Outras produções

Acesso aberto a outras produções publicadas pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

"OBSERVANDO" O PAN RIO/2007 NA MÍDIA "OBSERVANDO" O PAN RIO/2007 NA MÍDIA

Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi (org.) et al. “Observando” o Pan Rio/2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009. (ISBN 9788562946004)

INTRODUÇÃO

A realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em julho de 2007, mais do que o maior evento esportivo das Américas, constituiu-se naquilo que se pode classificar como um espetáculo midiático-esportivo, com ampla cobertura da imprensa brasileira. Antes mesmo do início das competições, a mídia já pautava sua realização através de diferentes matérias e enfoques, visando criar expectativas e garantir antecipadamente a audiência, numa planejada ação de agendamento (MEZZAROBA, 2008).
A mídia televisiva, de forma especial, foi a que mais se destacou na cobertura propriamente dita, com várias transmissões ao vivo nas grades de programação de canais abertos e por assinatura. A Rede Globo de Televisão, além de ter feito talvez a maior cobertura do ponto de vista temporal e de abrangência de modalidades, havia sido escolhida previamente para, numa parceria com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e apoios institucionais de empresas estatais, realizar um trabalho de divulgação do evento em âmbito nacional, por meio de estratégias que reforçavam aspectos culturais regionais (p. ex.: o “passeio” da Tocha Olímpica pelo país) ou buscavam promover interatividade com a população (como a escolha do nome do mascote do Pan). Havia também, em tal iniciativa, uma tentativa de “nacionalizar” os Pan-Americanos, isto é, tratá-los como “o Pan do Brasil” (cumprindo a tradição olímpica, os jogos levavam o nome da cidade em que seria realizada: Rio/2007), para ampliar o alcance do apelo dos Jogos visando que eles fossem apropriados pelo conjunto da sociedade brasileira – especialmente consumidores e patrocinadores.

Acesse o livro na integra (Copie e cole esse link em seu navegador):