Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2007.

A Área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas A Área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas

Date modified: 22/05/2012

BIANCHI, Paula, SOARES, Andresa; TONETTI, Cláudio. A Área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas inserida nos desenhos curriculares dos cursos de formação em Educação Física. In: SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSC E MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS, 8, Florianópolis, 2007. Anais... Florianópolis/SC: UFSC, 2007. (CD-ROM).

Não tem o arquivo

A formação profissional em educação física A formação profissional em educação física

Date modified: 22/05/2012

BIANCHI, Paula; HATJE, Marli. A formação profissional em educação física: um estudo a partir do CEFD/UFSM. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

O objetivo do estudo foi analisar a formação de professores de Educação Física permeada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no CEFD/UFSM, a partir da análise teórica sobre conceitos e características das TICs e formação de professores; da análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física-Licenciatura do CEFD/UFSM e de entrevistas. Verificou-se que as TICs estão reconfigurando as atuais formas de espaço e tempo, transformando as representações sociais, de trabalho e o modo como se concebem e constroem as qualificações. Essa realidade requer uma “nova” atitude do professor, pessoas mais qualificadas, infra-estrutura e metodologias problematizadoras.

A mídia nas aulas de educação física A mídia nas aulas de educação física

Date modified: 22/05/2012

RIBEIRO, Sérgio Dorenski; SANTOS, Cássia Fernanda. A mídia nas aulas de educação física: uma possibilidade. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

Esta pesquisa é fruto do trabalho monográfico, que teve como principal objetivo analisar a utilização dos recursos midiáticos (Tv, vídeo-casset, câmera, máquina fotográfica entre outros), nas aulas de Educação Física. Acreditamos que a educação do cidadão para ler as mídias, é também atributo da escola, e esta deve estar preparada para este “novo” desafio. Em nossa pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso, e através da observação participante partimos para a criação e recriação da mídia na qual, em conjunto com os alunos, elaboramos roteiros, nosso jornal, filme, resultando na autonomia e emancipação dos envolvidos.

A produção do GTT Educação Física, comunicação e mídia/CBCE A produção do GTT Educação Física, comunicação e mídia/CBCE

Date modified: 22/05/2012

AZEVEDO, Victor A.; BETTI, Mauro; COSTA, Antonio Galdino; PIRES, Giovani De Lorenzi. A produção do GTT Educação Física, comunicação e mídia/CBCE até período 1997-2005: estudo de uma centena de textos. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

Essa pesquisa apresenta análise da produção na área de Educação Física e Mídia apresentada no GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE no período 1997-2005, perfazendo um total de 100 textos. À constatação do crescimento contínuo no número de trabalhos, observa-se também o predomínio dos estudos sobre esporte, relacionados à televisão e às TIC´s, e um aumento dos estudos sobre Educação Física e Mídia (formação profissional) e de análises da produção midiática.

A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005) A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005)

Date modified: 22/05/2012

AZEVEDO, Victor A.; COSTA, Antonio Galdino; PIRES, Giovani De Lorenzi. A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005): aná¡lise preliminar de uma centena de textos. SEPEx - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão/UFSC, 6. Anais... Florianópolis: PRCE/UFSC, 16 a 19 de maio de 2007.