
Capítulos de livros
Acesso aberto aos Capítulos de Livros publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.
Documentos
Jogos Olímpicos e a Dialética Global-Local: os Catarinenses em Atenas/2004 na Mídia Impressa
Adicionado em: | 15/05/2012 |
Date modified: | 15/05/2012 |
Tamanho: | 703.49 kB |
Downloads: | 1586 |
PIRES, Giovani De Lorenzi et al. Jogos Olímpicos e a Dialética Global-Local: os Catarinenses em Atenas/2004 na Mídia Impressa Regional. In: SANFELICE, Gustavo; MYSKIW, Mauro (orgs.). Mídia e Esporte: temas contemporâneos. Novo Hamburgo: Ed. FEEVALE, 2010, v.1, p. 34-56. (E-book disponível em http://www.feevale.br/files/documentos/pdf/36133.pdf)
A realização dos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro, em julho do presente ano (2007), com ampla cobertura da mídia nacional, a proximidade da edição dos Jogos Olímpicos de Beijing, em 2008, que já começa a ocupar espaço na mídia esportiva, e a oficialização do Brasil como país sede da Copa do Mundo da FIFA em 2014 são ocasiões propícias para verificarmos como as relações (e tensões) entre o global e o local se expressam, por meio do esporte, nos meios de comunicação de massa.
Práticas culturais e consumo de mídias na cultura de movimento das crianças
Adicionado em: | 15/05/2012 |
Date modified: | 15/05/2012 |
Tamanho: | 278.18 kB |
Downloads: | 2731 |
MUNARIM, I. Práticas culturais e consumo de mídias na cultura de movimento das crianças. In: Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças. In: GIRARDELLO, Gilka; FANTIN, Mônica (orgs.). Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças. Florianópolis : NUP/CED/UFSC, 2009, p. 117-138.
Considerando que é nas imagens e símbolos da cultura na qual está inserida que a criança busca elementos para criar seus roteiros de brincadeiras e representações, este artigo reflete sobre a presença das mídias, principalmente a televisão, no universo lúdico infantil e na cultura de movimento das crianças. Buscou-se refletir sobre as práticas culturais e consumo de mídias das crianças e suas famílias, bem como a relação destas práticas com suas vivências lúdicas. Na trajetória de pesquisa evidenciaram-se os processos que as crianças criam durante as brincadeiras para elaborar os sentidos das mídias e relacioná-los com suas experiências. Movimentando-se, fazendo referência a personagens e cenários, criando situações e roteiros para brincadeiras a partir de histórias e programas de televisão, as crianças refletem e questionam, à sua maneira, o mundo que as cerca.