Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2006.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 06/12/2012
Tamanho: 51.92 kB
Downloads: 1244

MENDES, Diego. Formação continuada de professores de Educação Física: uma proposta de educação para a mídia e com a mídia. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

O presente trabalho trata-se de um ensaio a respeito da formação continuada de professores de Educação Física para a mídia. O objetivo foi discutir a necessidade de incorporação de uma formação que possibilite o uso crítico da mídia na Educação Física por professores que já estão no exercício da prática docente. A discussão perpassa o entendimento de que somente assim pode-se, em um relativo espaço de tempo, incorporar efetivamente a mídia enquanto um conteúdo (mesmo que transversal) na Educação Física escolar.

A cultura das tecnologias comunicacionais na formação do professor de educação física A cultura das tecnologias comunicacionais na formação do professor de educação física

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 60.15 kB
Downloads: 1182

MENDES, Diego; MEZZAROBA, Cristiano. A cultura das tecnologias comunicacionais na formação do professor de educação física: limites e possibilidades pedagógicas das TIC's na voz dos acadêmicos. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2, Anais eletrônicos... Canoas/RS: 3-5/agosto/2006.

RESUMO


Nos dias atuais, as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) assumem um importante papel e um grande espaço na formação das pessoas. Isso se deve à enorme velocidade e quantidade de informações que são veiculadas diariamente no cotidiano de grande parcela da população através de tais tecnologias. A forte sedução estética exercida sobre nossos sentidos, visual e auditivo, pelas TIC’s, constituem-nas instrumentos privilegiados na transmissão, socialização e formação de valores e ideologias diversas.

Aproximações teóricas ao agendamento esportivo Aproximações teóricas ao agendamento esportivo

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 58.84 kB
Downloads: 1243

MEZZAROBA, Cristiano. Aproximações teóricas ao agendamento esportivo: na pauta, os jogos Pan-americanos no Brasil em 2007. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Este ensaio procura fazer algumas aproximações teóricas entre o agendamento esportivo, os jogos pan-americanos e os estudos de recepção, na tentativa de compreender tais relações com a Educação Física Escolar e de permitir um certo aprofundamento com as questões da mídia esportiva. Isto porque, no próximo ano, será realizado no Brasil um grande evento esportivo, e um embasamento teórico prévio auxiliará na compreensão da veiculação e utilização de tais jogos pela mídia televisiva brasileira, além de todas as repercussões no campo da Educação Física Escolar, por meio dos sentidos/significados que serão atribuídos pelos jovens a tais produtos midiáticos-esportivos.

Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 87.38 kB
Downloads: 1139

MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani De Lorenzi Pires. Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia: o voleibol masculino do Brasil em Atenas 2004. FIEP Bulletin , v. 76 “ special edition: article II, p. 66-69, 2006.

RESUMO

Em época de Olimpíadas, como a que ocorreu durante o mês de agosto de 2004, em Atenas, percebeu-se uma grande importância dada a este evento pela mídia. Um evento que celebrou o esporte mundial e procurou mostrar ao mundo novos heróis olímpicos, muita superação dos atletas e, acima de tudo, a importância de vencer. No Brasil, mais especificamente, devido ao fato de não havermos conseguido nenhuma medalha de ouro na Olimpíada de Sidney 2000, havia uma expectativa de que o mesmo não ocorresse.

As cinco peles do humano, negativos de uma narrativa contemporânea As cinco peles do humano, negativos de uma narrativa contemporânea

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 59.05 kB
Downloads: 2048

OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas. As cinco peles do humano, negativos de uma narrativa contemporânea. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2, Anais eletrônicos... Canoas/RS: 3-5/agosto/2006.

RESUMO


O presente texto é parte do projeto de doutoramento que está sendo desenvolvido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e que tem como principal foco entender e compreender as diversas “peles” que se enredam em nossas subjetividades e que se organizam e desorganizam no cotidiano escolar. O que me motiva e me leva a pensar um projeto de trabalho nesse tema, diz respeito a importante relação das imagens com o mundo contemporâneo4, a idéia de que uma idéia de “visibilidade”5 acompanha e congestiona o nosso cotidiano, fazendo com que as subjetividades organizem-se na idéia da aparência, e que essa orientação é favorecida pelas novas tecnologias de informação e comunicação, as quais orientam de forma dialética a nossa vida.