Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2008.

DEZ ANOS DO GTT EDUCAÇÃO FÍSICA, COMUNICAÇÃO E MÍDIA (CONBRACE/CBCE) DEZ ANOS DO GTT EDUCAÇÃO FÍSICA, COMUNICAÇÃO E MÍDIA (CONBRACE/CBCE)

Date modified: 22/05/2012

AZEVEDO, Victor; COSTA, Antonio Galdino; PIRES, Giovani De Lorenzi. DEZ ANOS DO GTT EDUCAÇÃO FÍSICA, COMUNICAÇÃO E MÍDIA (CONBRACE/CBCE): análise de percurso e tendências. Congresso Brasileiro de Informação e Documentação Esportiva, 2, Anais... Belo Horizonte: UFMG/CEV/Ministério do Esporte, dezembro/2008.

o presente texto apresenta análise da produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia do CONBRACE/CBCE. Aqui buscamos classificar os principais itens pesquisados em cada categoria de análise, ao longo dos seis eventos. Objetivamos, com isso, identificar as principais tendências e os caminhos percorridos pelos pesquisadores nas suas produções acadêmicas. Com a inclusão dos dados do evento de 2007 (Recife), algumas tendências se confirmaram em relação a estudos anteriores, enquanto que outras se modificaram significativamente, como é o caso dos principais grupos conceituais referidos e desenhos metodológicos.

A COBERTURA JORNALÍSTICA DO PAN A COBERTURA JORNALÍSTICA DO PAN

Date modified: 22/05/2012

QUARANTA, André; GARCIA, Luciana Carolline Pina; ARAGÃO, Paula; RIBEIRO, Sérgio Dorenski. A cobertura jornalística do PAN: recortes da mídia impressa acerca dos atletas sergipanos. Congresso de Educação Física para a Educação Básica: O lugar da Educação Física na Educação Básica, 1; Semana de Educação Física do  DEF-UFS, 6, Anais... Aracaju/SE: 6 a 8/10/2008.

O objetivo deste estudo foi analisar a cobertura jornalística acerca dos atletas sergipanos que participaram do “Pan Rio-2007” a partir da mídia impressa local. De enfoque descritivo, procedemos com a seleção, captura e transcrição das matérias veiculadas. Percebemos que apesar do desejo em conquistar um título nesta competição, é almejada a vaga olímpica. O Evento Internacional parece-nos que representa a deixa para se mencionar o esporte em Sergipe, tendo em vista que todos os atletas residem fora do estado. “Transparece” pelo olhar da mídia que os sujeitos da pesquisa estão em foco constantemente, desaparecendo logo após os jogos.

A COBERTURA JORNALÍSTICA DO PAN A COBERTURA JORNALÍSTICA DO PAN

Date modified: 22/05/2012

QUARANTA, André; GARCIA, Luciana Carolline Pina; RIBEIRO, Sérgio Dorenski. A cobertura jornalistica do PAN: recortes da mídia impressa acerca dos atletas sergipanos. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 4, Anais... Faxinal do Céu - Pinhão/PR: CBCE, setembro/2008.

A COBERTURA JORNALÍSTICA DOS JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA/2007 A COBERTURA JORNALÍSTICA DOS JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA/2007

Date modified: 22/05/2012

BIANCHI, Paula et al. A cobertura jornalística dos Jogos Abertos de Santa Catarina/2007: análises preliminares da mídia impressa. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 4, Anais... Faxinal do Céu - Pinhão/PR: CBCE, setembro/2008.

De forma preliminar e parcial, são apresentados dados referentes à cobertura jornalística da 47ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jaraguá do Sul/2007) na mídia impressa daquele Estado, que é parte de uma pesquisa mais ampla, em desenvolvimento junto ao Observatório da Mídia Esportiva/UFSC e integrada à Rede CEDES/Ministério do Esporte. Pela análise de 139 matérias identificadas em 22 edições de dois jornais, foram identificados os enfoques mais presentes distribuídos em categorias empíricas e as modalidades mais referidas, o que viabiliza a configuração de um perfil da cobertura jornalística regional.

Date modified: 22/05/2012

MUNARIM, Iracema et al. A cobertura jornalística dos Jogos Abertos de Santa Catarina/2007: análises preliminares da mídia televisiva. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 4, Anais... Faxinal do Céu - Pinhão/PR: CBCE, setembro/2008.

Apresentamos os dados preliminares referentes à cobertura televisiva da 47ª edição dos JASC (Jaraguá do Sul/2007), que consiste numa parte de uma pesquisa mais ampla, em desenvolvimento junto ao Observatório da Mídia Esportiva/UFSC e integrada à Rede CEDES/Ministério do Esporte. Foram consideradas matérias jornalísticas veiculadas em duas emissoras de televisão durante a realização dos JASC; relatos do acompanhamento de uma equipe de televisão e fragmentos de entrevistas com jornalistas envolvidos no evento. Durante a descrição e discussão dos dados foram identificados os enfoques mais presentes distribuídos em categorias empíricas (e as modalidades mais referidas,) o que viabilizou a configuração de um perfil da cobertura jornalística televisiva regional.