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A PRAGA DOS ANÚNCIOS CANTADOS A PRAGA DOS ANÚNCIOS CANTADOS

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Por Lyana de Miranda em 29/08/2011 na edição 657

Qual o poder de um jingle? Essa é a pergunta que me vem à cabeça toda vez que me pego cantarolando, quase inconscientemente, as musiquinhas que adornam comerciais mundo a fora. Grudento tal chiclete no asfalto quente, esse recurso da publicidade é, quase sempre, um tiro certo na cabeça de quem os ouve. Ame ou odeie, ele estará lá, tocando nos breaks das novelas e telejornais e ecoando embaralhado os pensamentos do cotidiano.

A RECONSTRUÇÃO DA IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA ERA PÓS-DUNGA A RECONSTRUÇÃO DA IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA ERA PÓS-DUNGA

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MIRANDA, Lyana Thediga. A reconstrução da imagem/identidade da Seleção Brasileira de Futebol na Era pós-Dunga. Relatório PIBIC, 2011.

O presente trabalho apresenta as reflexões de uma pesquisa que tem por objetivo identificar e analisar o discurso midiático como interlocutor social para o projeto de reconstrução da imagem da seleção brasileira de futebol no período denominado Era pós-Dunga. Para tanto, nos apoiamos em bases teóricas sobre questões de identidade, nacionalismo e comportamento midiático, relacionando-os ao esporte, neste caso o futebol. O corpus da pesquisa é formado por matérias jornalísticas veiculadas em meios impressos, digitais e televisivos, em um total de 38 matérias jornalísticas. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente, por meio da análise de conteúdo (AC) e de aproximações aos preceitos da análise do discurso (AD) de vertente francesa. A pesquisa demonstrou que, ao ser institucionalizada e alavancada pela cobertura midiática, essa adornada por táticas simbólicas de união e identificação da audiência, a celebração do nacionalismo, o sentimento de “brasilidade” e a auto-estima afloram e materializam significados do “ser brasileiro” em uma só representação: a seleção brasileira de futebol, tomada pela mídia, como espelho da imagem do próprio país.

Palavras-Chaves: Futebol; Identidade; Discurso midiático

 

ATRASOS, FIASCOS E AFINS ATRASOS, FIASCOS E AFINS

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MIRANDA, Lyana Thediga. Copa 2014. Atrasos, fiascos e afins.  Observatório da Imprensa, Ano 16 - nº 644 - 31/05/2011 (ISSN 1519-7670 ). Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/atrasos-fiascos-e-afins

Na última semana, Brasília protagonizou uma das mais atrapalhadas situações da empreitada rumo à Copa de 2014: a não demolição do estádio Mané Garrincha, futuro Estádio Nacional, eleito uma das sedes da competição. Mesmo acostumada às intempéries políticas, a cidade assistiu boquiaberta à incapacidade que os 250 quilos de explosivos utilizados tiveram para implodir, ou sequer abalar, as sólidas arquibancadas construídas na década de 1970.