Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2006.

A cultura das tecnologias comunicacionais na formação do professor de educação física A cultura das tecnologias comunicacionais na formação do professor de educação física

Date modified: 14/05/2012

MENDES, Diego; MEZZAROBA, Cristiano. A cultura das tecnologias comunicacionais na formação do professor de educação física: limites e possibilidades pedagógicas das TIC's na voz dos acadêmicos. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2, Anais eletrônicos... Canoas/RS: 3-5/agosto/2006.

Nos dias atuais, as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) assumem um importante papel e um grande espaço na formação das pessoas. Isso se deve à enorme velocidade e quantidade de informações que são veiculadas diariamente no cotidiano de grande parcela da população através de tais tecnologias. A forte sedução estética exercida sobre nossos sentidos, visual e auditivo, pelas TIC’s, constituem-nas instrumentos privilegiados na transmissão, socialização e formação de valores e ideologias diversas.

A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005) A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005)

Date modified: 14/05/2012

AZEVEDO, Victor de Abreu; COSTA, Antonio Galdino; PIRES, Giovani De Lorenzi. A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005): análise preliminar de uma centena de textos. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

Pesquisa de iniciação científica em desenvolvimento que apresenta, de forma preliminar, análise da produção na área de Educação Física e Mídia apresentada no GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE no período 1997-2005, perfazendo um total de 100 (cem) textos. À constatação do crescimento contínuo no número de trabalhos, se observa também o predomínio dos estudos sobre esporte e a tendência de estudos sobre o veículo televisão e de análise da produção midiática.

Aproximações teóricas ao agendamento esportivo Aproximações teóricas ao agendamento esportivo

Date modified: 14/05/2012

MEZZAROBA, Cristiano. Aproximações teóricas ao agendamento esportivo: na pauta, os jogos Pan-americanos no Brasil em 2007. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

Este ensaio procura fazer algumas aproximações teóricas entre o agendamento esportivo, os jogos pan-americanos e os estudos de recepção, na tentativa de compreender tais relações com a Educação Física Escolar e de permitir um certo aprofundamento com as questões da mídia esportiva. Isto porque, no próximo ano, será realizado no Brasil um grande evento esportivo, e um embasamento teórico prévio auxiliará na compreensão da veiculação e utilização de tais jogos pela mídia televisiva brasileira, além de todas as repercussões no campo da Educação Física Escolar, por meio dos sentidos/significados que serão atribuídos pelos jovens a tais produtos midiáticos-esportivos.

As cinco peles do humano, negativos de uma narrativa contemporânea As cinco peles do humano, negativos de uma narrativa contemporânea

Date modified: 14/05/2012

OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas. As cinco peles do humano, negativos de uma narrativa contemporânea. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2, Anais eletrônicos... Canoas/RS: 3-5/agosto/2006.

O presente texto é parte do projeto de doutoramento que está sendo desenvolvido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e que tem como principal foco entender e compreender as diversas “peles” que se enredam em nossas subjetividades e que se organizam e desorganizam no cotidiano escolar. O que me motiva e me leva a pensar um projeto de trabalho nesse tema, diz respeito a importante relação das imagens com o mundo contemporâneo4, a idéia de que uma idéia de “visibilidade”5 acompanha e congestiona o nosso cotidiano, fazendo com que as subjetividades organizem-se na idéia da aparência, e que essa orientação é favorecida pelas novas tecnologias de informação e comunicação, as quais orientam de forma dialética a nossa vida.

Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional

Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi et al. (Antonio Galdino Costa; Cássia Hack; Cristiano Mezzaroba; Diego Mendes; Fernando G. Bitencourt; Huáscar Sidorak Castro; Iracema Munarim; Mariana M. Lisboa; Mellyssa da Costa Mol; Scheila Espíndola Antunes; Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro). Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional: a dialética local-global na cobertura dos jogos olímpicos de 2004. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

Este texto relata pesquisa coletiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva, ligado ao NEPEF/CDS/UFSC, cujo objetivo foi examinar como a relação global-local se expressa na mídia diante de um grande evento esportivo. O objeto de estudo foi a cobertura jornalística da mídia impressa de Santa Catarina nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004, focando especialmente os atletas olímpicos catarinenses e, dentre estes, os mais referidos. A análise permite concluir, entre outros aspectos, que embora o espaço destinado aos catarinenses seja pequeno em relação ao total da cobertura, os atletas mais referidos ocupam a expressiva maioria deste espaço.