Acesso aberto aos artigos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

A ciência, o olhar e o se-movimentar: uma fenomenologia do futebol A ciência, o olhar e o se-movimentar: uma fenomenologia do futebol

Date modified: 15/05/2012

BITENCOURT, Fernando Gonçalves. A ciência, o olhar e o se-movimentar: uma fenomenologia do futebol – ou de como o CAP encontra talentos. Motrivivência, ano XXII, v. 34, jun/2010

Este artigo, apoiado em uma etnografia realizada no Centro de Treinamento do Caju, do Clube Atlético paranaense, objetiva refletir sobre o modo através do qual o CAP seleciona seus futuros atletas. Descrevendo as diferentes maneiras de recrutar jogadores, discuto sobre os limites da ciência para a detecção dos “talentos”. Concluo que é na relação fenomenológica entre o olhar e o se-movimentar – do olheiro com o jogador – que o devir jogador de futebol se realiza.

Articulações entre lazer e mídia na educação física escolar Articulações entre lazer e mídia na educação física escolar

Date modified: 15/05/2012

MENDES, Diego S. Articulações entre lazer e mídia na educação física escolar. Motrivivência, ano XX, n. 31, p. 241-250, 2008 (publicado em 2010).

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que buscou tematizar o lazer em uma escola pública de Florianópolis a partir da produção de vídeos com os alunos. Os objetivos foram: a) Identificar estratégias didático-metodológicas para Educação Física escolar tratar do conteúdo lazer em suas aulas; b) Verificar os limites e possibilidades de tematização do lazer em aulas de Educação Física a partir do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic’s).

As tecnologias: do software livre às experiências com a Educação Física e Mídia. As tecnologias: do software livre às experiências com a Educação Física e Mídia.

Tamanho: 137 kB

RIBEIRO, Sergio Dorenski D. As tecnologias: do software livre às experiências com a Educação Física e Mídia. Motrivivência, ano XXII, v. 34, jun/2010

Este estudo analisou as dimensões educacionais das tecnologias sem abrir mão dos aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. Atribuiu o sentido do Software Livre a uma perspectiva de mudança no ato de ensinar-aprender a lidar com as tecnologias e mídia. Correlacionou vários campos do conhecimento, da comunicação e mídia, especificamente a partir de experiências/pesquisas na educação física. Aponta para dimensão crítica-reflexiva do uso das tecnologias na educação no sentido de socializar este bem que é fruto da construção humana.

LaboMidia/UFS: Laboratório e Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva da UFS LaboMidia/UFS: Laboratório e Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva da UFS

Date modified: 15/05/2012

MEZZAROBA, Cristiano; MENDES, Diego S.; RIBEIRO, Sérgio Dorenski D. LaboMidia/UFS: Laboratório e Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva da Universidade Federal de Sergipe. Motrivivência, ano XXII, v. 34, jun/2010.

Neste texto, apresentamos um relato das atividades do LaboMídia/UFS – Laboratório de Mídia e Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva da Universidade Federal de Sergipe. Surgido em 2007, vem se consolidando, paulatinamente, com suas contribuições no âmbito da Educação Física em Sergipe, na região nordeste e no Brasil de modo geral.

O agendamento midiático-esportivo: considerações a partir dos Jogos Pan-americanos Rio/2007 O agendamento midiático-esportivo: considerações a partir dos Jogos Pan-americanos Rio/2007

Date modified: 15/05/2012

MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani De Lorenzi. O agendamento midiático-esportivo: considerações a partir dos Jogos Pan-americanos Rio/2007. Logos (UERJ. Online). , v.33, p.124 - 136, 2010.

Neste texto apresentamos considerações sobre o agendamento midiático-esportivo realizado em relação aos Jogos Pan-americanos Rio/2007, enfatizando aspectos teórico-conceituais da teoria do agendamento (agenda-setting), bem como evidenciando algumas estratégias utilizadas pela mídia no tocante ao evento, como a utilização de elementos da identidade nacional e a figura dos ídolos esportivos.