Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2006.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005) A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005)

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 43.53 kB
Downloads: 1630

AZEVEDO, Victor de Abreu; COSTA, Antonio Galdino; PIRES, Giovani De Lorenzi. A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005): análise preliminar de uma centena de textos. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Pesquisa de iniciação científica em desenvolvimento que apresenta, de forma preliminar, análise da produção na área de Educação Física e Mídia apresentada no GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE no período 1997-2005, perfazendo um total de 100 (cem) textos. À constatação do crescimento contínuo no número de trabalhos, se observa também o predomínio dos estudos sobre esporte e a tendência de estudos sobre o veículo televisão e de análise da produção midiática.

Cibercultura esportiva: o esporte sob a influência dos blogs Cibercultura esportiva: o esporte sob a influência dos blogs

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 45.21 kB
Downloads: 1695

PEREIRA, Rogério Santos. Cibercultura esportiva: o esporte sob a influência dos blogs. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Nos últimos anos presenciamos inúmeras transformações no cotidiano que foram impulsionadas pelo avanço tecnológico. A internet – em especial os blogs – liberaram o pólo de emissão da informação, permitindo que qualquer pessoa seja um potencial veiculador de informações e formador de opinião. O esporte serve de temática em espaços que convergem as telecomunicações com a informática. Presente em inúmeros espaços online, a cultura esportiva também ganhou espaço na interatividade dos blogs. Devemos assim cultivar o desafio de tematizar as informações veiculadas pelos múltiplos canais de comunicação fornecidos pelo universo dos blogs sob uma perspectiva pedagógica.

Procurando respostas para a pergunta que é Educação Física? Procurando respostas para a pergunta que é Educação Física?

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 43.68 kB
Downloads: 1777

SILVA, Karla Cristina Mathoso; MEZZAROBA, Cristiano; ROMANSINI, Leandro Augusto; MÓL, Mellyssa da Costa. Procurando respostas para a pergunta que é Educação Física? A experiência da produção de um vídeo didático-pedagógico. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Este texto relata a experiência da produção de um vídeo didático-pedagógico, que foi uma estratégia de avaliação na disciplina de graduação “Educação Física, Esporte e Mídia” (ministrada em 2004/1 no CDS/UFSC).Procurando responder a tradicional pergunta “O que é Educação Física?”, dividimos as áreas de atuação em cinco grandes temas (Esporte, Educação, Saúde, Estética e Lazer), e em pequenos grupos, procurou-se entrevistar profissionais que atuassem/pesquisassem nas referidas sub-áreas. Assim, acreditamos que projetos semelhantes a este, nos moldes da Educação para a mídia (utilizando-a para além da ferramenta), contribuem para uma melhor formação – mais sólida, autônoma, crítica, participativa e criativa – em Educação Física.

Fabricação do Corpo, Estática e Mimese Fabricação do Corpo, Estática e Mimese

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 155.76 kB
Downloads: 1832

BITENCOURT, Fernando G. Fabricação do Corpo, Estática e Mimese: ensaio sobre uma antropologia visual da política. Reunião Brasileira de Antropologia, 25. Anais eletrônicos.... Goiânia, 11-14/jul/2006

RESUMO

Nossa experiência moderna elegeu o ver e o ouvir, sentidos da distância, como suportes fundamentais de nossas relações com o mundo. Olfato, paladar e tato, os sentidos da proximidade, da mistura e talvez por isso do perigo, foram relegados ao plano secundário da vida. Apesar de que, numa perspectiva merleau-pontyana, quando vejo, meu olhar abraça o objeto, me põe em contato com aquilo que se oferece a mim enquanto pertencente ao meu mundo, temos em contrapartida a noção de que, este mundo abraçado pelo olhar é composto por uma distância, numa superfície que se configura por um ponto e um horizonte sobre o qual o olhar desnuda e apreende o objeto.

Símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias Símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 122.1 kB
Downloads: 1961

COSTA, Antonio Galdino da; PIRES, Giovani De Lorenzi. Símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens de ensino médio. Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, 1, Anais..., 2007.Florianópolis: SETEC, 2007 (CD-ROM).

RESUMO

O presente estudo, realizado no CEFETSC – Unidade de São José - buscou observar o cotidiano dos jovens de ensino médio, alunos de primeira fase recém-chegados a escola, visando compreender como um símbolo de comunicação e de identidade corporal provisória como a moda/indumentária pode facilitar a formação de grupos. Concebe como mais uma função da escola a interação com estes sujeitos para além do espaço/tempo da sala de aula, pois nestes espaços os jovens comunicam suas identidades, constituem seus grupos e se reconhecem neles.