Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia no ano de 2011.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA SOB O OLHAR DA CU O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA SOB O OLHAR DA CU

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 3.74 MB
Downloads: 1558

QUARANTA, André Marsiglia. O estágio supervisionado na formação de professores de educação física a distância sob o olhar da cultura escolar.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

O presente texto trata-se de uma comunicação referente a um estudo, que se encontra em andamento, em nível de mestrado do PPGEF/UFSC. Com o objetivo de compreender como alunos-estagiários interpretam suas experiências docentes ocorridas no estágio supervisionado, tendo em vista a formação acadêmica num curso de formação de professores de educação física a distância, levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e, como se dá à imersão dos alunos diante da cultura escolar nesta fase da formação docente. Para tanto, construímos uma pesquisa do tipo de múltiplos casos a partir de descrição interpretativa dos planos de aula e relatos feitos por 04 (quatro) acadêmicos do curso oferecido pela UnB em parceria com a UAB no polo de apoio presencial de Piritiba/BA, além de entrevistas feitas com estes visando compreender o processo de suas experiências docentes. Para a interpretação transversal dos dados obtidos, estamos utilizando elementos da técnica de análise de conteúdo sistematizada, associada à análise temática como uma variação.

Palavras-chave: Formação de professores a distância; formação de professores em educação física;estágio supervisionado; cultura escolar.

O ESPORTE-DA-MÍDIA NA CONCEPÇÃO DE ESCOLARES: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO O ESPORTE-DA-MÍDIA NA CONCEPÇÃO DE ESCOLARES: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 3.51 MB
Downloads: 1728

 

FAUTH, Fernanda; LISBÔA, Mariana Mendonça. O esporte-da-mídia na concepção de escolares: um estudo de recepção. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em:<http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

 

O trabalho teve como objetivo perceber e analisar a concepção de alunos em relação ao significado expresso pelo esporte-da-mídia, alunos da sétima série do ensino fundamental de uma escola pública. Foi realizada uma pesquisa de campo, classificada como um estudo de recepção midiática, e teve dois momentos: 1ª) Aplicação e análise do Questionário para caracterização dos sujeitos e suas mediações (16 alunos); 2ª) Realização de uma entrevista individual com quatro sujeitos da pesquisa. A análise dos dados obedeceu a critérios quantitativos (estatística descritiva) e qualitativos, na discussão de categorias que surgiram e que aparecem no trabalho em forma das temáticas: Os meios de comunicação; O esporte e seus significados; Mídia-Educação Física. Dessa forma, através da pesquisa constatou-se que a realidade mostra que a cultura midiática está presente no ambiente escolar principalmente através de discursos, práticas, comportamentos, consumos e brincadeiras dos alunos/receptores que a freqüentam. Também foi possível perceber que existem alguns momentos de resistência ao esporte-da-mídia por parte dos alunos, e outros em que os discursos dos alunos apontam para o consumo do esporte-da-mídia.

 

Palavras-chave: Esporte-da-mídia; Escolares; Concepção de esporte

 

 

O BRASIL NA COPA, A COPA NO BRASIL: O AGENDAMENTO DA COPA DE 2014 EM BLOGS O BRASIL NA COPA, A COPA NO BRASIL: O AGENDAMENTO DA COPA DE 2014 EM BLOGS

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 4.45 MB
Downloads: 1698

FERRARI, Rodrigo Duarte; BIANCHI, Paula; MIRANDA, Lyana V. T. de; FERMINO, Antonio Luis; CRUZ Junior, Gilson; ANTUNES, Scheila Espíndola; AZEVEDO,Victor de Abreu. O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: o agendamento da copa de 2014 em blogs. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Esse texto é parte integrante de uma pesquisa maior realizada pelo grupo de estudos Observatório da Mídia Esportiva do LaboMídia/UFSC, com apoio da Rede CEDES, que apresentou como objetivo identificar e analisar o agendamento da Copa do Mundo da FIFA 2014, durante o período que antecedeu e em que se realizou a Copa de 2010 na África do Sul em quatro blogs brasileiros, que foram selecionados de acordo seus respectivos potenciais críticos e de veiculação de informações esportivas de interesse público. O conteúdo dos blogs foi descrito e posteriormente analisado a partir de eixos temáticos de discussão denominados: economia, política, infraestrutura e legados da copa 2014. Percebemos a importância do blog como fonte de informação e de discussão entre os internautas.

