Capítulos de Livros

Acesso aberto aos capítulos de livros publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2007.

Educação física e mídia: primeiras aproximações na UFS Educação física e mídia: primeiras aproximações na UFS

Date modified: 22/05/2012

RIBEIRO, Sérgio Dorenski; SANTOS, Cássia Fernanda. Educação física e mídia: primeiras aproximações na UFS. In: GRUNENNVALDT, J. T. et al. (orgs.). Educação Física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: UFS, Depto. de Educação Física, 2007 (ISBN 85-782-2010-5).

Este estudo é fruto das primeiras aproximações entre a Educação Física e Mídia no contexto do Curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Representa assim, a continuidade desta aproximação, com base do que se constituiu na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – em que lá, fora consolidada em forma de disciplina acadêmica, no Curso de Educação Física, na Especialização (Lato e Stricto Sensu); na formação de grupos de estudos (Observatório da Mídia Esportiva); bem como, da criação de um laboratório de mídia (Labomídia).

Esporte educacional ... existe? Esporte educacional ... existe?

Date modified: 22/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi; SILVEIRA, Juliano. Esporte educacional ... existe? Tarefa e compromisso da educação física com o esporte. In: SILVA, Mauricio Roberto (org.). Esporte, educação, estado e sociedade. Chapecó: Argos, 2007. (ISBN 978-85-98981-75-8).

O presente texto, não mais que um ponto de vista, insere-se no esforço coletivo de se buscar elementos que possibilitem refletir sobre as políticas públicas, sobre as ações governamentais e as do chamado terceiro setor, em relação ao esporte e ao lazer em nosso país. Sem a pretensão de efetuarmos um grande balanço do campo, nossa intenção é somente a de resgatar alguns aspectos da trajetória recente de um dado recorte deste fenômeno, que é o do esporte educacional e, mais especificamente, o escolar, em itens que seguem essa “preliminar”, os quais denominamos, metaforicamente, “entrando em campo”, “primeiro tempo” e “segundo tempo”. Na “prorrogação”, sugerimos algumas considerações a serem observadas/refletidas com vistas ao desenvolvimento do conteúdo esporte no âmbito da escola.

Notas sobre o GTT de Comunicação e Mídia do CBCE Notas sobre o GTT de Comunicação e Mídia do CBCE

Date modified: 22/05/2012

LEIRO, Augusto César Rios; PIRES, Giovani De Lorenzi; BETTI, Mauro. Notas sobre o GTT de Comunicação e Mídia do CBCE: históia, sujeitos e desafios estratégicos. In: CARVALHO, Y.M.; LINHALES, M.A. (orgs.). Política científica e produção de conhecimento em Educação Física. Goiânia: CBCE, 2007(ISBN 978-85-8896810-3).

O presente texto dialoga sobre a história do GTT Comunicação e Mídia (GTT-CM) como fórum técnico-científico no âmbito do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), diz dos seus sujeitos e da sua produção discursiva e literária e apresenta o que consideramos seus desafios estratégicos para um plano decenal de atuação.

O esporte e os meios de comunicação de massa O esporte e os meios de comunicação de massa

Date modified: 22/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi. O esporte e os meios de comunicação de massa: relações de parceria e tensão, possibilidades de superação? In: GRUNENNVALDT, J. T. et al. (orgs.). Educação Física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: UFS, Depto. de Educação Física, 2007 (ISBN 85-782-2010-5).

Parece não restar muitas dúvidas quanto à importância que o esporte adquiriu na sociedade contemporânea. Sua onipresença na vida cotidiana atual faz com que ele seja praticado, assistido e discutido a toda hora, em todas as rodas, de todas as classes sociais. Na verdade, desde criança, convivemos com o esporte de uma forma aparentemente espontânea, quase natural. Seria quase impossível imaginar crescermos hoje sem esse contato tão precoce e, ao mesmo tempo, tão definitivo com a experiência esportiva.

Revisitando os interesses intelectuais do lazer mediante as inovações tecnológicas Revisitando os interesses intelectuais do lazer mediante as inovações tecnológicas

Date modified: 22/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi; ANTUNES, Scheila E. Revisitando os interesses intelectuais do lazer mediante as inovações tecnológicas de informação/comunicação. In: MARCELLINO, Nelson C. (org.). Lazer e Cultura. Campinas: Alínea, 2007. (ISBN 978-85-7516-222-4)

Uma consulta ao buscador Google na internet (www.google.com.br), somente em língua portuguesa, dá conta que existem mais de 630 páginas digitais que contém referências a Joffre Dumazedier. Uma outra consulta, agora ao CD ROM que contém os anais digitais do GTT Lazer do XIV CONBRACE/CBCE, permite verificar que, em trinta e três (33) textos publicados (comunicações orais e pôsteres), há referências a obras do sociólogo frances em oito (8) trabalhos, sem considerar as citações a outros autores identificados com ele, como Nelson C. Marcellino e Luiz Octávio de Camargo.