Resumos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos resumos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2003/2004.

LABOMÍDIA: Construindo Novas Linguagens Informacionais na Educação Física LABOMÍDIA: Construindo Novas Linguagens Informacionais na Educação Física

Date modified: 09/05/2012

MENDES, Diego; NEVES, Paulo; PIRES, Giovani De Lorenzi. LABOMÍDIA: Construindo Novas Linguagens Informacionais na Educação Física. SEMANA DA PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DA UFSC, 4, set/2004. Anais... Florianópolis: SEPEX/UFSC, 2004.

O Laboratório de Mídia – LABOMÍDIA - constitui-se no mais novo Laboratório didático implantado no Centro de Desportos/UFSC, tendo iniciado suas atividades em março de 2003 e está localizado no Bloco Novo (bloco 5) do CDS. Tem como propósito contribuir para a pesquisa, a extensão e o ensino de graduação e de pós-graduação do Centro, aproximando os docentes e acadêmicos às novas linguagens informacionais, que circulam no cotidiano educativo.

Laboratório de Estudos Pedagógicos do Centro de Desportos Laboratório de Estudos Pedagógicos do Centro de Desportos

Date modified: 09/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi; MENDES, Diego. Laboratório de Estudos Pedagógicos do Centro de Desportos - LEPED/CDS/UFSC: setor de Áudio/vídeo. SEMANA DA PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DA UFSC, 3, jun/2003. Anais... Florianópolis: SEPEX/UFSC, 2003.

O presente projeto tem por propósito a criação e implantação do Laboratório de Estudos Pedagógicos do Centro de Desportos/UFSC, a partir do respectivo setor de Audio/Video. São objetivos do projeto.

MÍDIA E EDUCAÇÂO FÍSICA MÍDIA E EDUCAÇÂO FÍSICA

Date modified: 09/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi; HACK, Cássia; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; RIBAS DE OLIVEIRA, Márcio Romeu; COSTA, António Galdino; BITENCOURT, Fernando; LISBÔA, Mariana Mendonça; MENDES, Diego. MÍDIA E EDUCAÇÂO FÍSICA: o caso do Centro de Desportos da UFSC. Semana da Educação Física da UFSC/Mostra de Trabalhos Acadêmicos, 5, Anais... Florianópolis: PET-EF/UFSC, 2004.

Trata da inclusão da temática Mídia e suas relações com os conteúdos da Educação Física (EF) na formação acadêmica da área através da implementação de um projeto acadêmico que envolve ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação/licenciatura, de pós-graduação/especialização e de strictu-senso/mestrado do CDS/UFSC tendo como referência uma tripla função: a) pensar a mídia como ferramenta didática para a EF; b) compreender o discurso midiático sobre temas da EF como objeto de estudo; c) possibilitar a experimentação em produções midiáticas como forma de integrar as anteriores. Há ainda muito por fazer tanto do ponto de vista acadêmico quanto técnico.

Tematizando Mídia/Educação Física no Centro de Desportos Tematizando Mídia/Educação Física no Centro de Desportos

Date modified: 09/05/2012

HACK, Cássia; PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; RIBAS DE OLIVEIRA, Márcio Romeu; COSTA, Antonio Galdino; BITTENCOURT, Fernando Gonçalves; LISBÔA, Mariana; MENDES, Diego. Tematizando Mídia/Educação Física no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catrina. REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 56, jul/2004. Anais... Cuiabá: SBPC/UFMT, 2004.

A sociedade contemporânea registra a expansão acelerada dos meios tecnológicos comunicacionais, que concorrem para a criação de uma cultura midiática. Crianças e jovens desenvolvem suas relações com os saberes e fazeres sociais por meio da mediação proporcionada pela presença subliminar dos meios, especialmente a televisão.