Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados em anais de eventos pelos integrantes do LaboMídia em 2015.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

Reflexões e possibilidades metodológicas e pedagógicas da fotografia e do audiovisual na Educação Física Escolar Reflexões e possibilidades metodológicas e pedagógicas da fotografia e do audiovisual na Educação Física Escolar

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 10.09 MB
Downloads: 495

OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas ; MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga de. Reflexões e possibilidades metodológicas e pedagógicas da fotografia e do audiovisual na Educação Física Escolar. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015, Vitória. Anais XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015. v. 1. p. 1-20.

Esta é uma reflexão sobre as possibilidades da criação de imagens na Educação Física sob a perspectiva metodológica-pedagógica participativa, com o uso das tecnologias digitais móveis e no âmbito da Cultura Digital, de forma a estabelecer uma produção-reflexiva, construir significados e emancipar as práticas, ampliando a dimensão ética e estética na escola.

O endereçamento de Maradona na publicidade televisiva brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. O endereçamento de Maradona na publicidade televisiva brasileira durante a Copa do Mundo de 2014.

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 465.79 kB
Downloads: 524

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; CORREIA, Elder Silva; MEZZAROBA, Cristiano. O endereçamento de Maradona na publicidade televisiva brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015, Vitória/ES. Anais... Vitória/ES: CBCE, 2015. p. 1-16

Pesquisa de caráter descritivo que analisou o modo de endereçamento das publicidades veiculadas pela mídia televisiva brasileira a partir da presença do ídolo argentino Maradona em relação à Copa do Mundo de 2014. As duas propagandas – “Havaianas” e “Bomnegócio.com” – alimentam diferenças identitárias vinculadas à rivalidade entre Brasil e Argentina.

O estágio supervisionado em Educação Física em uma perspectiva semiótica a partir da produção de imagens: aproximações teórico-conceituais. O estágio supervisionado em Educação Física em uma perspectiva semiótica a partir da produção de imagens: aproximações teórico-conceituais.

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 413.7 kB
Downloads: 528

MENDES, D. S.; BETTI, M. O estágio supervisionado em Educação Física em uma perspectiva semiótica a partir da produção de imagens: aproximações teórico-conceituais. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 19 CONBRACE/6 CONICE, Anais... Vitória/ES,8-13/set/2015. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2015/6conice/paper/view/7768/3823

Reflexões sobre publicidade, esporte e crianças na Copa do Mundo de Futebol 2014. Reflexões sobre publicidade, esporte e crianças na Copa do Mundo de Futebol 2014.

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 231.94 kB
Downloads: 531

LISBÔA, M. M. Reflexões sobre publicidade, esporte e crianças na Copa do Mundo de Futebol 2014. XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Anais... Vitória: UFES, 2015.

O objetivo do trabalho é compreender as relações entre publicidade, esporte e crianças, a partir da articulação de elementos teórico-conceituais fundamentadores do debate, e dialogando com a campanha publicitária “#Jogapramim” da Sadia, veiculada na Copa do Mundo de Futebol 2014. Observamos o esporte-publicitário-interativo como uma nova linguagem dos meios de comunicação que explora o conteúdo esportivo na elaboração de narrativas transmídias. As crianças ganham destaque pelo potencial de consumo gerado e por contribuir ao apelo emocional. Predicativos importantes para mídia-educação se erguem para compor reflexões que auxiliam na interpretação da cultura esportiva contemporânea diante das diversas plataformas de midia e seus interesses comerciais.

Mídias na formação em Educação Física: análise de uma disciplina optativa Mídias na formação em Educação Física: análise de uma disciplina optativa

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 300.46 kB
Downloads: 536

SOUSA, G. R. ; MENDES, D.S. Mídias na formação em Educação Física: análise de uma disciplina optativa. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 19 CONBRACE/6 CONICE, Anais... Vitória/ES,8-13/set/2015. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2015/6conice/paper/view/7919/3813

Após análise da disciplina optativa Mídia e Educação Física do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei, este artigo buscou discutir a contribuição da mesma na formação de professores da área. O estudo foi de caráter qualitativo, do tipo descritivo. Realizamos a pesquisa a partir de observações sistemáticas das aulas da disciplina, com registro em diário de campo e análises de avaliações dissertativas. Para o tratamento dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Concluímos que a disciplina Mídia e Educação Física, relacionada com outras ações mídia-educativas, contribuiu para que os estudantes incrementassem seu poder crítico diante a mídia.