Textos completos publicados em anais de eventos

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Mídias na formação em Educação Física: análise de uma disciplina optativa Mídias na formação em Educação Física: análise de uma disciplina optativa

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SOUSA, G. R. ; MENDES, D.S. Mídias na formação em Educação Física: análise de uma disciplina optativa. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 19 CONBRACE/6 CONICE, Anais... Vitória/ES,8-13/set/2015. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2015/6conice/paper/view/7919/3813

Após análise da disciplina optativa Mídia e Educação Física do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei, este artigo buscou discutir a contribuição da mesma na formação de professores da área. O estudo foi de caráter qualitativo, do tipo descritivo. Realizamos a pesquisa a partir de observações sistemáticas das aulas da disciplina, com registro em diário de campo e análises de avaliações dissertativas. Para o tratamento dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Concluímos que a disciplina Mídia e Educação Física, relacionada com outras ações mídia-educativas, contribuiu para que os estudantes incrementassem seu poder crítico diante a mídia. 

O endereçamento de Maradona na publicidade televisiva brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. O endereçamento de Maradona na publicidade televisiva brasileira durante a Copa do Mundo de 2014.

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DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; CORREIA, Elder Silva; MEZZAROBA, Cristiano. O endereçamento de Maradona na publicidade televisiva brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015, Vitória/ES. Anais... Vitória/ES: CBCE, 2015. p. 1-16

Pesquisa de caráter descritivo que analisou o modo de endereçamento das publicidades veiculadas pela mídia televisiva brasileira a partir da presença do ídolo argentino Maradona em relação à Copa do Mundo de 2014. As duas propagandas – “Havaianas” e “Bomnegócio.com” – alimentam diferenças identitárias vinculadas à rivalidade entre Brasil e Argentina.

O estágio supervisionado em Educação Física em uma perspectiva semiótica a partir da produção de imagens: aproximações teórico-conceituais. O estágio supervisionado em Educação Física em uma perspectiva semiótica a partir da produção de imagens: aproximações teórico-conceituais.

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MENDES, D. S.; BETTI, M. O estágio supervisionado em Educação Física em uma perspectiva semiótica a partir da produção de imagens: aproximações teórico-conceituais. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 19 CONBRACE/6 CONICE, Anais... Vitória/ES,8-13/set/2015. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2015/6conice/paper/view/7768/3823

Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com discentes da UFSC Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com discentes da UFSC

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POFFO, Bianca. Periódicos online na formação de professores de Educação Física: estudo com discentes da UFSC. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015, Vitória/ES.Anais... Vitória/ES: CBCE, 2015. p. 1-16. 

Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em analisar e compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online, através da constatação dos tipos de acesso, usos, comportamentos e hábitos desses alunos. Estudo de natureza documental e empírica, com abordagem descritiva e tratamento qualitativo dos dados, tendo como interlocutores sete discentes da 7a fase do curso de licenciatura em Educação Física da UFSC. Os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo, que resultou na criação de duas categorias empíricas, uma delas discutida neste texto. Como reflexões finais, afirmamos a importância da prática de pesquisa para a formação acadêmico-científica dos futuros professores e evidenciamos que a participação em programas e grupos de pesquisa ao longo do curso aperfeiçoa o conhecimento e o desenvolvimento no que diz respeito ao processo de autoformação.

Quem foi mais Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres/2012? Enquadramentos do jornalismo esportivo na TV aberta. Quem foi mais Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres/2012? Enquadramentos do jornalismo esportivo na TV aberta.

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LISBOA, M. M.; LOTTERMANN, J.; CHAGAS, A. E.; SANTOS, S. M.; PEREIRA, R. S.; SILVEIRA, J. ; PIRES, G. L. Quem foi mais Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres/2012? Enquadramentos do jornalismo esportivo na TV aberta. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015, Vitória - ES. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015

Relato de pesquisa que teve como objeto a cobertura dos Jogos Olímpicos Londres/2012 em telejornais de emissoras de sinal aberto, cuja comparação deu-se pela Teoria do Enquadramento. Recortes procedidos abordaram: abertura, torneio de futebol masculino, trajetória de Arthur Zanetti e repercussões do encerramento. Alguns “achados” da pesquisa são apresentados.