Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2006.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Cibercultura esportiva: o esporte sob a influência dos blogs Cibercultura esportiva: o esporte sob a influência dos blogs

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 45.21 kB
Downloads: 1504

PEREIRA, Rogério Santos. Cibercultura esportiva: o esporte sob a influência dos blogs. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Nos últimos anos presenciamos inúmeras transformações no cotidiano que foram impulsionadas pelo avanço tecnológico. A internet – em especial os blogs – liberaram o pólo de emissão da informação, permitindo que qualquer pessoa seja um potencial veiculador de informações e formador de opinião. O esporte serve de temática em espaços que convergem as telecomunicações com a informática. Presente em inúmeros espaços online, a cultura esportiva também ganhou espaço na interatividade dos blogs. Devemos assim cultivar o desafio de tematizar as informações veiculadas pelos múltiplos canais de comunicação fornecidos pelo universo dos blogs sob uma perspectiva pedagógica.

Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 87.38 kB
Downloads: 1211

MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani De Lorenzi Pires. Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia: o voleibol masculino do Brasil em Atenas 2004. FIEP Bulletin , v. 76 “ special edition: article II, p. 66-69, 2006.

RESUMO

Em época de Olimpíadas, como a que ocorreu durante o mês de agosto de 2004, em Atenas, percebeu-se uma grande importância dada a este evento pela mídia. Um evento que celebrou o esporte mundial e procurou mostrar ao mundo novos heróis olímpicos, muita superação dos atletas e, acima de tudo, a importância de vencer. No Brasil, mais especificamente, devido ao fato de não havermos conseguido nenhuma medalha de ouro na Olimpíada de Sidney 2000, havia uma expectativa de que o mesmo não ocorresse.

Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 49.63 kB
Downloads: 1067

ANTUNES, Scheila Espindola; PIRES, Giovani De Lorenzi. Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo: identificando algumas das estrutras de mediações das culturas juvenis. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Considerando o esporte assunto já naturalizado no cotidiano social por meio de diversas estruturas de mediação, nos destinamos estudar a recepção de jovens escolares ao discurso midiático-esportivo buscando conhecer algumas de suas estruturas de mediação. Analisamos, por meio de observação participante, parte do processo de recepção dos alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFSC, tendo como tema a Copa do Mundo/2006. A análise dos dados nos mostrou que apesar da televisão, seguida da internet confirmar-se como estrutura mediadora mais utilizada pelos jovens, a escola e a família ainda ocupam espaço significativo no campo das mediações desses sujeitos.

Fabricação do Corpo, Estática e Mimese Fabricação do Corpo, Estática e Mimese

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 155.76 kB
Downloads: 1635

BITENCOURT, Fernando G. Fabricação do Corpo, Estática e Mimese: ensaio sobre uma antropologia visual da política. Reunião Brasileira de Antropologia, 25. Anais eletrônicos.... Goiânia, 11-14/jul/2006

RESUMO

Nossa experiência moderna elegeu o ver e o ouvir, sentidos da distância, como suportes fundamentais de nossas relações com o mundo. Olfato, paladar e tato, os sentidos da proximidade, da mistura e talvez por isso do perigo, foram relegados ao plano secundário da vida. Apesar de que, numa perspectiva merleau-pontyana, quando vejo, meu olhar abraça o objeto, me põe em contato com aquilo que se oferece a mim enquanto pertencente ao meu mundo, temos em contrapartida a noção de que, este mundo abraçado pelo olhar é composto por uma distância, numa superfície que se configura por um ponto e um horizonte sobre o qual o olhar desnuda e apreende o objeto.

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 06/12/2012
Tamanho: 51.92 kB
Downloads: 1327

MENDES, Diego. Formação continuada de professores de Educação Física: uma proposta de educação para a mídia e com a mídia. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

O presente trabalho trata-se de um ensaio a respeito da formação continuada de professores de Educação Física para a mídia. O objetivo foi discutir a necessidade de incorporação de uma formação que possibilite o uso crítico da mídia na Educação Física por professores que já estão no exercício da prática docente. A discussão perpassa o entendimento de que somente assim pode-se, em um relativo espaço de tempo, incorporar efetivamente a mídia enquanto um conteúdo (mesmo que transversal) na Educação Física escolar.