Palavras chaves: Agendamento, Copa do Mundo, blogs.

INVESTIGANDO A OCUPAÇÃO DAS “TRIBOS” NOS ESPAÇOS DE LAZER DA ORLA DE ATALAIA EM ARACAJU/SE INVESTIGANDO A OCUPAÇÃO DAS “TRIBOS” NOS ESPAÇOS DE LAZER DA ORLA DE ATALAIA EM ARACAJU/SE

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 3.8 MB
Downloads: 1562

ARAGÃO, Paula; GARCIA, Luciana Carolline Pina. Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia, em Aracaju/SE. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Esta pesquisa integra o Projeto Orla, que estuda os espaços e equipamentos públicos do complexo de lazer Orla de Atalaia, Aracaju/SE. Local que reúne um grande e diversificado número de espaços destinados às práticas corporais de esporte e lazer, fato que atrai pessoas, tanto do município como turistas (principalmente) de diferentes gostos e estilos. Considerando a localização e estrutura, buscouse identificar os interesses dos grupos – aqui nomeados de “tribos” – em relação aos espaços e uso dos seus equipamentos. Para tanto, cinco tribos contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa, os “habilidosos” skatistas, os bicicleteiros “sonhadores”, os jogadores de futsal de “final de semana”, os “empresários pilotos” de kart e os “quase desconhecidos” jogadores de hóquei. Em aspectos metodológicos o estudo apresenta abordagem qualitativa de natureza descritiva, sendo a entrevista semiestruturada e o diário de campo os principais instrumentos de coleta de dados. Os resultados demonstram que a acessibilidade e a qualidade das estruturas são fatores primordiais no interesse das tribos e que a garantia destes dois fatores envolvem interesses financeiros, além disso, destacam que as relações de sociabilidade e a identificação com o local e com as práticas corporais fazem parte das escolhas das tribos.

Palavras-chave: Tribos; Espaços Públicos; Lazer

INTERCAMBIO CULTURAL BRASIL - URUGUAY EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR INTERCAMBIO CULTURAL BRASIL - URUGUAY EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 125.88 kB
Downloads: 1297

PIOVANI, Veronica Gabriela S. et al. Intercambio cultural Brasil - Uruguay en la Educación Física escolar a través de los programas ProUCA y CEIBAL. IV Convención Internacional de Actividad Física y Deporte - AFIDE 2011. Havana/Cuba: 5 a 8/12/2011. ISBN: 978-959-203-165-4

El presente trabajo propone realizar una breve presentación del proyecto de disertación de maestría en desarrollo, en el ámbito de la Educación Física (EF) escolar, en una escuela pública de Brasil y dos de Uruguay, teniendo como marco los proyectos un computador por alumno. La misma pretende analizar las posibilidades didáctico-pedagógicas de la EF escolar, buscando el desarrollo del intercambio cultural por medio de los Juegos de la cultura popular/tradicional, entre ambos países. La metodología utilizada tiene características de la investigación-acción y se propuso crear una situación didáctica, con apoyo del laptop, de un contenido específico, en común, de la EF escolar. Como consideraciones preliminares se puede inferir que el contenido elegido posee ciertas particularidades en cuanto a re- conocimiento por parte de los alumnos/as en ambos países y es motivador a la hora de realizar las actividades. La formación docente, así como la planificación y organización del tiempo pedagógico deben ser re-pensados para llevar adelante políticas públicas, a nivel educativo, de estas características. Los contextos sociales y culturales “reales” tenidos en cuenta a la hora de evaluar las acciones y conocimientos que los niños/as poseen sobre los computadores, para así poder construir efectivamente nuevos aprendizajes.

Palabras-clave: Educación Física escolar, Un computador por alumno, Mídia-educação, Juegos de la cultura popular.