPAMPA

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 341.56 kB
Downloads: 971

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na UNIPAMPA. Movimento,  v. 21, n. 4, out./dez. 2015

O texto é um recorte de uma tese de doutorado que investiga, através de estudos de caso, a inserção curricular das TICs na formação de professores de três universidades recém-criadas na Região Sul do Brasil. Aqui, são descritas e analisadas as experiências mídia-educativas observadas no curso de Educação Física/Unipampa. A análise das propostas relacionadas às TICs foi baseada nas três dimensões da mídia-educação: instrumental, crítica e expressivo-produtiva. A metodologia qualitativa empregada envolveu análise documental, entrevistas e observações diretas para a produção de dados. A pesquisa mostrou um uso limitado das TICs no currículo estudado, com ênfase na abordagem disciplinar.

A educação e o destino social em análise A educação e o destino social em análise

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 141.31 kB
Downloads: 713

MEZZAROBA, Cristiano; A educação e o destino social em análise. Revista Educação em Questão , v. 51, p. 277-281, 2015.

Desvelar, indagar, refletir − termos sempre comuns às obras de Pierre Bourdieu que, no livro Os herdeiros − os estudantes e a cultura, com autoria compartilhada de Jean-Claude Passeron, publicada originalmente em francês em 1964 e pela primeira vez traduzida para o português em 2014 por Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle, são novamente colocados à prova (empiricamente) em relação àquele que poderia ser eleito como o “objeto” principal da obra acadêmica e intelectual de Bourdieu: a educação escolar em seu caráter de denúncia quanto ao destino dela fazem parte.

PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA):

hot!
Adicionado em: 25/06/2015
Date modified: 25/06/2015
Tamanho: 298.17 kB
Downloads: 707

LEIRO, Augusto Cesar Rios; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas. Pesquisa em Mídia-Educação (Física): desafios formativos. Caderno de Formação RBCE, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 14-25, 2014.

RESUMO

O texto em tela apresenta uma rica e relevante experiência acadêmica, desenvolvida na ambiência escolar que tematizou a mídia nas aulas de Educação Física. A perspectiva qualitativa e a pesquisa-formação constituíram-se nas referências teóricas substantivas. Observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com jovens de uma escola pública, no interior de Sergipe, foram os procedimentos metodológicos. O período de março de 2012 a março de 2013 constituiu-se no tempo dedicado à produção midiática dos/com os sujeitos de diálogo. A experiência investigativa, notadamente a criação de um jornal e de vídeos, proporcionou aos voluntários da pesquisa uma tomada de consciência acerca da possibilidade de protagonizar o fazer midiático, bem como uma re‡exão esclarecida e autônoma sobre o entrecruzamento de educação e mídia.