Resumos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos resumos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2006.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

A Visão da Educação Física em Comunidades Virtuais A Visão da Educação Física em Comunidades Virtuais

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 13.97 kB
Downloads: 783

MENDES, Diego; PEREIRA, Rogério Santos. A Visão da Educação Física em Comunidades Virtuais. Fórum Internacional de Esporte, 5, Anais eletrôincos.... Florianópolis: 18-20/abril/2006.

RESUMO

A sociedade atual tem experimentado novas formas de relacionamento impulsionadas pelo desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação. As chamadas comunidades virtuais conectam pessoas através de redes de amigos, proporcionando um ponto de encontro online onde é possível fazer novas amizades e conhecer pessoas que têm os mesmos interesses. No Brasil, o Orkut é a comunidade online de maior popularidade – cerca de 72% dos seus usuários são brasileiros – agregando milhares de pessoas em comunidades temáticas que englobam os mais diferentes assuntos. Cada comunidade possui uma descrição que evidencia os interesses, objetivos, preferências e opiniões do público participante. Dentro desse universo, encontram-se comunidades que tematizam a Educação Física, posicionando-se favorável ou contrariamente à mesma.

Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional I Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional I

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 14.1 kB
Downloads: 824

PIRES, Giovani De Lorenzi; ANTUNES, Scheila Espíndola; COSTA, Antonio Galdino; BITENCOURT, Fernando Gonçalves; HACK, Cássia; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas. Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional I: alguns aspectos quantitativos da cobertura de Atenas/2004. Reunião Anual da SBPC, 58, Anais eletrônicos... Florianópolis, 16-21/julho/2006.

RESUMO

Uma questão que interpela o mundo em rede é o confronto local x global. As novas tecnologias de informação promovem a sua compressão, dando a sensação de vivermos numa realidade espaço-temporal única, o que nos torna concidadãos-globais. Todavia, será que essa realidade pode dispensar os símbolos culturais localmente significados, para socializar fenômenos globais? Parece haver um entendimento que admite a coexistência do global e do local, com relações dialeticamente estabelecidas, que ajudam a construir identidades culturais híbridas, a um só tempo cosmopolita e local.

Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional II Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional II

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 15.35 kB
Downloads: 766

CASTRO, Huáscar Sidorak; LISBOA, Mariana Mendonça; MEZZAROBA, Cristiano; MENDES, Diego; MUNARIM, Iracema; MOL, Mellyssa da Costa. Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional II: a dialética local-global na cobertura dos Jogos Olímpicos de 2004. Reunião Anual da SBPC, 58, Anais eletrônicos... Florianópolis, 16-21/julho/2006.

RESUMO

A partir da pesquisa coletiva As Olimpíadas e a Dialética Global-Local: os atletas olímpicos catarinenses em Atenas/2004 na mídia impressa regional, desenvolvida pelo Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva/UFSC, retomamos as principais questões do trabalho, buscando identificar e discutir categorias que proporcionem a análise da cobertura jornalística sobre o evento, em jornais estaduais. Sendo assim, nosso estudo parte das seguintes questões: i) como a mídia impressa catarinense “contou” os Jogos de Atenas para os seus leitores? ii) como os atletas catarinenses participantes dos Jogos serviram de mediação cultural identificatória para a mídia “falar” deste evento global ao local? Reconhecemos que a questão local x global desafia o mundo em rede, havendo, porém, um entendimento no campo da cultura que admite a coexistência do global e do local, com relações dialeticamente estabelecidas, em que identidades híbridas, cosmopolita e local, são construídas.

Estudos de recepção sobre a mídia esportiva Estudos de recepção sobre a mídia esportiva

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 15.19 kB
Downloads: 853

ANTUNES, Scheila E.; MEZZAROBA, Cristiano. Estudos de recepção sobre a mídia esportiva: primeiras aproximações. Fórum Internacional de Esporte, 5, Anais eletrônicos.... Florianópolis: 18-20/abril/2006.

RESUMO

Vivemos numa época em que, mais do que nunca, somos expostos diariamente ao discurso midiático esportivo, o qual influencia diretamente o processo de construção das representações acerca do esporte, pela forma que esse discurso atribui (novos) sentidos e significados não apenas ao conceito, mas também à sua prática, o que tem contribuído para uma polissemia no conceito de esporte dentro da cultura contemporânea. Tal premissa reflete no contexto da Educação Física Escolar, a qual pedagogicamente tem adotado como conteúdo hegemônico o esporte, e as representações que prevalecem geralmente são as oriundas daquele esporte “re-presentado” pela televisão, o esporte-telespetáculo. Este, ao reforçar o esporte de alto rendimento, estimula a competição e acentua a mercadorização esportiva, seja por meio da publicização das imagens dos atletas (ídolos), pelas notícias veiculadas diariamente (a chamada “falação esportiva”) ou pelo crescente uso de tecnologias que vem ganhando cada vez mais espaço em todos os âmbitos, em especial, no esportivo (o replay, o tira-teima, as transmissões via internet, e mais recentemente, a possível tendência do uso de sensores em bolas, linhas e traves). Essas primeiras articulações compõem parte do processo de construção teórico-metodológica de dois projetos de mestrado, os quais se destinam a estudar o discurso midiático esportivo com ênfase no campo da recepção, no intuito de identificar e melhor compreender “como” as mensagens midiáticas são significadas e “se” elas são re-significadas pelos jovens. Isso porque os anos de 2006 e 2007 terão grande representatividade na esfera esportiva nacional, respectivamente com a participação do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha e da realização dos Jogos Pan-americanos em nosso país. Tais eventos de grande repercussão contarão com significativa atenção por parte da mídia, a qual se encarregará de antecipar expectativas voltadas a eles (eventos), estimulando, por meio do agendamento (aquilo que é oferecido/tratado pela mídia), sentimentos de nacionalismo, patriotismo, identificação, entre outros. E tais processos certamente se apresentarão também no contexto da Educação Física escolar, justamente pela massiva presença/inserção do discurso midiático-esportivo no cotidiano dos escolares. Assim, sinalizamos a necessidade e a importância de nós, enquanto educadores, voltarmos nosso “olhar” ao campo da recepção sobre a mídia, em especial a esportiva, buscando elementos que qualifiquem um “fazer pedagógico” em prol da formação de sujeitos mais críticos sobre os acontecimentos cotidianos e sociais através do esporte.