Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: BASQUETEBOL EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: BASQUETEBOL

hot!
Adicionado em: 10/12/2012
Date modified: 10/12/2012
Tamanho: 147.14 kB
Downloads: 1377

MORAIS, R. A. R.; MENDES, D. S. Educação Física e Mídia-Educação: Basquetebol e sistematização do conhecimento no Ensino Fundamental II.  In: IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte/XII Congresso Espírito Santense de Educação Física, 2012, Vitória - ES. Anais... Vitória - ES, 18 a 21/09/2012.

RESUMO

Este trabalho consiste em uma análise de uma intervenção pedagógica que busca aliar o ensino do Basquetebol – sua história e habilidades inerentes – à mídia-educação. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, realizado com duas classes (sétimos anos) em uma escola municipal de São João Del Rei -MG.O trabalho ainda não foi concluído e relata as atividades realizadas até o momento, primando por um processo de ensino-aprendizagem crítico, que conciliou atividades de mídia-educação (aspectos específicos da mídia impressa e audiovisual) com atividades voltadas para a Pedagogia do Esporte, como os mini-jogos, materiais adaptados e tarefas práticas.

CARACTERÍSTICAS DO DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE CARACTERÍSTICAS DO DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE

hot!
Adicionado em: 10/12/2012
Date modified: 10/12/2012
Tamanho: 174.92 kB
Downloads: 1112

MENDES, D. S. et al. Características do debate público a respeito do esporte na campanha #FORARICARDOTEIXIERA no Twitter. In: IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte/XII Congresso Espírito Santense de Educação Física, 2012, Vitória - ES. Anais... Vitória - ES, 18 a 21/09/2012. 

RESUMO

Em 2011 se iniciou no Twitter uma campanha que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol. O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa que investigou como são os debates públicos sobre fatos esportivos no Twitter. Para tal, analisamos 725 postagens e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER

hot!
Adicionado em: 10/12/2012
Date modified: 10/12/2012
Tamanho: 220.11 kB
Downloads: 1317

MENDES, D. S. et al. A Mídia em Debate na Campanha #FORARICARDOTEIXIERA do Twitter. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto - MG. Anais... Ouro Preto - MG, 28 a 30/06/2012. pag 1-15.

RESUMO

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha "Fora Ricardo Teixeira". Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO: OS PADRÕES DE BELEZA A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO: OS PADRÕES DE BELEZA

hot!
Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
Tamanho: 318.15 kB
Downloads: 1204

CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. A tríade cultura, ciência e mercado: os padrões de beleza corporal masculina como foco de análise. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

O presente texto apresenta alguns conceitos e aproximações no que tange a tríade cultura, ciência e mercado tendo o padrão de beleza corporal masculino como foco de tensão e diálogo. A partir dessa relação, analisamos de que forma esses padrões de beleza corporal afetam a subjetividade do homem a fim de que o mesmo o materialize no seu corpo – subjetivação/objetivação. A cultura subjetiva um modelo de corpo e para subsidiá-lo existe um mercado que instrumentaliza o homem para materializar tal corpo sugerido. Esse mercado é amparado por toda uma ciência/tecnologia que cada vez mais está se superando na tentativa de atender as necessidades instituídas por esses arquétipos. Sob este aspecto o texto também faz alusão ao possível papel da Educação Física em meio a essa relação complexa de engrenagens que abarcam a cultura, ciência, mercado responsável pela construção dos padrões de beleza corporal masculina.

MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO

hot!
Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
Tamanho: 434.67 kB
Downloads: 1228

MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; ZOBOLI, Fabio; MATOS, Keyte dos Santos; SANTOS, Leonardo dos. Megaeventos esportivos na mídia sergipana: um estudo de recepção com professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas/2012. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

Este estudo analisa como os professores de Educação Física (EF) da rede pública de Sergipe (SE) estão acompanhando e interpretando os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2012, bem como investiga a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Faz parte de uma pesquisa ampla realizada pelo LaboMídia/UFS – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva – em que busca analisar a cobertura midiática no Estado de SE, em especial, às formas de “agendamento midiático-esportivo” e seu impacto na/para a população na “dialética global-local” e que será realizada em torno dos megaeventos esportivos. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção. A partir de junho/2012, culminando com a abertura do evento, faremos uso de questionários mistos e entrevistas semi-estruturadas, a fim de coletar tais informações, as quais serão interpretadas à luz dos procedimentos de análise de conteúdo.