Resumos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos resumos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2005.

A violência na programação infantil da TV e as brincadeiras das crianças A violência na programação infantil da TV e as brincadeiras das crianças

Date modified: 09/05/2012

MUNARIM, Iracema. A violência na programação infantil da TV e as brincadeiras das crianças. Semana da Educação Física/UFSC, 6, Jornada Pré-CONBRACE/SC, 2. Anais eletrônicos... Florianópolis/SC: 24 a 27/ago/2005.

A TV tornou-se hegemônica como meio de comunicação mais utilizado nos lares do mundo inteiro, sendo assistida principalmente por crianças. Esta pesquisa possui como objetivo principal verificar se podem ser estabelecidas relações entre as brincadeiras das crianças no contexto da escola e a violência presente na programação da TV voltada ao público infantil. Na busca de tal intento, procuro identificar a opinião das crianças sobre determinados programas infantis quanto ao aspecto violência. Ainda tento entender, através das opiniões delas, por que determinados personagens são imitados em suas brincadeiras, tanto nas atitudes como nos movimentos corporais.

Comunicação lúdica: a rua enquanto meio e mensagem Comunicação lúdica: a rua enquanto meio e mensagem

Date modified: 09/05/2012

ANTUNES, Scheila E. Comunicação lúdica: a rua enquanto meio e mensagem. Semana da Educação Física/UFSC, 6, Jornada Pré-CONBRACE/SC, 2. Anais eletrônicos... Florianópolis/SC: 24 a 27/ago/2005.

O texto apresenta algumas reflexões desenvolvidas durante o Curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano, na subárea: Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. No estudo monográfico, buscou-se refletir a Rua enquanto meio e mensagem lúdica, com base na articulação fenomenológica entre as questões estudadas: corporeidade, ludicidade, comunicação humana, educação física e lazer.

Corpo, saúde e estética no discurso de revistas semanais brasileiras Corpo, saúde e estética no discurso de revistas semanais brasileiras

Date modified: 09/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi; MÓL, Melyssa da Costa. Corpo, saúde e estética no discurso de revistas semanais brasileiras. REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 57, 17 a 22/jul/2005. Anais... Fortaleza/CE, 2005.

Num final de semana de julho de 2004, chegaram às bancas e assinantes os exemplares de três revistas semanais de circulação nacional, todas elas com matérias de capa tratando de temas relacionados à saúde e estética corporal. Isso não é novidade em vista da profusão de títulos altamente sugestivos disponíveis nas bancas: Boa Forma, Saúde Total, Corpo a Corpo, etc. O que chama a atenção aqui, além da incrível coincidência de ser assunto de capa na mesma semana, é que se tratavam das principais revistas semanais brasileiras: VEJA, ISTO É e ÉPOCA.

Educação Física e meios de comunicação Educação Física e meios de comunicação

Date modified: 09/05/2012

BITENCOURT, Fernando; COSTA, Antonio Galdino da; COSTA, Elisabeth Gonçalves Galdino da; CUNHA, Marcílio Lourenço. Educação Física e meios de comunicação: relações dialógicas para a prática escolar: um relato de experiência no CEFETSC-SJ. Semana da Educação Física/UFSC, 6, Jornada Pré-CONBRACE/SC, 2. Anais eletrônicos... Florianópolis/SC: 24 a 27/ago/2005.

Este texto é um relato das experiências do uso e do estudo dos meios de comunicação de massa na Educação Física escolar do CEFETSC/SJ. Apresentamos inicialmente nossas premissas pedagógicas, para, em seguida, abordarmos a mídia e suas tecnologias como veículo para a aprendizagem de diversos temas e como objeto de estudo. Procurando articular teoria e prática, promovemos a produção de vídeos, jornais impressos e etc., como aporte pedagógico para as reflexões críticas sobre a Educação Física e sobre os meios de comunicação. Ao expormos nossa experiência esperamos ampliar o conhecimento comum sobre a questão aqui tratada.

Hábitos de leitura e a formação em Educação Fíisca Hábitos de leitura e a formação em Educação Fíisca

Date modified: 09/05/2012

MEZZAROBA, Cristiano. Hábitos de leitura e a formação em Educação Fíisca: investigando os acadêmicos de Educação Física da UFSC. SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO FENÔMENO ESPORTIVO E I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 3, jun/2005 Anais... Chapecó: UNOCHAPECÓ, 2005.

Sabendo da importância de se ter um hábito regular de leitura, tendo em vista os conhecimentos que podem ser adquiridos por meio dela, e do que esta prática representa atualmente, julgou-se necessária uma investigação com acadêmicos de Educação Física (EF), tidos pelo senso comum no meio acadêmico como alunos pouco afeitos e interessados em leituras.