Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2008.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

 A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 519.86 kB
Downloads: 959

PIRES, Giovani De Lorenzi; LISBOA, Mariana Mendonça; ANTUNES, Scheila E. MEZZAROBA, Cristiano; MENDES, Diego S.; SILVA, Karla C. Mathoso; AZEVEDO, Victor Abreu. A Pesquisa em Educação Física e Mídia: pioneirismo, contribuições e críticas ao “Grupo de Santa Maria”. Revista Movimento. Porto Alegre: ESEF/UFRGS, Volume 14, número 3, p. 33-52, dezembro/2008.

RESUMO

Este texto relata parte de uma investigação coletiva adotada como estratégia didática (pesquisa como princípio educativo) em Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo geral do trabalho foi efetuar um levantamento, em fontes bibliográficas, para identificar, entre outros aspectos, as tendências e lacunas teórico-metodológicas da produção em Educação Física e Mídia. Este recorte trata especificamente da produção do chamado “Grupo de Santa Maria”, veiculada em periódicos e anais de eventos científicos.

A PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA A PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 68.92 kB
Downloads: 1129

BIANCHI, Paula. A presença das tecnologias de informação e comunicação na Educação Física permeada pelo discurso da indústria cultural. Lecturas: Educación Fisica y Deportes (revista digital), disponível em <http://www.efdeportes.com/efd120> . Buenos Aires - Ano 13 - N° 120 - Maio de 2008.

RESUMO

Apresentar subsídios teóricos que possam contribuir com a análise e discussão mais aprofundada das relações entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a Educação Física permeada pelo discurso da indústria cultural é o objetivo central deste estudo. O progresso e as inovações tecnológicas provocam mudanças aceleradas no modo de vida da sociedade, nas formas de educar e aprender, nas concepções de ensino e nas qualificações. No entanto, observa-se que existe acerca do apogeu das tecnologias um discurso muito eficaz produzido pela então chamada indústria cultural, que se refere ao fetichismo criado em torno das TICs. Esse fetichismo promove um certo encantamento sobre as TICs, suas possibilidades e seus produtos, leva ao consumo exacerbado, conduz à substituição gradativa do real pelo simulacro, e “dita” regras de como as pessoas devem sentir, pensar e agir para alcançar a “felicidade eterna”, a medida que nos apresentam o que é certo e aquilo que deve ser descartado. Os meios de comunicação constituem os condutores do discurso da indústria cultural. Entre os programas que mais chamam a atenção está o esportivo. A Educação Física componente curricular que trata pedagógica e cientificamente dos conteúdos da cultura de movimento, sempre manteve uma relação muito próxima com as mídias e a aplicação de tecnologias, no que se refere ao esporte de rendimento e a aquisição de formas estéticas socialmente reconhecidas como padrão de beleza. Essa relação é potencializada pelo discurso midiático, que por sua capacidade de recorte/recriação da realidade, produz evidências confirmadoras e obscurece os argumentos contrários. A educação é, portanto, o principal caminho para “libertar” o homem e torná-lo capaz de refletir e agir diante de uma possível realidade fabricada produzida pelas mídias e pela indústria cultural.

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 114.07 kB
Downloads: 808

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi; VANZIN, Tarcísio. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Educação de Florianópolis: possibilidades para a Educação (Física). Revista Linhas /FAED-UDESC, v.9, n.2, 2008.

RESUMO

O objetivo central desse estudo é diagnosticar a realidade de implantação e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas salas informatizadas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Santa Catarina e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem e com a prática pedagógica dos professores, de modo especial, os de Educação (Física). O estudo de caráter exploratório buscou as respostas, através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semi-estruturadas com professoras coordenadoras de salas informatizadas. Apesar das mudanças provocadas pela inclusão das TICs na educação, observou-se que a Educação (Física) ainda não apresenta inserções sistemáticas neste campo.

MÍDIA E ESPORTE MÍDIA E ESPORTE

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 161.23 kB
Downloads: 1220

BIANCHI, Paula et al. A cobertura jornalística dos Jogos Abertos de Santa Catarina/2007: análises preliminares da mídia impressa. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 4, Anais... Faxinal do Céu - Pinhão/PR: CBCE, setembro/2008.

RESUMO

De forma preliminar e parcial, são apresentados dados referentes à cobertura jornalística da 47ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jaraguá do Sul/2007) na mídia impressa daquele Estado, que é parte de uma pesquisa mais ampla, em desenvolvimento junto ao Observatório da Mídia Esportiva/UFSC e integrada à Rede CEDES/Ministério do Esporte. Pela análise de 139 matérias identificadas em 22 edições de dois jornais, foram identificados os enfoques mais presentes distribuídos em categorias empíricas e as modalidades mais referidas, o que viabiliza a configuração de um perfil da cobertura jornalística regional.

O ESPORTE NOS PROJETOS SOCIAIS: O ESPORTE NOS PROJETOS SOCIAIS:

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 41.28 kB
Downloads: 1035

MEZZAROBA, Cristiano. O esporte nos projetos sociais: reflexões através das contribuições de Norbert Elias. Lecturas: Educación Física y Deportes (revista digital). Buenos Aires: Ano 13, n. 124, 2008.

RESUMO

Este breve ensaio procura discutir a temática do esporte, entendendo-o como um dos campos do processo civilizador e sua grande utilização nos projetos sociais existentes atualmente em nosso pais. Para isso, utiliza-se de referencial teórico de Norbert Elias, e tem-se como questão central pensar a respeito do por que o esporte ser tão utilizado em projetos sociais, sem a pretensão de encontrar uma resposta definitiva, mas de descobrir elementos que permitam um aprofundamento no tema.