Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

A formação de pofessores de educação física a partir da educação a distância A formação de pofessores de educação física a partir da educação a distância

Tamanho: Empty

QUARANTA, André Marsiglia. A formação de pofessores de educação física a partir da educação a distância: a cultura escolar em foco.  Simpósio Nacional Estado e Poder: Cultura, 6, Anais... Universidade Federal de Sergipe, outubro/2010.

A formação de professores no Brasil tem sofrido grandes modificações nesta última década. Além da reforma provocada pela resolução CNE/CP 01-2002 - que trata da das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, e na educação física através da resolução CNE/CES 07-2004 - uma outra possibilidade surge como modalidade de ensino, qual seja, a educação a distância (EAD), que necessita ser observada com atenção. O presente ensaio sugere possíveis reflexões a respeito da formação inicial de professores de educação física a partir desta modalidade educacional e, paralelamente, situar a cultura escolar como elemento fundamental nesta formação.

A trajetória do Avaí F.C. no campeonato brasileiro 2009 A trajetória do Avaí F.C. no campeonato brasileiro 2009

Date modified: 22/05/2012

MESSA, Fabio Carvalho. A trajetória do Avaí F.C. no campeonato brasileiro 2009: um estudo semiótico-discursivo de charges jornalísticas. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Este trabalho oferece aos professores de Educação Física respaldo teórico-crítico sobre análise semiótico-discursiva de charges de futebol nos  jornais de Florianópolis. Trata-se de uma leitura do desempenho do Avaí no Campeonato Brasileiro de 2009, a partir das charges produzidas de maio a dezembro por Zé Dassilva (Diário Catarinense), Mendes (Notícias do Dia)  e Adorno (Hora de Santa Catarina). O percurso analítico leva em conta uma escolha peculiar de charges, dispostas cronologicamente, que se destacam por evidenciar fenômenos e elementos constituintes dos processos semiósicos e discursivos das narrativas da performance do Leão ao longo do campeonato como metaforização e metonimização.

Experimentando a mídia-educação no rádio em Uruguaiana/RS Experimentando a mídia-educação no rádio em Uruguaiana/RS

Date modified: 22/05/2012

BIANCHI, Paula, SANTOS, Vilma Fioravante, SCHOLZ, Danielle Celi, SOUZA, Neila Santini. Experimentando a mídia-educação no rádio em Uruguaiana/RS. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

O relato apresenta resultados parciais obtidos numa experiência de mídia-educação vivenciada por acadêmicos e docentes da UNIPAMPA, envolvendo a produção e veiculação semanal de um programa radiofônico. Baseado na perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa traz entre seus objetivos a discussão conceitual da mídia-educação na UNIPAMPA, bem como a sua efetivação através de uma proposta de produção de conteúdos midiáticos, mais  críticos e participativos, que conduzam à reflexão e emancipação. É possível observar que a proposta tem contribuído para a promoção da cidadania ao debater com a sociedade, assuntos de interesse público.

Informação/documentação em esporte e lazer como ferramenta de políticas públicas do setor Informação/documentação em esporte e lazer como ferramenta de políticas públicas do setor

Date modified: 22/05/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi; FERRARI, Rodrigo; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Informação/documentação em esporte e lazer como ferramenta de políticas públicas do setor. In: Reunião Anual da SBPC, 62, Anais... Natal/RN, julho/2010 (ISSN: 2176-1221).

No campo das políticas públicas em esporte e lazer, incluídos  os  gestores  e  formadores, um dos aspectos ainda pouco valorizados é o que se refere à informação e documentação esportiva. O registro adequado e preciso, e a disponibilização das informações referentes a programas e ações desenvolvidas podem representar importante fator para o aperfeiçoamento das políticas do setor, tendo como objetivo final  o melhor atendimento às necessidades e interesses da  população.

Legados do Pan Rio/2007 Legados do Pan Rio/2007

Date modified: 22/05/2012

POFFO, Bianca Natália. Legados do Pan Rio/2007: análise do discurso midiático sobre o tema. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

A partir do acontecimento dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, essa pesquisa foi pautada em criar uma base teórica sobre o tema “legados”de megaeventos esportivos, e o impacto que este teve no Brasil, no que diz respeito `a segurança, economia, infra-estrutura esportiva e geral, política e nacionalismo. Paralelo ao enfoque teórico, realizamos análise do Jornal Folha de Sao Paulo online, de janeiro a dezembro  de 2007, para verificar quais foram as repercussões e os assuntos mais abordados relacionados a este mega evento.