Outras produções

Acesso aberto a outras produções publicadas pelos integrantes do LaboMídia em 2008.

"PRESS START": POSSIVILIDADES EDUCATIVAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS. "PRESS START": POSSIVILIDADES EDUCATIVAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS.

Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012

AZEVEDO, Victor. “Press Start”: possibilidades educativas dos jogos eletrônicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física). Florianópolis: UFSC, Centro de Desportos, 26/11/2008.

Nesta monografia de conclusão do curso de licenciatura plena em Educação Física, temos como perguntas de partida: como o fenômeno dos jogos eletrônicos (JE’s) é compreendido pelos pesquisadores das áreas da Educação e da Educação Física brasileira? E, a partir dessa questão, quais são as possibilidades educativas dos JE’s percebidas nestas áreas? Como resultado de nossa pesquisa, podemos dizer que os textos analisados têm enfoque amplo sobre o tema, porém pouco aprofundando as diversas questões por eles levantadas. Os autores apontam que os JE's veiculam diversos valores e podem desenvolver várias habilidades e conhecimentos em seus jogadores, podendo ser utilizados como proposta educativa com a mediação dos professores nas escolas. No entanto, diversas barreiras, como a formação inicial e continuada dos professores que não problematiza os JE’s, e os recursos tecnológicos escassos existentes nas escolas, deverão ser vencidas para a inserção destes jogos como proposta educativa.

OBSERVATÓRIO DA MÍDIA ESPORTIVA OBSERVATÓRIO DA MÍDIA ESPORTIVA

Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi (org.) et al. Observatório da Mídia Esportiva: a cobertura jornalística dos jogos abertos de Santa Catarina. Florianópolis: Nova Letra, 2008.

A presente publicação é uma versão adaptada do relatório da pesquisa “Observatório da mídia esportiva: acompanhamento e análise da cobertura jornalística do esporte e do lazer na mídia catarinense”, desenvolvida entre 2007 e 2008 pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva/UFSC, com apoio financeiro da Rede CEDES, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, obtido por seleção em chamada pública/edital daquela Secretaria. A pesquisa teve como foco a cobertura jornalística da etapa final da 47ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jaraguá do Sul, novembro de 2007) realizada por parte de veículos de mídia do Estado.