Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia no ano de 2011.

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O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA SOB O OLHAR DA CU O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA SOB O OLHAR DA CU

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QUARANTA, André Marsiglia. O estágio supervisionado na formação de professores de educação física a distância sob o olhar da cultura escolar.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

O presente texto trata-se de uma comunicação referente a um estudo, que se encontra em andamento, em nível de mestrado do PPGEF/UFSC. Com o objetivo de compreender como alunos-estagiários interpretam suas experiências docentes ocorridas no estágio supervisionado, tendo em vista a formação acadêmica num curso de formação de professores de educação física a distância, levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e, como se dá à imersão dos alunos diante da cultura escolar nesta fase da formação docente. Para tanto, construímos uma pesquisa do tipo de múltiplos casos a partir de descrição interpretativa dos planos de aula e relatos feitos por 04 (quatro) acadêmicos do curso oferecido pela UnB em parceria com a UAB no polo de apoio presencial de Piritiba/BA, além de entrevistas feitas com estes visando compreender o processo de suas experiências docentes. Para a interpretação transversal dos dados obtidos, estamos utilizando elementos da técnica de análise de conteúdo sistematizada, associada à análise temática como uma variação.

Palavras-chave: Formação de professores a distância; formação de professores em educação física;estágio supervisionado; cultura escolar.

POLIFONIA E MÍDIAS URBANAS: O AGENDAMENTO DA COPA DE 2014 NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS1 POLIFONIA E MÍDIAS URBANAS: O AGENDAMENTO DA COPA DE 2014 NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS1

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BITENCOURT, Fernando G.; PEREIRA, Rogério Santos; MUNARIM, Iracema; QUARANTA, André Marsiglia; SEÁRA, Eliton; AZEVEDO, Victor Abreu. Polifonia e mídias urbanas: o agendamento da copa de 2014 na cidade de Florianópolis.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Esta pesquisa objetivou investigar os modos de agendamento para a Copa do Mundo de 2014, a realizarse no Brasil, a partir de uma etnografia na cidade de Florianópolis – SC. O campo, denominado “Triângulo Nervoso”, teve como limite espacial o centro da cidade e temporal o período de realização da Copa do Mundo da África do Sul (2010). Ao se considerar a hipótese de que a referida Copa poderia servir de alavanca para a publicização da Copa no Brasil, tomamos como objeto as “mídias urbanas” (outdoors, vitrines, panfletos, etc.) além dos diversos discursos citadinos. Tal polifonia está em análise, mas aponta para um “não agendamento”, haja vista a “mudez” da urbe sobre a temática.

Palavras Chave: Agendamento – mídia – Copa do Mundo – cidade

PROJETO ORLA: ANÁLISE DOS EQUIPAMENTOS DE ESPORTE E LAZER DA PRAIA DE ATALAIA EM ARACAJU/SE PROJETO ORLA: ANÁLISE DOS EQUIPAMENTOS DE ESPORTE E LAZER DA PRAIA DE ATALAIA EM ARACAJU/SE

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MENDES, Diogo de Sousa; RIBEIRO, Sérgio Dorenski D.; MEZZAROBA, Cristiano; SANTOS, Aliomar de Carvalho; ARAGÃO, Paula; GARCIA, Luciana Carolinne P.; OLIVEIRA, Tamires Santos; SANTOS, Silvan Menezes dos.  Projeto Orla: análise dos equipamentos de esporte e lazer da praia de Atalaia em Aracaju/SE.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

O presente estudo analisou a infraestrutura de esporte e lazer da Orla da praia de Atalaia em Aracaju/SE, com apoio financeiro da Rede CEDES/Ministério dos Esportes. A pesquisa identificou as condições de manutenção, acesso e uso dos equipamentos de esporte e lazer desse espaço. Para tal, foi realizado uma pesquisa observacional no local entre maio e dezembro de 2010 e aplicado 151 questionários a alguns frequentadores (amostra aleatória). Os dados do estudo indicam a predominância de equipamentos esportivos de lazer, em detrimentos dos infantis e culturais; um processo gradativo de privatização de alguns equipamentos públicos; a ausência de projetos e políticas públicas de incentivo ao pleno acesso da população aos equipamentos de lazer; estrutura diversificada de suporte ao lazer, mas com deficiências em relação aos banheiros públicos, transporte público e segurança no local. As conclusões indicam a necessidade do Estado de Sergipe e do Município de Aracaju reavaliarem e ampliarem as políticas públicas de esporte e lazer na Orla de Atalaia no que se refere a garantir o pleno acesso e uso da população local em relação a esse espaço, por vezes assegurado apenas aos turistas e as classes mais abastadas.

Palavras-Chaves: Equipamentos de Esporte e Lazer; Políticas Públicas; Orla de Atalaia Aracaju/SE

TECNOLOGIAS E MÍDIA NA EDUCAÇÃO: SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA TECNOLOGIAS E MÍDIA NA EDUCAÇÃO: SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA

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LEIRO, Augusto César Rios e RIBEIRO, Sérgio Dorenski D. Tecnologias e Mìdia na Educação: Suas implicações na Educação Física. São Cristóvão/SE. Anais do V EDUCON, 2011.

O estudo em tela analisou as dimensões educacionais das tecnologias e suas implicações políticas, econômicas, sociais e culturais. Reconheceu o relevo e o sentido do Software Livre como desafio de mudança no ato de ensinar-aprender e de reflexão no dialogo com as tecnologias e mídia. Trata-se de uma investigação em curso cujo esforço investigativo visa melhor compreender os vários campos do conhecimento, da comunicação e da mídia, especificamente a partir da experiência com a Educação Física no seu entendimento ampliado. Aponta para dimensão crítica-reflexiva do uso das tecnologias na educação no sentido de socializar este bem que é fruto da construção humana.

Palavras-Chave: Tecnologia; Mídia; Educação Física.

TEMATIZANDO O DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO E TEMATIZANDO O DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO E

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CAETANO DAS SILVA, Angélica; PIRES, Giovani De Lorenzi. Tematizando o discurso midiático sobre saúde na Ed. Física escolar: experiência com alunos do ensino médio. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação Física na UFSC, cujo objetivo foi refletir sobre o discurso midiático a respeito de saúde e atividade física com alunos de Ensino Médio, no âmbito da Educação Física escolar, a partir de uma intervenção pedagógica. O estudo foi realizado com base em elementos metodológicos da pesquisa-ação e contou com a participação de 22 alunos de uma turma do Instituto Federal de Santa Catarina. A intervenção foi realizada a partir de estratégias de mediação escolar, em conjunto com o professor responsável pela turma. Como considerações finais, o estudo aponta que os alunos expressaram ambiguamente que, ao mesmo tempo que ainda reproduzem informações sobre saúde veiculadas na mídia, conseguem realizar interpretações interessantes sobre os conteúdos veiculados por ela; a mídiaeducação pode ser associada a qualquer conhecimento da cultura escolar, de forma longitudinal, partindo dos saberes discentes a respeito dos conteúdos veiculados pela mídia e o esforço de uma educação para a mídia não pode ser abandonado no âmbito escolar.

Palavra chave: Educação Física escolar; saúde; mídia-educação.