Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2003/2004.

A Violência na Programação Infantil da TV A Violência na Programação Infantil da TV

Date modified: 09/05/2012

MUNARIM, Iracema. A Violência na Programação Infantil da TV e as Brincadeiras das Crianças. CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2, out/2004. Anais... Criciúma: CBCE/UNESC, 2004.

A TV tornou-se hegemônica como meio de comunicação mais utilizado nos lares do mundo inteiro, sendo assistida principalmente por crianças. Isto se torna um fator importante se refletirmos sobre o tempo que elas passam assistindo tevê e a qualidade dos programas oferecidos pelas emissoras. O objetivo principal desta pesquisa foi verificar se podem ser estabelecidas relações entre as brincadeiras das crianças no contexto da escola e a violência presente na programação da TV voltada ao público infantil. Na busca de tal intento, busquei identificar a opinião das crianças sobre determinados programas infantis quanto ao aspecto violência.

Criciúma x Fortaleza Criciúma x Fortaleza

Date modified: 09/05/2012

MENDES, Diego; MAULE, Mauro S. Criciúma x Fortaleza: um show para além do discurso midiático. SEMANA DA EDUCAÇÂO FÍSICA E MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UFSC, 4, maio/2003. Anais... Florianópolis-SC: UFSC, 2003.

Este estudo ainda não concluido visa investigar a relação estabelecida entre o discurso midiático e a espetacularização do esporte, onde os torcedores são os consumidores deste espetáculo. O objetivo do trabalho é transceder e inverter esta lógica estabelecida, colocando o torcedor como principal elemento do show esportivo, apropriando da própria linguagem midiática para explicar esta hipótese, através de um video produzido nos molde de um video-clip, a partir da final da série B do Campeonato brasileiro de 2002 no jogo Criciúma X Fortaleza.

Criciúma x Fortaleza Criciúma x Fortaleza

Date modified: 09/05/2012

MENDES, Diego; MAULE, Mauro S. Criciúma x Fortaleza: um show para além do discurso midiático. CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2, out/2004. Anais... Criciúma: CBCE/UNESC, 2004.

Este estudo visou investigar a relação estabelecida entre o discurso midiático e a espetacularização do esporte, onde os torcedores são os consumidores deste espetáculo. O objetivo do trabalho é transcender e inverter esta lógica estabelecida, colocando o torcedor como principal elemento do show esportivo, apropriando da própria linguagem midiática para explicar esta hipótese, através de um vídeo produzido aos moldes de um video-clip, a partir da final da série B do Campeonato brasileiro de 2002 no jogo Criciúma X Fortaleza.

Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo

Date modified: 09/05/2012

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; PIRES, Giovani De Lorenzi. Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo: tecendo os fios da história de um "casamento feliz". CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÂO, 27, ago/2004. Anais... Porto Alegre: INTERCOM/PUCRS, 2004.

Este estudo analisa o fetiche produzido pela mercadoria esporte, a partir de uma situação concreta: o surgimento de um Clube de Futebol de Fábrica (Associação Desportiva Confiança) na cidade de Aracaju/SE no ano de 1949. Tendo como matriz teórica o materialismo histórico e a crítica à economia política, parte do conceito de mercadoria e de sua metamorfose analisando o esporte em suas várias dimensões de entendimento na modernidade e na sua aproximação com a mídia quando esta media o seu espetáculo. A metodologia configura-se numa abordagem qualitativa, partir do método dialético, cujo os procedimentos para a coleta de dados incluem a captura em jornais, com recortes no período de 1949 a 1970 e entrevistas. A interpretação dos dados realiza-se por meio da análise de conteúdo e que já aponta alguns resultados preliminares, como o caráter mercadoria e espetáculo do esporte.

Inclusão no País dos excluídos Inclusão no País dos excluídos

Date modified: 09/05/2012

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; LISBOA, Mariana; HACK, Cássia; COSTA, Antonio Galdino; RIBAS DE OLIVEIRA, Márcio Romeu; MENDES, Diego; MOL, Mellyssa da Costa; BITENCOURT Fernando Gonçalves; PIRES, Giovani De Lorenzi. Inclusão no País dos excluídos: Educação, Lazer a Inclusão na Universidade. Estudo de dois projetos da UFSC. ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÂO E LAZER, 16. Anais... Salvador: 17 a 20/nov/2004.

O tema da inclusão está na agenda da sociedade brasileira, notadamente a partir da constatação de flagelos sociais como o crescente número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, de crianças fora da escola, de desempregados, etc. Como compromisso social, a universidade pública procura tematizar a questão e implementar ações que visem o seu enfrentamento tanto teórico quanto prático, em que o lazer é tomado como possibilidade de ação formativa. Na UFSC, são vários os projetos acadêmicos com este perfil, com diferentes entendimentos sobre lazer e inclusão. Dois destes, a “Prática de Ensino em Escolas do MST” e o “Brinca Mané” são tomados como objeto de estudo deste trabalho, em que documentos são analisados, entrevistas, realizadas, e filmagens das atividades são igualmente procedidas. È possível perceber influências do ideário político, econômico e social na forma como é pensada a relação entre educação, lazer e inclusão no interior de cada um dos projetos, o que os faz profundamente distintos em termos de perspectivas, ações e projetos históricos para a sociedade.