Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2006.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Cibercultura esportiva: o esporte sob a influência dos blogs Cibercultura esportiva: o esporte sob a influência dos blogs

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 45.21 kB
Downloads: 1461

PEREIRA, Rogério Santos. Cibercultura esportiva: o esporte sob a influência dos blogs. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Nos últimos anos presenciamos inúmeras transformações no cotidiano que foram impulsionadas pelo avanço tecnológico. A internet – em especial os blogs – liberaram o pólo de emissão da informação, permitindo que qualquer pessoa seja um potencial veiculador de informações e formador de opinião. O esporte serve de temática em espaços que convergem as telecomunicações com a informática. Presente em inúmeros espaços online, a cultura esportiva também ganhou espaço na interatividade dos blogs. Devemos assim cultivar o desafio de tematizar as informações veiculadas pelos múltiplos canais de comunicação fornecidos pelo universo dos blogs sob uma perspectiva pedagógica.

Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 59.37 kB
Downloads: 1376

PIRES, Giovani De Lorenzi et al. (Antonio Galdino Costa; Cássia Hack; Cristiano Mezzaroba; Diego Mendes; Fernando G. Bitencourt; Huáscar Sidorak Castro; Iracema Munarim; Mariana M. Lisboa; Mellyssa da Costa Mol; Scheila Espíndola Antunes; Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro). Catarinenses olímpicos na mídia impressa regional: a dialética local-global na cobertura dos jogos olímpicos de 2004. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Este texto relata pesquisa coletiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva, ligado ao NEPEF/CDS/UFSC, cujo objetivo foi examinar como a relação global-local se expressa na mídia diante de um grande evento esportivo. O objeto de estudo foi a cobertura jornalística da mídia impressa de Santa Catarina nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004, focando especialmente os atletas olímpicos catarinenses e, dentre estes, os mais referidos. A análise permite concluir, entre outros aspectos, que embora o espaço destinado aos catarinenses seja pequeno em relação ao total da cobertura, os atletas mais referidos ocupam a expressiva maioria deste espaço.

O Grupo de Santa Maria de Pesquisa em Educação Física e Mídia O Grupo de Santa Maria de Pesquisa em Educação Física e Mídia

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 57.25 kB
Downloads: 1380

PIRES, Giovani De Lorenzi; MEZZAROBA, Cristiano; MENDES, Diego; SILVA, Karla C. Mathoso, LISBOA, Mariana Mendonça Lisbôa, ANTUNES, Scheila E. O Grupo de Santa Maria de Pesquisa em Educação Física e Mídia: uma análise da sua produção. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Este texto relata parte de uma investigação coletiva, adotada como estratégia didática em Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Física/UFSC. O objetivo geral do trabalho foi efetuar um levantamento em fontes bibliográficas para identificar, entre outros aspectos, tendências e lacunas teórico-metodológicos da produção em Educação Física e Mídia. Este recorte trata especificamente da produção do chamado “Grupo de Santa Maria”, veiculada em periódicos e anais de eventos científicos.

Retrato da produção em Educação Física /Mídia no Brasil Retrato da produção em Educação Física /Mídia no Brasil

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 82.32 kB
Downloads: 1412

PIRES. Giovani De Lorenzi et al. (Mauro Betti; Fernando Gonçalves Bitencourt; Cássia Hack; Antonio Galdino da Costa, Clarete Erbs, Cristiano Mezzaroba, Diego Mendes, Eliane Gomes da Silva, Giancarlo Bruno, Mariana Lisbôa, Scheila Antunes, Karla Mathoso da Silva; Rita De Cassia Giassi; Manuela Lopes, Sirlínia Silvano; Vânia Vitório). Retrato da produção em Educação Física /Mídia no Brasil: notas preliminares. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

O texto relata pesquisa coletiva desenvolvida como atividade didática no Seminário Avançado de Pesquisa em Educação Física e Mídia do PPG/Educação Física/UFSC, em 2005/1. O objetivo do seminário foi efetuar um levantamento em fontes bibliográficas nacionais para identificar nos estudos em Educação Física e Mídia possíveis tendências e lacunas teóricometodológicas dos trabalhos, entre outros aspectos. Os dados foram interpretados em textos de três subgrupos, que analisaram recortes específicos e foram disponibilizados na página do LaboMídia (www.nepef.ufsc.br/labomidia).

Procurando respostas para a pergunta que é Educação Física? Procurando respostas para a pergunta que é Educação Física?

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 43.68 kB
Downloads: 1612

SILVA, Karla Cristina Mathoso; MEZZAROBA, Cristiano; ROMANSINI, Leandro Augusto; MÓL, Mellyssa da Costa. Procurando respostas para a pergunta que é Educação Física? A experiência da produção de um vídeo didático-pedagógico. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Este texto relata a experiência da produção de um vídeo didático-pedagógico, que foi uma estratégia de avaliação na disciplina de graduação “Educação Física, Esporte e Mídia” (ministrada em 2004/1 no CDS/UFSC).Procurando responder a tradicional pergunta “O que é Educação Física?”, dividimos as áreas de atuação em cinco grandes temas (Esporte, Educação, Saúde, Estética e Lazer), e em pequenos grupos, procurou-se entrevistar profissionais que atuassem/pesquisassem nas referidas sub-áreas. Assim, acreditamos que projetos semelhantes a este, nos moldes da Educação para a mídia (utilizando-a para além da ferramenta), contribuem para uma melhor formação – mais sólida, autônoma, crítica, participativa e criativa – em Educação Física.