Acesso aberto aos artigos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

AS ESPECIFICIDADES E OS POSSÍVEIS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS ESPECIFICIDADES E OS POSSÍVEIS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tamanho: 1.58 MB
Downloads: 2015

[LIMA, Elaine]; MUNARIM, Iracema; PERSKE, Carin Lissiane; GALVÃO, Luciano Gonzaga. As especificidades e os possíveis conteúdos da Educação Física na educação infantil: refletindo sobre movimento, brincadeira e tempo-espaço. Motrivivência, ano 19, n.29, p. 103-128, dez./2007 (circ. agosto/2009). Disponível em www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia.

O espaço e o tempo da Educação Física na Educação Infantil é um tema que suscita muitas tensões, principalmente, no que diz respeito à sua especificidade. Sendo assim, trazemos para a discussão questões como os conteúdos da Educação Física na Educação Infantil, considerando o momento histórico que estamos vivendo na educação brasileira. Para tal intento, nossa discussão perpassa a produção científica do campo da Educação Física e a realidade da prática pedagógica desta área na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino da cidade de Florianópolis, SC.

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS

Date modified: 09/05/2012

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi Pires, VANZIN, Tarcizio. As tecnologias de informação e comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a Educação (Física). Linhas, v. 9, n. 2, p. 55–75, jul./dez. 2008 (circ. fev/2009). Disponível em http://www.periodicos.udesc.br/linhas/ojs//viewissue.php?

O objetivo central desse estudo é diagnosticar a realidade de implantação e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas salas informatizadas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Santa Catarina) e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem e com a prática pedagógica dos professores, de modo especial os de Educação (Física). O estudo de caráter exploratório buscou as respostas através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semi-estruturadas com professoras coordenadoras de salas informatizadas. Apesar das mudanças provocadas pela inclusão das TICs na educação, observou-se que a Educação (Física) ainda não apresenta inserções sistemáticas neste campo.

CONSTRUINDO DIÁLOGOS EM MÍDIAEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTRUINDO DIÁLOGOS EM MÍDIAEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

Date modified: 09/05/2012

SOUZA, Daniel Minuzzi de; CAETANO, Angélica; PIRES, Giovani De Lorenzi.  Construindo diálogos em mídia-educação e Educação Física: algumas reflexões a partir de estudos do Observatório da Mídia Esportiva/UFSC. Revista Conhecimento On-line. Rio Grande do Sul, n. 1, v. 1, 2009. Disponível em: www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

Considerando o desenvolvimento tecnológico dos discursos midiáticos, em nosso caso, o discurso midiáticoesportivo, se faz necessário que estejamos preparados para melhor compreender e interagir com estas narrativas. Dessa forma, a mídiaeducação constituise numa possibilidade conceitual e metodológica para a formação do sujeitoreceptor crítico, reflexivo e produtor de conhecimento na escola. Este trabalho apresenta aproximações entre educação e comunicação e, por conseguinte, da mídiaeducação na Educação Física escolar, acabando por destacar pesquisas do grupo de estudos Observatório da Mídia Esportiva (UFSC) que abordaram essa temática.

DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO

Date modified: 09/05/2012

MENDES, Diego; PIRES, Giovani De Lorenzi. Desvendando a janela de vidro: relato de uma experiência escolar de mídia-educação e educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 30, n. 3, p. 79-94, maio 2009.

O presente trabalho relata pesquisa-ação relacionada ao tema da mídia-educação, realizada em uma escola pública de Florianópolis (SC). O trabalho desenvolvido envolveu quatro professores da mesma escola, tendo sido elaborado e dirigido pela professora de educação física. A pesquisa possibilitou a refl exão e tematização do discurso midiático no âmbito das aulas de educação física escolar a partir dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O trabalho possibilitou ainda a produção cultural dos alunos, além de ter-se constituído em estratégia indireta de formação contínua dos professores para a temática.

ESBOÇO SOBRE ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO FUTEBOL E DA COPA DO MUNDO PARA O BRASIL ESBOÇO SOBRE ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO FUTEBOL E DA COPA DO MUNDO PARA O BRASIL

Date modified: 09/05/2012

BITENCOURT, Fernando G. Esboço sobre algumas implicações do futebol e da copa do mundo para o Brasil: identidade e ritos de autoridade. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 30, n.3, maio/2009.

O presente trabalho discute as relações entre esporte e identidade nacional. Refl ito sobre o papel do futebol – e da seleção brasileira de futebol – no processo de constituição do “ser brasileiro”, recorrendo a alguns momentos fundamentais da história de nossa participação nas Copas do Mundo. Meu argumento é o de que o processo de confi guração identitária é fluido, sendo os momentos mítico-ritualísticos, como as Copas e Olimpíadas, importantes para atualizarmos os esquemas de pensamento que a modernidade impõe e para que nos pensemos como povo e como nação. Natureza e cultura formam o pano de fundo no qual “raça” e “civilidade” contam a história de nossa brasilidade, ora como mestiçagem negativa, ora positivada como marca de nosso sucesso.