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O ESPORTE-DA-MÍDIA NA CONCEPÇÃO DE ESCOLARES: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO O ESPORTE-DA-MÍDIA NA CONCEPÇÃO DE ESCOLARES: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO

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Adicionado em: 15/05/2012
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FAUTH, Fernanda; LISBÔA, Mariana Mendonça. O esporte-da-mídia na concepção de escolares: um estudo de recepção. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em:<http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

 

O trabalho teve como objetivo perceber e analisar a concepção de alunos em relação ao significado expresso pelo esporte-da-mídia, alunos da sétima série do ensino fundamental de uma escola pública. Foi realizada uma pesquisa de campo, classificada como um estudo de recepção midiática, e teve dois momentos: 1ª) Aplicação e análise do Questionário para caracterização dos sujeitos e suas mediações (16 alunos); 2ª) Realização de uma entrevista individual com quatro sujeitos da pesquisa. A análise dos dados obedeceu a critérios quantitativos (estatística descritiva) e qualitativos, na discussão de categorias que surgiram e que aparecem no trabalho em forma das temáticas: Os meios de comunicação; O esporte e seus significados; Mídia-Educação Física. Dessa forma, através da pesquisa constatou-se que a realidade mostra que a cultura midiática está presente no ambiente escolar principalmente através de discursos, práticas, comportamentos, consumos e brincadeiras dos alunos/receptores que a freqüentam. Também foi possível perceber que existem alguns momentos de resistência ao esporte-da-mídia por parte dos alunos, e outros em que os discursos dos alunos apontam para o consumo do esporte-da-mídia.

 

Palavras-chave: Esporte-da-mídia; Escolares; Concepção de esporte

 

 

PROJETO ORLA: ANÁLISE DOS EQUIPAMENTOS DE ESPORTE E LAZER DA PRAIA DE ATALAIA EM ARACAJU/SE PROJETO ORLA: ANÁLISE DOS EQUIPAMENTOS DE ESPORTE E LAZER DA PRAIA DE ATALAIA EM ARACAJU/SE

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MENDES, Diogo de Sousa; RIBEIRO, Sérgio Dorenski D.; MEZZAROBA, Cristiano; SANTOS, Aliomar de Carvalho; ARAGÃO, Paula; GARCIA, Luciana Carolinne P.; OLIVEIRA, Tamires Santos; SANTOS, Silvan Menezes dos.  Projeto Orla: análise dos equipamentos de esporte e lazer da praia de Atalaia em Aracaju/SE.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

O presente estudo analisou a infraestrutura de esporte e lazer da Orla da praia de Atalaia em Aracaju/SE, com apoio financeiro da Rede CEDES/Ministério dos Esportes. A pesquisa identificou as condições de manutenção, acesso e uso dos equipamentos de esporte e lazer desse espaço. Para tal, foi realizado uma pesquisa observacional no local entre maio e dezembro de 2010 e aplicado 151 questionários a alguns frequentadores (amostra aleatória). Os dados do estudo indicam a predominância de equipamentos esportivos de lazer, em detrimentos dos infantis e culturais; um processo gradativo de privatização de alguns equipamentos públicos; a ausência de projetos e políticas públicas de incentivo ao pleno acesso da população aos equipamentos de lazer; estrutura diversificada de suporte ao lazer, mas com deficiências em relação aos banheiros públicos, transporte público e segurança no local. As conclusões indicam a necessidade do Estado de Sergipe e do Município de Aracaju reavaliarem e ampliarem as políticas públicas de esporte e lazer na Orla de Atalaia no que se refere a garantir o pleno acesso e uso da população local em relação a esse espaço, por vezes assegurado apenas aos turistas e as classes mais abastadas.

