Capítulos de livros

Acesso aberto aos Capítulos de Livros  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Date modified: 08/05/2012

ZOBOLI, Fabio; SILVA, Renato Izidoro; SANTOS, Victor Relson. A formação inicial em educação física: um olhar a partir das exigências da cultura inclusiva. In: ZOBOLI, F.; DANTAS JUNIOR, H.S.; KUHN, S. (orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes 5. São Cristóvão: Ed. UFS, 2012, p. 43-56. ISBN 9788578222192

A formação de professores é uma temática que é pauta de discussão nos mais variados âmbitos educacionais. São crescentes as politicas nessa área, é cada vez maior o número de publicações e pesquisa a partir desta temática, sem falar que a sociedade a cada dia emana demandas de cunho educacional e que precisam ser re/signifi cadas enquanto conteúdo para ser trabalhada no contexto educacional.

"A MENINA DOS OLHOS” "A MENINA DOS OLHOS”

Date modified: 08/05/2012

LEIRO, Augusto Cesar R.; LIMA, Fernanda C. de Carvalho; MORAES, Marcel Si. Alves; RIBEIRO, Sérgio Dorenski D. “A menina dos olhos”: uma análise do circuito BB de vôlei de praia em Salvador/2010. In: ZOBOLI, F.; DANTAS JUNIOR, H.S.; KUHN, S. (orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes 5. São Cristóvão: Ed. UFS, 2012, p. 11-24. ISBN 9788578222192

O estudo em tela teve seus primeiros passos a partir de um projeto de pesquisa intitulado: OS ESPAÇOS “PÚBLICOS” DE LAZER E ESPORTES: Refl exões e Possibilidades na Orla de Salvador/BA (grifo nosso) – cujo objetivo principal é: analisar, refl etir, problematizar, acerca da Orla de Salvador na sua dimensão política, cultural, social e econômica. Foi desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Mídia/Memória, Educação e Lazer (MEL), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que englobou quatro subprojetos4. Especifi camente, este é um recorte do subprojeto “O Fenômeno Esportivo”, que visa analisar o apel da mídia impressa sobre a 10ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia (CBBVP), competição esportiva realizada na orla de Salvador no período de 21 a 24 de outubro de 2010.

AS MANIFESTAÇÕES DO ESPORTE EM TEMPOS ATUAIS AS MANIFESTAÇÕES DO ESPORTE EM TEMPOS ATUAIS

Adicionado em: 05/03/2013
Date modified: 05/03/2013

CARTIER, Eduardo; ZOBOLI, Fabio. As manifestações do esporte em tempos atuais: uma reflexão dialética. IN: OLIVEIRA, Ailton Fernando Santana; HAIACHI, Marcelo de Castro (Org.). Megaeventos esportivos e seus impactos nos estados periféricos: Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos. São Cristóvão: Editora UFS, 2012.

A crise paradigmática evidenciada por Marinho de Oliveira (1985) na década de 1980, trás consigo toda uma argumentação no sentido de clarificar a os (des) caminhos da Educação Física até aquele momento. O paradigma biologicista reinante até então fazíamos vislumbrar o esporte no contexto da Educação Física somente sob as lentes da fisiologia, da biomecânica e do anatômico tudo em prol de uma formação de atletas campeões.

Construção da identidade profissional em educação física Construção da identidade profissional em educação física

Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012

PIRES, Giovani De Lorenzi. Estágio supervisionado em Educação Física escolar: relatos e apontamentos como demandas à formação profissional. In: NASCIMENTO, J. V,; FARIAS, G. (orgs.). Construção da identidade profissional em educação física: da formação à intervenção. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2012, p. 203-234. (Temas em movimento, v.2). ISBN: 978.85.61136-73-4

O presente texto é fruto de reflexões individuais e coletivas sobre experiências recentes, vividas na supervisão do estágio em Educação Física Escolar do curso de licenciatura em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC. Além de relatar brevemente algumas das ações mais significativas, ele pretende, a partir das práticas pedagógicas observadas, apresentar elementos que possam ser tomados como dados de pesquisa curricular, evidenciando demandas consolidadas nos campos de estágio para possíveis revisões do currículo do referido curso.

CULTURA ESPORTIVA MIDIATIZADA E MEDIAÇÃO ESCOLAR CULTURA ESPORTIVA MIDIATIZADA E MEDIAÇÃO ESCOLAR

Date modified: 08/05/2012

LISBOA, Mariana M.; PIRES, Giovani De Lorenzi. Cultura esportiva midiatizada e mediação escolar: a (trans)formação do esporte como possibilidade da Mídia-Educação Física. In: ZOBOLI, F.; DANTAS JUNIOR, H.S.; KUHN, S. (orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes 5. São Cristóvão: Ed. UFS, 2012, p. 101-114. ISBN 9788578222192

Este texto tem como objetivo refl etir sobre a midiatização da cultura esportiva e a possibilidade da mediação escolar na transformação do esporte, através da Mídia-Educação Física. Como síntese integradora, reconhecemos a Mídia-Educação Física na escola como possibilidade de (re)criação e (trans)formação cultural, a partir de sua condição de mediadora e produtora de sentidos/signifi cados no processo comunicacional e expressivo. Nesta perspectiva, é possível proporcionar aos alunos experiências criativas, criticas e produtivas de esporte escolar frente e com às mídias, e em conexão com a condição de cidadania na sociedade midiatizada.