Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2005.

Cultura de movimento e fotografia na Educação Física Escolar Cultura de movimento e fotografia na Educação Física Escolar

Date modified: 09/05/2012

OLIVEIRA, Márcio Romeu R. Cultura de movimento e fotografia na Educação Física Escolar. Revista Movimento, vol. 11, n. 2, p. .... maio/ago, 2005.

Este ensaio tem como objetivo discutir algumas possibilidades da imagem no campo escolar, em específico, a fotografia na Educação Física escolar. Nossa intenção recai sobre as possibilidades metodológicas e didáticas que a fotografia nos permite, tanto no campo escolar e científico. Dessa forma, se faz necessário entendermos os aspectos que fundamentam a fotografia em nossa sociedade, como sua história e seus dilemas, no que tange a representação do real e/ou sua desconstrução.

A avaliação da Educação Física em debate A avaliação da Educação Física em debate

Date modified: 09/05/2012

BETTI, Mauro; CARVALHO, Yara M.; DAÓLIO, Jocimar; PIRES, Giovani de Lorenzi Pires.A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural. Revista Brasileira de Pós Graduação, v. 1, n. 2, p. 183-194. Brasília, nov/2004 (circ. mar/2005).

O objetivo deste texto é fornecer elementos para o debate a respeito dos critérios utilizados pela Capes para a avaliação dos programas de pósgraduação em Educação Física e suas conseqüências, especialmente para os que privilegiam enfoques pedagógicos e socioculturais. A partir da crítica do artigo de Kokubun (2003), atualmente representante da área na Capes, várias questões são levantadas e sugestões apontadas, ressaltando a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas da área. Destaca-se que ainda são questões pouco exploradas a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas e para qual projeto da Educação Física a política de pós-graduação quer contribuir.

A escola, a Educação Física e as políticas públicas A escola, a Educação Física e as políticas públicas

Date modified: 09/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi. A escola, a Educação Física e as políticas púlicas: quais são os projetos para o esporte escolar? Revista Metropolitana de Ciências do Movimento Humano, ano 5, n.1, p. 9-15. São Paulo, 2005.

De pronto, vale destacar a importância desta I Reunião Anual do ProEFE, o Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Física Escolar, da Escola de Educação Física da UFMG. Tenho tido a oportunidade de participar de eventos da área em quase todas as regiões do país nos últimos anos e observo com preocupação que, talvez com exceção do Encontro Nacional de Educação Física Escolar, promovido pela Universidade Federal Fluminense, que resiste bravamente, têm escasseado significativamente aqueles que se dedicam a refletir para qualificar a prática da Educação Física Escolar.

Luzes, câmera e ação: uma idéia na cabeça e a câmera na mão!!! Luzes, câmera e ação: uma idéia na cabeça e a câmera na mão!!!

Date modified: 09/05/2012

OLIVEIRA, Márcio Romeu R. Luzes, câmera e ação: uma idéia na cabeça e a câmera na mão!!! Revista Motrivivência, n. 20/21 (especial 15 anos), p. 221-228, 2003(circulação em jan./2005).

Este texto apresenta de forma sintética os elementos conceituais assim como as situações vivenciadas e experimentadas pelas crianças e jovens, e seus desdobramentos com os meios (fotografia, filmagem e edição), tendo como pano de fundo a Educação Física na escola, e que constituem o relato de uma pesquisa-ação.

Metáforas do Esporte - Imagens e Narrativas de Guerra Metáforas do Esporte - Imagens e Narrativas de Guerra

Date modified: 09/05/2012

BITENCOURT, Fernando Gonçalves. Metáforas do Esporte - Imagens e Narrativas de Guerra: o uso da linguagem esportiva na cobertura jornalística da guerra entre os Estados Unidos e Iraque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, vol 26, n. 2, p. 09-20, janeiro/2005.

Este artigo discute o uso de expressões esportivas para a transmissão jornalística da guerra dos estadunidenses contra o Iraque. Apoiado numa observação assistemática do telejornalismo durante a guerra, apresentando fragmentos destes discursos produzidos por “locutores”, comentaristas e repórteres, procurando refletir sobre os riscos do embaralhamento das linguagens nos meios de comunicação, especialmente a TV, e os perigos para a sociedade quando discursos autorizados produzem “efeitos de real”, no sentido de Bourdieu (1997), e uma ‘verdade’ com uma linguagem que esvazia a dor e a morte, em uma palavra, a barbárie.