Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia no ano de 2011.

A (CIBER)CULTURA CORPORAL NO CONTEXTO DA REDE: UMA LEITURA SOBRE OS JOGOS ELETRÔNICOS DO SÉCULO XXI A (CIBER)CULTURA CORPORAL NO CONTEXTO DA REDE: UMA LEITURA SOBRE OS JOGOS ELETRÔNICOS DO SÉCULO XXI

Date modified: 14/05/2012

CRUZ JUNIOR, G., DA SILVA, E.. A (CIBER)CULTURA CORPORAL NO CONTEXTO DA REDE: UMA LEITURA SOBRE OS JOGOS ELETRÔNICOS DO SÉCULO XXI. Revista Brasileira de CIências do Esporte, v. 32, n. 2-4, p. 89-104, dez./2010. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/637/592. Acesso em: 19 Out. 2011.

O estudo trata das conexões entre corpo, subjetividade e tecnologia, perpassadas pelos princípios da cibercultura. O corpo virtual surge, primeiramente, valendo-se da relação sub- jetiva estabelecida com o corpo clássico, onde cabem representações e fantasias. Estas, por sua vez, interferem no vínculo estabelecido com o corpo “clássico”, ao passo que, buscam concretizar-se intermediadas pelas técnicas de síntese. Entende-se que a rede se manifesta enquanto lugar fecundo de possibilidades de produção deste corpo. Os jogos eletrônicos revelam que a relação do sujeito com as representações corporais virtuais possui finalidades múltiplas, desde a socialização democrática até busca por fama.

PALAVRAS-CHAVE: Corpo; cibercultura; jogos eletrônicos.

BICICLETA, LAZER E MOBILIDADE URBANA: UMA EXPERIÊNCIA EM MÍDIA- EDUCAÇÃO BICICLETA, LAZER E MOBILIDADE URBANA: UMA EXPERIÊNCIA EM MÍDIA- EDUCAÇÃO

Date modified: 14/05/2012

FERRARI, Rodrigo Duarte; PIRES, Giovani De Lorenzi. BICICLETA, LAZER E MOBILIDADE URBANA: UMA EXPERIÊNCIA EM MÍDIA- EDUCAÇÃO. Licere, Belo Horizonte, v.14, n.4, dez/2011

RESUMO: Esse texto relata um processo produtivo de mídia-educação, que resultou na realização de um vídeo, desenvolvido no campo da Educação Física. Seu objetivo foi provocar uma reflexão sobre o uso da bicicleta como alternativa de lazer e mobilidade urbana, a partir de uma perspectiva social crítica, com base na Mídia-Educação e na Antropologia Visual. O texto descreve, fundamenta e analisa a produção do material didático, sistematizando um conjunto de reflexões teórico- metodológicas que podem servir de suporte para intervenções pedagógicas que pensem as possibilidades da bicicleta como lazer e opção modal.

PALAVRAS CHAVES: Mídia Audiovisual. Atividades de Lazer. Meios de Comunicação.

O QUE PODEMOS APRENDER COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS? O QUE PODEMOS APRENDER COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS?

Date modified: 14/05/2012

MUNARIM, Iracema. O que podemos aprender com as crianças indígenas? Aproximações da Antropologia da Criança às noções de infância, cultura e movimento na educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 375-390, abr./jun. 2011.

Este artigo se propõe a questionar as noções de infância, cultura e movimento presentes na Educação Física a partir das contribuições da Antropologia da Criança, a qual demonstra, em especial, nos estudos em sociedades indígenas o quanto identidade e subjetividades infantis constroem-se por meio de processos que se realizam através da corporalidade. Nesta reflexão são abordados os conceitos de infância na sociedade ocidental, partindo do princípio de que a infância não deve ser considerada como categoria natural ou universal, determinada por aspectos biológicos, e que suas determinações são variáveis, histórica, cultural e socialmente.

PALAVRAS-CHAVE: Infância; corpo; movimento; antropologia da criança.

OS JOGOS PAN-AMERICANOS RIO/2007 E O AGENDAMENTO MIDIÁTICO-ESPORTIVO OS JOGOS PAN-AMERICANOS RIO/2007 E O AGENDAMENTO MIDIÁTICO-ESPORTIVO

Date modified: 14/05/2012

MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani De Lorenzi. Os Jogos Pan-americanos rio/2007 e o agendamento midiático-esportivo: um estudo de recepção com escolares. Rev. Bras. Ciênc. Esporte,Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 337-355, abr./jun. 2011.

Nesta pesquisa, caracterizada como estudo de recepção, analisamos como jovens estudan- tes compreendem e interpretam as estratégias de agendamento dos Jogos Pan-americanos Rio/2007. Para analisar os questionários-recordatários, os dados transcritos dos grupos de discussão e também do diário de campo, fizemos uso das técnicas da análise de conteúdo. Foram identificadas cinco categorias: Personagens do Pan, Infraestrutura e Segurança, Variedades, Tocha Pan-americana e Contagem Regressiva. Por fim, consideramos adequado sugerirmos o desenvolvimento de mídia-educação no âmbito escolar, em especial na Educação Física, a fim de ampliar as compreensões que envolvem a cultura esportiva dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Estudo de recepção; agendamento esportivo; Jogos Pan-americanos Rio-2007; educação física escolar.