Resumos Publicados em Anais de Eventos

Acesso aberto aos Resumos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

A inclusão das atividades de aventura como conteúdo da Educação Física Escolar A inclusão das atividades de aventura como conteúdo da Educação Física Escolar

Tamanho: Empty

PIOVANI, Verônica Silva. A inclusão das atividades de aventura como conteúdo da Educação Física Escolar. In: Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 5, Anais, ... São Bernardo do Campo/SP, julho/2010.

As atividades de aventura tiveram um crescimento acelerado nos últimos anos, surgiram como forma de sair da rotina do trabalho, de ter um espaço na natureza longe das cidades e aproveitar de modo diferente o tempo livre e o lazer. Além disso, as mesmas podem considerar-se como conteúdos presentes no ensino da Educação Física no âmbito escolar, pela possibilidade de interdisciplinaridade, de motivação, de superação e desafio, de consciência da natureza e cuidado do ambiente e da educação para o tempo do lazer.

Ampliando o olhar sobre os grandes eventos esportivos, mídia e Educação Física Ampliando o olhar sobre os grandes eventos esportivos, mídia e Educação Física

Tamanho: Empty

MEZZAROBA, Cristiano; MENDES, Diego de Sousa. Ampliando o olhar sobre os grandes eventos esportivos, mídia e Educação Física: aproximações e possíveis relações. In: Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos países de Língua Portuguesa, 13, Anais... Maputo/Moçambique, 2010.

Neste texto,  caracterizado como um ensaio teórico, são sistematizadas  algumas reflexões em torno da complexa, mas também instigante relação entre fenômenos midiático-esportivos e possíveis aproximações e relações com a Educação Física escolar  (EF), principalmente em função das representações sociais das práticas esportivas e repercussões delas no âmbito da prática pedagógica da EF. Com a pergunta de partida “Por que analisar os fenômenos midiáticos-esportivos?”,  são analisados, ao longo do  texto, sob uma perspectiva crítica, algumas representações sociais acerca dos grandes eventos esportivos  e mostrados, por exemplo, algumas incoerências nestes discursos (o discurso da unificação dos povos; da disseminação dos valores do esporte; o falacioso discurso de que o “importante é competir”; e que a cobertura do evento proporciona visibilidade  ao  esporte, sugerindo  uma suposta “neutralidade” da mídia ao cobrir o evento).

Construção de uma nova visibilidade à enfermagem a partir de uma experiência com mídia-educação Construção de uma nova visibilidade à enfermagem a partir de uma experiência com mídia-educação

Date modified: 15/05/2012

SANTOS, Vilma Constancia Fioravante; BIANCHI, Paula. Construção de uma nova visibilidade à enfermagem a partir de uma experiência com mídia-educação: breves reflexões. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2, (Campus Uruguaiana). Anais...  Uruguaiana/RS: nov/2010.

Ao reconhecer que as mudanças sócio-culturais que vivenciamos atualmente demandam uma nova atuação em saúde, percebemos que é exigida do Enfermeiro uma nova postura em seu campo de atuação, a partir da sua ampliação.Neste sentido, em colaboração com as professoras orientadoras, trazemos a partir da experiência de produção de um programa radiofônico, algumas considerações sobre a atuação do enfermeiro na sociedade contemporânea.

Formação da cultura docente de acadêmicos de licenciatura em educação física na modaldade EAD Formação da cultura docente de acadêmicos de licenciatura em educação física na modaldade EAD

Date modified: 15/05/2012

QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Formação da cultura docente de acadêmicos de licenciatura em educação física na modaldade EAD. Kinein, v. 2, supl. 2, maio 2010. Disponível em http://www.kinein.ufsc.br/edit02/Sup-2_PG.pdf

Mídia esportiva: em debate a Copa Petrobras de tênis em Aracaju-SE Mídia esportiva: em debate a Copa Petrobras de tênis em Aracaju-SE

Date modified: 15/05/2012

QUARANTA, André Marsíglia; MENDES,Diego de Sousa, RIBEIRO, Sergio Dorenski. Mídia esportiva: em debate a Copa Petrobras de tênis em Aracaju-SE. In: Reunião Anual da SBPC, 62, Anais... Natal/RN, julho/2010 (ISSN: 2176-1221).

Este estudo faz parte do  “Projeto Orla” do Grupo Observatório da Mídia Esportiva/UFS. Envolvem  manifestações da cultura na Orla da Praia  Atalaia em  Aracaju-SE.  A  Copa Petrobras de Tênis - nas quadras da Federação Sergipana de Tênis (FST) - que nos chama atenção para reflexões. Portanto, nosso objetivo foi analisar a cobertura da Copa Petrobrás de Tênis, pela mídia impressa.  Além desse,  os  aspectos turísticos na rede hoteleira, bares e  restaurantes, no momento em que ocorre este torneio; o olhar da comunidade acerca das relações político-econômicas que se configuram no referido complexo de lazer.