Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2006.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 49.63 kB
Downloads: 991

ANTUNES, Scheila Espindola; PIRES, Giovani De Lorenzi. Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo: identificando algumas das estrutras de mediações das culturas juvenis. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Considerando o esporte assunto já naturalizado no cotidiano social por meio de diversas estruturas de mediação, nos destinamos estudar a recepção de jovens escolares ao discurso midiático-esportivo buscando conhecer algumas de suas estruturas de mediação. Analisamos, por meio de observação participante, parte do processo de recepção dos alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFSC, tendo como tema a Copa do Mundo/2006. A análise dos dados nos mostrou que apesar da televisão, seguida da internet confirmar-se como estrutura mediadora mais utilizada pelos jovens, a escola e a família ainda ocupam espaço significativo no campo das mediações desses sujeitos.

A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005) A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005)

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 43.53 kB
Downloads: 1322

AZEVEDO, Victor de Abreu; COSTA, Antonio Galdino; PIRES, Giovani De Lorenzi. A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005): análise preliminar de uma centena de textos. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Pesquisa de iniciação científica em desenvolvimento que apresenta, de forma preliminar, análise da produção na área de Educação Física e Mídia apresentada no GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE no período 1997-2005, perfazendo um total de 100 (cem) textos. À constatação do crescimento contínuo no número de trabalhos, se observa também o predomínio dos estudos sobre esporte e a tendência de estudos sobre o veículo televisão e de análise da produção midiática.

Fabricação do Corpo, Estática e Mimese Fabricação do Corpo, Estática e Mimese

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 155.76 kB
Downloads: 1503

BITENCOURT, Fernando G. Fabricação do Corpo, Estática e Mimese: ensaio sobre uma antropologia visual da política. Reunião Brasileira de Antropologia, 25. Anais eletrônicos.... Goiânia, 11-14/jul/2006

RESUMO

Nossa experiência moderna elegeu o ver e o ouvir, sentidos da distância, como suportes fundamentais de nossas relações com o mundo. Olfato, paladar e tato, os sentidos da proximidade, da mistura e talvez por isso do perigo, foram relegados ao plano secundário da vida. Apesar de que, numa perspectiva merleau-pontyana, quando vejo, meu olhar abraça o objeto, me põe em contato com aquilo que se oferece a mim enquanto pertencente ao meu mundo, temos em contrapartida a noção de que, este mundo abraçado pelo olhar é composto por uma distância, numa superfície que se configura por um ponto e um horizonte sobre o qual o olhar desnuda e apreende o objeto.

Moda/indumentáira em culturas juvenis Moda/indumentáira em culturas juvenis

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 51.91 kB
Downloads: 1132

COSTA, Antonio Galdino; PIRES, Giovani De Lorenzi. Moda/indumentáira em culturas juvenis: símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens de ensino médio. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

O presente estudo realizado no CEFETSC – Unidade de São José - buscou compreender o cotidiano dos jovens de ensino médio, alunos de primeira fase recémchegados a escola. De como estes constituem seus grupos tendo a moda/indumentária como um dos símbolos que facilita essa aproximação, como um símbolo de comunicação e identidade provisória. Perspectiva que a escola tem também a função de interagir com estes sujeitos para além do tempo/espaço da sala de aula, pois nestes espaços os jovens comunicam suas identidades, constituem seus grupos e se reconhecem neles.

Representações do esporte da mídia na cultura lúdica de crianças Representações do esporte da mídia na cultura lúdica de crianças

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 35.7 kB
Downloads: 1303

LISBOA, Mariana M. Representações do esporte da mídia na cultura lúdica de crianças: apresentando um projeto de investigação. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3 , Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Este artigo apresenta um projeto de dissertação de Mestrado em Educação Física (CDS/UFSC) que vem sendo realizado através da pesquisa-ação com crianças da 2a série do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis/SC. Nosso objetivo é identificar e compreender as representações sociais do esporte da televisão na cultura lúdica de crianças e suas possíveis transformações quando tematizadas na Educação Física escolar.