Capítulos de Livros

Acesso aberto aos capítulos de livros publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2005.

Cultura esportiva Cultura esportiva

Date modified: 09/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi. Cultura esportiva. In: FENSTERSEIFER, Paulo; GONZALES, Fernando (orgs.). Dicionário crítico da educação Física. Ijuí: ed. UNIJUÍ, 2005.

Para a construção do conceito de cultura esportiva,1 julga-se necessário revisitar, ainda que superficialmente, o conceito de cultura, por entender que aquela (cultura esportiva) é parte integrante da cultura contemporânea, havendo entre ambas diversos traços identitários comuns, especialmente quanto à lógica de sua produção e de transmissão.

Educação Física e Mídia: novos olhares, outras práticas Educação Física e Mídia: novos olhares, outras práticas

Date modified: 09/05/2012

BITENCOURT, Fernando Gonçalves; HACK, Cássia; LISBÔA, Mariana Mendonça; COSTA, Antonio Galdino; RIBAS DE OLIVEIRA, Márcio Romeu; RIBEIRO, Sérgio Dorenski. Resenha: BETTI, Mauro (org.) Educação Física e Mídia: novos olhares, outras práticas - inédito

Este trabalho é uma resenha do livro organizado pelo Prof. Mauro Betti intitulado “Educação Física e Mídia: novos olhares, outras práticas” que, como o título sugere, apresenta quatro textos que discutem os meios de comunicação e suas implicações para a Educação Física, seja na formação de professores, seja na sua atuação escolar e/ou midiático. Abordando temas como a TV, a internet e o virtual, reflete sobre perspectivas teóricas distintas, ampliando o espaço de debate e oferecendo análises consistentes sobre as problemáticas que envolvem os estudos no campo da Educação Física em suas interfaces com as diferentes mídias.

Date modified: 09/05/2012

Globalização da economia/mundialização da cultura Globalização da economia/mundialização da cultura

Date modified: 09/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi. Globalização da economia/mundialização da cultura.In: FENSTERSEIFER, Paulo; GONZALES, Fernando (orgs.). Dicionário crítico da educação Física. Ijuí: ed. UNIJUÍ, 2005.

A par de toda a discussão e crítica à presente forma de (re)organização neoliberal econômico-financeira do capitalismo monopolista e do capital especulativo internacional, denominada globalização, subjaz outra trama que a relaciona com a questão cultural.

Mídia Mídia

Date modified: 09/05/2012

BETTI, Mauro; PIRES, Giovani De Lorenzi. Mídia. In: FENSTERSEIFER, Paulo; GONZALES, Fernando (orgs.). Dicioná¡rio crítico da educação Física. Ijuí: ed. UNIJUÍ, 2005.

A palavra “mídia” origina-se do latim media, plural de medium, que significa “meio”. Inevitavelmente encontra-se associada à “comunicação” – a mídia refere-se aos meios de comunicação, no sentido de comunicação humana mediada por algum aparato.