Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2006.

Educação Física & novas linguagens comunicacionais Educação Física & novas linguagens comunicacionais

Date modified: 15/05/2012

MENDES, Diego; PIRES, Giovani De Lorenzi. Educação Física & novas linguagens comunicacionais: sentidos e significados da produção de recursos audiovisuais na formação de professores. Revista Pensar a Prática, Revista Pensar a Prática v. 9, n.2, p. 181-196 , jul-dez/2006.

O Laboratório de Mídia – LaboMídia – do Centro de Desportos/UFSC oportuniza a seus acadêmicos, pós-graduandos e docentes uma aproximação com os temas ligados à relação Educação Física, Mídia e Novas Tecnologias de Informação, como a produção de materiais audiovisuais. O presente trabalho relata pesquisa que teve como objetivo investigar os significados atribuídos à produção de vídeos na formação em Educação Física. A metodologia contou com a realização de grupos focais com os sujeitos que mais produziram vídeos no LaboMídia no período 2003/2004, e análise de conteúdo de seus depoimentos. Observou-se que, além de estratégia didática, a produção de vídeos pode contribuir na preparação dos professores de Educação Física quanto ao uso autônomo e crítico da mídia no cotidiano escolar.

Feliz na contemporaneidade: saúde e estética no discurso de Veja Feliz na contemporaneidade: saúde e estética no discurso de Veja

Date modified: 15/05/2012

MÓL, Mellyssa da Costa; PIRES, Giovani De Lorenzi. Feliz na contemporaneidade: saúde e estética no discurso de Veja. Revista Corpoconsciência. V. 10, n. 1, p.23-38, jan/jun. 2006.

A valorização da saúde e da estética não é novidade, nova é a proporção que tal fenômeno assumiu na contemporaneidade. É cada vez maior o apelo à uma aparência saudável e bela, e a retardar o processo de envelhecimento. Com as descobertas científicas e tecnológicas, as possibilidades de intervenção sobre o corpo são cada vez maiores. E a mídia tem se mostrado uma aliada deste projeto, divulgando estratégias miraculosas como ginásticas, dietas, tratamentos, receitas de como ficar mais bonito e mais saudável. Considerando que a mídia influencia diretamente nas percepções de realidade, o que acaba chegando aos campos de intervenção profissional da Educação Física, este estudo teve como objetivo verificar as estratégias de construção do discurso midiático de Veja acerca das temáticas da saúde e da estética. Trata-se de uma investigação exploratória, de abordagem qualitativa, que analisa um produto midiático. O corpus de análise é constituído por 32 exemplares da Veja e mais uma edição especial da revista. A intepretação do material foi feita por análise de conteúdo. Observou-se que o principal eixo norteador das narrativas supõe o corpo belo como sinônimo de corpo saudável, relacionando-o aos universos da atividade física, nutrição e intervenções tecnológicas sobre o corpo. Por fim, discute-se a importância da educação para a mídia para a formação de indivíduos autônomos e críticos frente ao que é veiculado pelos meios de comunicação.

Saúde e estética na mídia impressa brasileira Saúde e estética na mídia impressa brasileira

Date modified: 15/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi; MÓL, Mellyssa da Costa. Saúde e estética na mídia impressa brasileira: um estudo sobre o tema nas revistas Veja, Época e Isto é. Caderno do NUTE/LCE/UFRJ.

Em julho/2004, Veja, Isto É e Época saíram com matérias de capa relacionadas à saúde e estética corporal. Nosso objetivo foi investigar como isso foi tematizado no discurso midiático. Para interpretação foram utilizadas análise de conteúdo e semiótica. Observou-se que: a) predominam um discurso médicocientífico e um subdiscurso, jornalístico, pouco rigoroso; b) as narrativas expressam ambigüidade entre saúde e estética; c) há um apelo ao erotismo: corpos femininos seminus revelam novos contornos corporais.

Televisão, representações sociais e cultura de movimento Televisão, representações sociais e cultura de movimento

Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012

LISBOA, Mariana Mendonça; PIRES, Giovani De Lorenzi. Televisão, representações sociais e cultura de movimento: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância. Motrivivência , ano 16, n. 23, p. 119-141. Florianópolis: dezembro/2004 (circ. em jun/2006).

O presente texto caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho fundamentador, que teve como objetivo refletir a respeito das relações que envolvem a produção de representações sociais sobre a cultura de movimento/Educação Física, em função da centralidade da mídia televisivana organização do cotidiano infantil e o modo como as experiências das crianças vêm se configurando neste contexto. Presentes em variados gêneros e programas, especialmente naqueles destinados à audiência infantil, essas informações e imagens sobre conteúdos e temáticas da cultura de movimento podem se constituir em representações que acabam colonizando o imaginário infantil.