Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2005.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Comunicação lúdica: a rua enquanto meio e mensagem Comunicação lúdica: a rua enquanto meio e mensagem

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 34.4 kB
Downloads: 1032

ANTUNES, Scheila E. Comunicação lúdica: a rua enquanto meio e mensagem. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 14, Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 4 a 9/set/2005.

RESUMO

O texto apresenta algumas reflexões desenvolvidas durante o Curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano, na subárea: Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. No estudo monográfico, buscou-se refletir a Rua enquanto meio e mensagem lúdica, com base na articulação fenomenológica entre as questões estudadas: corporeidade, ludicidade, comunicação humana, educação física e lazer.

Educação Física e meios de comunicação Educação Física e meios de comunicação

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 16.75 MB
Downloads: 807

BITENCOURT, Fernando; COSTA, Antonio Galdino da; COSTA, Elisabeth Gonçalves Galdino da; CUNHA, Marcílio Lourenço da. Educação Física e meios de comunicação: relações dialógicas para a prática escolar: um relato de experiência no CEFETSC-SJ. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 14, Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 4 a 9/set/2005.

RESUMO

O XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, evento tradicionalmente promovido pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, será realizado na cidade de Porto Alegre, no período de 04 a 09 de setembro de 2005, nas instalações da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntamente com o I Congresso Internacional de Ciências do Esporte.

Do sacrifício à tortura: reflexões sobre a maquináira esportiva Do sacrifício à tortura: reflexões sobre a maquináira esportiva

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 51.85 kB
Downloads: 1204

BITENCOURT, Fernando. Do sacrifício à tortura: reflexões sobre a maquináira esportiva - aproximações. Reunião de Antropologia do Mercosul. 6 Anais eletrônicos ... Montevideo/RU 23-26 nov/2005

RESUMO

Este ensaio que ora apresento para debate surge como uma das hipóteses de trabalho para minha pesquisa sobre as relações entre corpo e máquina em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de atletas. Sugiro que haja uma mudança de enfoque sobre o esporte: tratado com freqüência como sacrifício, entendo que o mesmo se realiza sob o regime de tortura. Sujeito à violência simbólica – com efeitos diretos sobre a integridade física – o corpo esportivo, atado às máquinas, é obrigado a confessar: dar as respostas, arrancadas a força, através da performance e da ruptura de seus limites. A performance é o corolário da tortura. Procuro refletir, nestes termos, sobre a possibilidade de agência do sujeito em um mundo que lhe obriga a ser esportivo e que, sopesado por obrigações e cobranças, reedita o mundo do trabalho. Sob a falsa promessa de felicidade que o ser esportivo promulga e que o corpo alienado, tornado máquina, suporta, encontra-se uma cultura – ou sociedade – que introduz o esporte como ludicidade e liberdade, incorpora-o, como um habitus, a ponto deste tornar-se, por fim, uma imposição.

Estudo das possíveis relações entre comportamentos agressivos/violentos Estudo das possíveis relações entre comportamentos agressivos/violentos

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 27.92 kB
Downloads: 902

GIASSI, Rita de Cássia; ERBS, Clarete. Estudo das possíveis relações entre comportamentos agressivos/violentos de escolares e a programação da televisão. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 14, Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 4 a 9/set/2005.

RESUMO

No ambiente escolar é possível observar conflitos entre os alunos podendo chegar a agressões físicas. Nesse estudo buscou-se compreender quais as possíveis origens do comportamento agressivo/violento apresentado pelas crianças na escola, especialmente nas aulas de Educação Física, e que relações são possíveis de se estabelecer destes com a programação da televisão. Posteriormente, apontaram-se reflexões no âmbito da Educação Física escolar sugerindo uma estratégia de ação. Constatou-se a necessidade de educar com e para a televisão objetivando formar indivíduos mais críticos e reflexivos frente ao conteúdo apresentado pela mesma.

Lazer e mídia no cotidiano juvenil Lazer e mídia no cotidiano juvenil

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 44.2 kB
Downloads: 1275

HACK, Cássia; PIRES,Giovani De Lorenzi. Lazer e mídia no cotidiano juvenil.Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 17, Anais eletrônicos... Campo Grande, 9 a 12/nov/2005

RESUMO


O texto relata pesquisa sobre as relações entre lazer e mídia no âmbito das culturas juvenis, tendo a sociologia da vida cotidiana como principal orientação teóricometodológica. A abordagem do campo se deu através de questionário, entrevistas coletivas, grupos focais e observação com estudantes do ensino médio em uma escola pública de Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de conteúdo. O lazer foi referido como uma característica do ser-jovem, influenciado por aspectos sociais, como classe, gênero, etnia. A mídia ocupa lugar relevante como possibilidade de fruição do tempo livre. Por fim, evidencia-se a importância da educação para a mídia e da educação para o lazer como tarefas pedagógicas da Educação Física, especialmente em contextos juvenis.