Palavras-Chaves: Equipamentos de Esporte e Lazer; Políticas Públicas; Orla de Atalaia Aracaju/SE

A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA/NA GLOBO: UM ESTUDO SOBRE O AGENDAMENTO DE 2014 NO JORNAL NACIONAL A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA/NA GLOBO: UM ESTUDO SOBRE O AGENDAMENTO DE 2014 NO JORNAL NACIONAL

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MEZZAROBA, Cristiano; MIRANDA, Lyana Thédiga de; LISBOA, Mariana Mendonça; BITENCOURT, Fernando G.; CAETANO, Angélica. A Copa do Mundo de Futebol da/na Globo: um estudo sobre o agendamento de 2014 no Jornal Nacional.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento cujo objetivo é o de investigar o agendamento midiático-esportivo realizado na Copa do Mundo de Futebol/2010 projetando a Copa de 2014 que será realizada no Brasil. Apoiados em bases teóricas sobre o conceito de agenda-setting e reflexões em torno do jornalismo e da publicidade, observou-se o Jornal Nacional da Rede Globo durante a Copa da África do Sul, além da observação do mesmo durante a realização dos amistosos preparatórios da seleção brasileira. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente, através da análise de conteúdo e da análise crítica do discurso e demonstram que, em específico, o referido programa telejornalístico utiliza este fenômeno esportivo particular como “espelho da imagem do próprio país”, lançando, para isso, valores estéticos, apelos emocionais e táticas sensacionalistas, auxiliando empresas divulgadoras de produtos a fortalecer ou posicionar suas marcas ao valor que o esporte, e sobretudo o futebol se prestam.

Palavras-Chaves: Copa do Mundo; Agendamento midiático-esportivo; Publicidade.

TECNOLOGIAS E MÍDIA NA EDUCAÇÃO: SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA TECNOLOGIAS E MÍDIA NA EDUCAÇÃO: SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA

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LEIRO, Augusto César Rios e RIBEIRO, Sérgio Dorenski D. Tecnologias e Mìdia na Educação: Suas implicações na Educação Física. São Cristóvão/SE. Anais do V EDUCON, 2011.

O estudo em tela analisou as dimensões educacionais das tecnologias e suas implicações políticas, econômicas, sociais e culturais. Reconheceu o relevo e o sentido do Software Livre como desafio de mudança no ato de ensinar-aprender e de reflexão no dialogo com as tecnologias e mídia. Trata-se de uma investigação em curso cujo esforço investigativo visa melhor compreender os vários campos do conhecimento, da comunicação e da mídia, especificamente a partir da experiência com a Educação Física no seu entendimento ampliado. Aponta para dimensão crítica-reflexiva do uso das tecnologias na educação no sentido de socializar este bem que é fruto da construção humana.

Palavras-Chave: Tecnologia; Mídia; Educação Física.

ENTRE O DIREITO AO ESPORTE E O ESPORTE SOCIAL: REFLEXÕES ACERCA DA ASCENSÃO DOS “PROJETOS ESPORTIVOS ENTRE O DIREITO AO ESPORTE E O ESPORTE SOCIAL: REFLEXÕES ACERCA DA ASCENSÃO DOS “PROJETOS ESPORTIVOS

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SILVEIRA, Juliano. Entre o direito ao esporte e o esporte social: reflexões acerca da ascensão dos “projetos esportivos sociais” na contemporaneidade.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Este artigo tem como objetivo discutir o direito ao esporte na sociedade contemporânea, tomando como base as imbricações entre este e a ascensão dos chamados projetos esportivos sociais realizados por Empresas privadas ou instituições do Terceiro Setor. A análise aponta para um panorama no qual, em virtude da adoção de características neoliberais, o Estado deixa de oferecer o esporte à população como um direito de todos, de maneira universal. E, assim sendo, abre espaço para que outras instituições utilizem o esporte em programas restritos a determinadas comunidades e com fins de caráter utilitário, voltados para a solução de problemas sociais que tendem a extrapolar os limites de intervenção social do esporte. Primeiramente são apresentadas algumas considerações sobre o esporte como direito social. Em seguida são abordadas a perspectiva da responsabilidade social das empresas e as intervenções do Terceiro setor. Num terceiro momento é discutida a perspectiva do esporte social e, ao final, é realizada a síntese das discussões.

Palavras-chave: Esporte, Direitos sociais, Projetos esportivos sociais.